Como se pronunciar o TH sem deixar aparecer tanta língua?

Hi folks!

Bom, já estou ciente de que a palavra "th", cuja correta pronunciação se é obtida através do contato da língua com os dentes superiores, é responsável por dois sons da língua inglesa, os quais não existem no português. Até aí tudo bem, porque eu já sei como dizer corretamente palavras como "three", "thing" ou "those".

Tenho notado, porém, que de maneira geral os falantes nativos, os atores e os "craques em inglês" conseguem falar o th sem deixar aparecer a língua entre os dentes, e o som é perfeito. Uma prova disso é quando no filme "O aviador", a personagem do Leonardo DiCaprio fica repetindo várias vezes,porque sobre de TOC, a frase "They are the future" e não deixa, nenhuma vez, a língua a mostra ao dizer "they". A cena relatada é a última cena do longa... Conheço pessoas que ao pronunciarem o th deixam aparecer muuuita língua. Às vezes fica feio, parece que a elas estam "dando língua" ou que vão acabar "chovendo" em cima de você. Uma vez eu vi um cara mordendo a metade da lingua...

Bom, como eu to procurando melhorar meu inglês todos os dias, e realmente não quero pagar mico, gostaria de saber se há alguma técnica para se pronunciar o th corretamente, porém de maneira razoavel, ou seja, sem deixar a "pontinha (ou pontão) da língua" aparecer...

Thank you in advance.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Telma Regina 9 65 607
Olá Igor
Para pronunciar o "th" você deve posicionar a língua atrás dos dentes superiores sem apertar, tocando-os levemente, a ponto do ar poder passar, mas sem desencostar a língua dos dentes enquanto o ar estiver passando. A abertura da boca também diminui, ou seja, você a abre menos para a passagem do ar do que se colocar a língua na ponta dos dentes. Para o som de, por exemplo, "they", "then, "the", "them", a língua deve vibrar levemente para obter a pronúncia correta.
Observe que a língua deve encostar exatamente atrás dos dentes, não no céu da boca e nem na ponta dos dentes. Dessa maneira você conseguirá pronunciar o som do "th" sem mostrar a ponta da língua.
Se apertar um pouco mais a língua atrás dos dentes, o som do "th" será da letra "d" como muitas pessoas erroneamente pronunciam.
Muito obrigado! ;)