Como estudar quando você já viu de tudo um pouco?

Bom, me bateu uma duvida aqui e pensei se talvez outros estudantes auto ditadas passaram por isso.
Bem eu consigo ler em inglês, tenho um bom listening, pra falar e escrever é um pouco sofrível, mas sai algo.
Sei que tenho que aumentar sempre meu vocabulário, mas estou em uma encruzilhada de como estudar.
Sempre me foquei nos grandes tempos verbais pra ir crescendo e entendendo a língua: Verbo To be, os simple present, past, continuous, future e etc
Agora que entendi e passei pelo “temível present perfect” (Com muita ajuda do podcast especial do EE.) sinto que ainda tenho muita coisa pra melhorar e aprender, porém me sinto “perdido” por que não sei o que tenho que estudar, já que quando você tem um tempo verbal pra aprender é mais fácil guiar seus estudos.
Agora me sinto num looping só revendo coisas e não sei pelo que seguir agora, mas sinto que preciso aprender muito ainda.
Queria saber se alguém já passou por isso?
Editado pela última vez por Donay Mendonça em 19 Ago 2011, 19:34.
Razão: Facilitar consulta

ATIVE O ENGLISH PLUS Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: ao Curso do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado), ao aplicativo Meu Vocabulário e ao Minicurso de Business English. ATUALIZAR AGORA
6 respostas
Te recomendo a rever todos os conteúdos que você já viu para melhorar.
Donay Mendonça 22 103 1.5k
Isso mesmo. Rever os conteúdos, fazer exercícios de aprofundamento, tentar conversar com alguém em inglês com frequência e ouvir bastante - vídeos no Youtube ajudam muito.
Já que voce disse que tem bom listen, já praticou escutando filme sem legenda ou site de noticias, se nao conseguir é porque não tá tao bom assim. Quando o problema é se expressar por escrita ou fala, acho que só na prática mesmo andando em chats e foruns da internet. A pronuncia eu acho melhor treinar com listening.
Nunca é de mais fazer uma revisão e tentar novos desafios para testar seus conhecimentos.
Concordo com as opiniões acima, e uma coisa que sempre me ajudou a progredir foi ter em mãos ementas de cursos. Depois do Present Perfect ainda tem muita coisa para ser vista, mas quanto mais se aprofundar no que já viu ao mesmo tempo que segue em frente, melhor.
Você precisa passar pela gramática.

Isso leva, em geral, 2 a 2 anos e meio. Estudar todos os tempos verbais, além das características em inglês, como o uso de "who, how, where..." ou a diferença entre "any, no, some...", etc. Isso lhe garante uma boa escrita.

Detalhe: começou a estudar a gramática, não pare. Ela é acumulativa, a mesma regra para a 3ª pessoa do singular no presente simples se repete no plural que se repete, com alguma variação, no passado e etc. Se fica muito tempo sem estudar, meio que perde o fio da meada.

Pro listening: música. Sempre. Tente aprender a "parte difícil", aquela que você não consegue acompanhar naturalmente. Se consegue dominar essa parte, está aprendendo o idioma.

Para o reading, a aquisição de vocabulário, livros em inglês e, principalmente podcasts com transcrição.