Como saber que estou realmente aprendendo inglês?

Resolvi estudar inglês de forma autônoma, faz mais ou menos uns 4 anos, logo depois que sai do Ensino Médio. Usei todos os recursos possíveis: desde filmes à gramaticas. Aliei também, o meu estudo, às série da televisão que tanto gosto. Depois de um bom tempo e várias temporadas (sério, hoje tenho mais de 50 séries no meu acervo!) percebi então que ouvir, ler e escrever são ações que realmente dão trabalho. Há pouco tempo, resolvi me aventurar em um outro tipo de atividade. Ao invés de assistir as séries com ou sem legenda, estudar com livros que trabalham com o Accent e trabalhando também a tradução, comecei a ouvir podcasts da BBC UK Radio 4. Em especial, uma Radio Soap Opera chamada The Archers, que está no ar desde 1951. A questão então é a seguinte: consigo compreender parte do que está sendo falado. Após esta averiguação fiquei um tanto frustado, pois, me bateu a dúvida se realmente estou aprendendo ou simplesmente me engando, acredito que depois de tanto tempo e bastante contato deveria entender pelo menos uns 50% do podcast e na realidade entendo na base de uns 30%.E após tantos anos, estudando uma hora por dia e tentando viver o inglês o máximo possível, creio que se exista essa sensação é por que estou ainda super despreparado. Então será que estou tentando me apressar demais ou realmente o método que usei foi extremamente errado?

Thanks in advance for your attention!

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Victor,

Não vejo problemas com sua forma de estudos, ela está ok. O que percebo, não só em seu caso, mas em muitos outros, é a falta de prática - conversar e pensar em inglês. O aluno deve realmente estar exposto às mais diversas situações onde tenha que falar o inglês, se comunicar para valer. Situações como pedir água, comprar alguma coisa, relatar um fato ocorrido, dar risadas e fazer comentários a respeito, etc., tudo isso deve fazer parte do seu dia-a-dia de contato com o idioma. Sem isso, é como aprender a nadar sem realmente entrar na água. Fica muito bom na teoria, mas na hora da prática, você acaba tendo dificuldades.


Aí vem a pergunta: como faço para pôr em prática o inglês?

A resposta é simples: você precisa de algum colega que esteja interessado em praticar com você e tenha conhecimento para isso, ou, então, se matricular em um bom curso para poder praticar (falando), e viver o inglês da forma que viveria se estivesse no exterior.

Eu passei pela sua situação e a solução foi simplesmente parar de falar português e falar apenas inglês no meu dia-a-dia. Tive sorte de ter dois amigos que haviam morado dos EUA durante anos e todo dia quando a gente se encontrava, conversávamos somente em inglês. Era uma média de 6 a 7 horas por dia.

Isso fez toda a diferença para mim.
A prática é tudo. Gostei do seu método de estudo. Mas a conversação é importante. Se procurar aos arredores, encontrarás alguém em condição parecida com a sua. Tem muitos querendo praticar com alguém. As vezes pertinho de você ;-)