Como não esquecer o que acabou de aprender!

Always across with a new word, I looking for create new phrases with it, even wrong, I practice until learned
Avatar do usuário PPAULO 36010 4 32 631
Nat, não costumo anotar coisas na mão, por pelo menos dois motivos.

1. Esqueço de passar para um papel, computador, e termino lavando a mão e não conseguindo mais ver ou entender o que escrevi (já não se fazem canetas BIC como antigamente.)
2. Esqueço simplesmente de anotar, quando alguma outra coisa (falar com alguma pessoa, um tempinho logo depois ter recebido uma informação às vezes me faz lembrar só parte desta informação), geralmente lembro a parte menos importante.

De qualquer forma é melhor anotar do que confiar só na memória. Mas se houver qualquer tipo de papel (até os envelopes que vem com contas (geralmente os dois lados ficam em branco) ou propagandas (folhetos etc, em que um lado está em branco) é mais confiável.

E duas coisas, após uma aula, palestra etc, é bom mesmo tomar notas. Depois é essencial usar a informação.
Por fim, é melhor tentar aprender em seguida, para tanto tem que usar o que se aprendeu, treinar.

Fora de aula (digo, a atividade formal-acadêmica, quando tomar nota é essencial) uma palavra, frase, adágio, figura de linguagem, gíria, tópico, etc para mim é elegível para se anotar/destacar uma palavra com caneta marca-texto só depois que percebo passei por eles (palavra, tópico, etc), mais de duas ou três vezes numa mesma semana.
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário PPAULO 36010 4 32 631
Fora de aula (digo, a atividade formal-acadêmica, quando tomar nota é essencial) uma palavra, frase, adágio, figura de linguagem, gíria, tópico, etc para mim é elegível para se anotar/destacar uma palavra com caneta marca-texto só depois que percebo passei por eles (palavra, tópico, etc), mais de duas ou três vezes numa mesma semana.

Outra coisinha...
Se fixa na mente muito mais rápido coisas que façam sentido, quando a pessoa sabe alguns sentido de "shot" (injeção e quando a palavra está relacionada a "tiro'') quando ler ou escutar em outro contexto, poderá ficar "intrigado" com outros significados.
Dependendo do contexto, a pessoa ficar curiosa para saber por que a palavra "não bate", até aprender os outros sentidos (exemplo "take a swig of a drink" um trago de alguma bebida).
Depois pode vir, por exemplo, idioms (give it a shot=tentar algo, experimentar fazer algo...)
Mas isso acontece quando se interage, tem contato com o inglês, quanto mais imerso se está no estudo, mais se aprende. É então quando não se precisa muito de anotações, mas então quando isso acontece, o estudante já tem bastante "horas de voo".
Eu faço muito uso do app AnkiDroid, q é basicamente um gerenciador de flashcards (para Android, mas certamente deve ter similares para iPhone). No início eu o usava como um fixador de vocabulário en->pt, porque eu fazia mais uso do inglês para ler (mal da maioria das pessoas da área de TI).

Quando decidi começar a tentar conversação fui que vi que minha língua era completamente presa, que tinha muita dificuldade para criar frases em inglês e para "recall" no meu vocabulário pt->en. Então mudei o foco do uso do AnkiDroid: de flashcards em texto en->pt para flashcards em áudio de FRASES pt->en.

Hj quando leio uma frase em inglês eu me pergunto se conseguiria "montá-la" partindo do português. Se não consigo, puxo meu smartphone e gravo com voz rapidamente um flashcard.

O app se baseia na teoria da Curva de Esquecimento: é uma teoria da neurociência que afirma que um conteúdo aprendido sofre uma perda constante até estabilizar próximo do zero - completo esquecimento - se não for usado, mas que se for revisado em certos intervalos crescentes de tempo tende a se estabilizar num nível mais alto. O app gerencia isso pra vc. Vc tem apenas o trabalho de inserir os flashcards e revisar diariamente o que o app mandar.