Como estou aprendendo Inglês, dicas e sugestões.

Bom pessoal como vão vocês ?

Gostaria aqui de compartilhar minha metodologia de estudos e ver com os amigos como poderia até melhorar este processo e até mesmo ajudar a quem esta começando e não tem idéia de como desenvolver uma forma de estudo.

Sempre tive facilidade para aprender inglês e acho que é pelo fato de eu realmente gostar da lingua. Me considero em um nivel intermediário, tenho muita facilidade com leitura e estou melhorando cada vez mais meu listening, mas tenho ainda que desenvolver a fala o que considero o ponto mais critico já que hoje não tenho ninguem para conversar diariamente em inglês.

Começei fazendo um curso na Wizard idiomas, a qual parei já no terceiro mês, eu realmente não entendia como um curso daquela forma pode fazer você aprender inglês, até te ajuda no basico, mas daquela forma, percebi, que levaria uns 10 anos para ter um bom nível e decidi fazer aulas com um professor nativo que tem na minha cidade. É claro que este tipo de aula é bem mais caro, mas acreditem, isso funciona. Eram aulas diarias, uma hora por dia, onde somente falavamos e escutavamos em ingles. Então vieram as férias de Dezembro e eu vi que eu conseguiria estudar sozinho.

Como tenho uma boa banda larga (15 MB), comecei a baixar cursos completos pela internet via torrent e como sempre desde garoto gostava de ler historias em quadrinhos decidi baixar a coleção completa das HQ dos Simpsons pela web via torrent (um total de 150 edições). Explico a vocês o porque decidi pelas HQ dos simpsons: pelo fato de envolver uma familia em seu cotidiano como casa, escola, ambiente de trabalho e até mesmo conversas informais como homer no bar do Moe, além é claro de eu adorar os simpsons, o que torna divertido a leitura e no mesmo momento estou aprendendo coisas novas, expressões novas e várias girias utilizadas pelos americanos.

Um outro método que utilizo é assistir uma série em inglês e com legendas em inglês para me familiarizar com a forma deles falarem. Para isso escolhi outra série que sempre gostei que é FRIENDS. Aqui novamente existe o cotidiano dos protagonistas em várias conversas sobre todo tipo de situações bem como situações de amizade, relacionamentos, ambiente de trabalho e etc.
Existe outra série que curto muito que é Arquivo X, mas esta não utilizo no momento pois as expressões utilizadas nas falas são em alguns momentos muito complexas podendo assim atrapalhar o entendimento do aprendizado, a série em si ja é dificil erm português, imagine em inglês ?

Outro método que utilizo é a música. E aqui vai uma dica minha: por mais que você goste de rock, Hip Hop (como no meu caso), evite este tipo de músicas para aprender inglês pois utilizam muitas expressões complicadas e isso pode te atrapalhar. No caso do Hip Hop então nem se fala, é cheio de girias e pode ter certea, isso vai mais te atrapalhar do que ajudar, então a dica é música calma, romantica e que expressem momentos da vida, relacionamentos e etc. Depois quando você estiver bem seguro, parta para outros tipos de músicas mais dificeis.

Assista também TV em um canal americado como ABC (http://www.seeon.tv/view/11089/), NBC (http://www.seeon.tv/view/3809/), CBS (http://www.seeon.tv/view/6802/CBS), CW (http://www.seeon.tv/view/3968/CW_LIVE) e FOX (http://www.seeon.tv/view/12898/Fox), no começo vc entende quase nada, mas ao meu ver é bom para entender os "sotaques" e ir se familiarizando com jeito deles falarem. Depois começa a ficar mais claro e fácil de entender pois vc se acostuma com jeito deles falarem e se expressarem. Eu assisto até as propagandas.

Como todo Brasileiro, trabalho em média mais de 8 horas diárias, por isso tento utilizar todo meu tempo livre para os estudos, somente escuto em inglês, por mais que você não entenda muita coisa, tenha certeza que isso vai te ajudar no futuro, somente leia em inglês, evite sites como terra.com.br e etc e troque por sites como do New York Times, sites de fofocas como o Radar online (http://www.radaronline.com/), sim sites de fofocas são bom pois falam da vida das pessoas e seu cotidiano, lembrem-se tudo é valido na aprendizagem, ou seja viva a lingua, quando vc estiver em casa esqueça o português e somente utilize no serviço quando for necessário. Para vocês terem uma idéia, estes dias um colega de trabalho perguntou a mim uma coisa e eu sem perceber estava respondendo a ele em inglês é claro parei e voltei a responder em português, mas é a prova de como a lingua entra na cabeça da gente e até mesmo já sonhei em ingles.

Outra coisa, jamais uso dicionario, quando assisto uma série eu forço no máximo o entendimento em inglês, vendo o que os personagens estão fazendo, a situação e o que seria esta palavra no contexto da situação. Somente recorra ao dicionário em ultimos casos.

Bom pessoal acho que é isso, não sei se é a metodologia boa, mas comigo pelo menos esta funcionando.

Grande abraço a todos.

Sabe a resposta? Seja um colaborador(a)! Ao responder questões no English Experts você ganha pontos de Reputação. Se você atua na área de idiomas, suas participações na comunidade podem ser uma ótima vitrine para o seu trabalho.

Registre-se agora e faça parte!
Colabore