Como exercitar listening sendo iniciante?

Estou treinando por textos com áudio mais ou menos lento e tradução.
Minha dúvida é se adianta treinar com esses lentos, depois ao ouvir aqueles diálogos rápidos a dificuldade continua.

Outra dúvida é tem alguma sequencia melhor, por exemplo, aprender primeiro gramática e vocabulário e deixar listening pra mais tarde. Eu acho que textos com tradução já são bons.

O que vocês aconselham? c:

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
1 resposta
Cinnamon 16 60 498
Diana, minha dica é que você continue estudando o listening, mas ele deve ser apropriado ao seu grau de entendimento, aos poucos você vai ouvindo áudios mais complexos.
Veja bem, o fato de ser lento não significa que você não está aprendendo. São muitos os sotaques, ritmos, melodias, velocidades, aspectos enfim, no inglês pelo mundo afora. Listenings curtos ou longos, por exemplo, têm objetivos e resultados diferentes no aprendizado, não que um seja melhor que o outro, têm funções diferentes.
Tente apenas seguir um método comprovado, se for ouvir pela internet procure programas com métodos organizados, só ouvir sem um propósito é bom, mas ouvir com alguma organização é melhor, pois que é mais didático. Se for essa sua ideia procure dicas de sites para estudar.
Abaixo segue um link simples, porém agradável para praticar. Tem material do básico ao difícil e você pode ver o script (o texto escrito do áudio), bem como responder algumas questões com verificação de respostas automáticas:

cyber listening esl-lab.

Creio que a gramática possa ser aprendida paralelamente. Já leitura, se você puder exercitar mais, ajuda bastante com o quesito vocabulário. Na dúvida de pronúncia de alguma palavra escrita é só buscar um bom dicionário online que você encontra inclusive pronúncias diferenciadas como a Americana e Britânica.

Por fim, se você procurar outras fontes de listening, são vastas as possibilidades. Filmes, séries, documentários, etc., são excelentes oportunidades, pois você pode ouvir apenas o áudio e tentar entender, fica mais fácil se for algo que já conheça. Você também pode assistir tendo o apoio do visual e pode até brincar com as legendas em inglês, para praticar a leitura enquanto assiste.

Espero ter ajudado.
Cheers!