Como ser auto didata?

Olá pessoal,
sou Rodrigo, e estou ingressando na comunidade english experts. Vi que as discussões aqui são bem interessantes e dou os parabéns a todos que fazem parte da EE.

Minha primeira dúvida é sobre como ser autodidata. O que acontece é que no último mês de Julho me mudei para o Japão, minha esposa veio fazer mestrado através de um programa do governo japonês e embora esteja no Japão, na cidade de Nagoya tem muitos estrangeiros, nossos colegas de curso de japonês, lingua que vou começar a aprender.

Minha primeira impressão, e acho que é a de boa parte de quem sai do país pela primeira vez, é que esqueci o inglês.Ou melhor, não sei inglês.Eu estudei a adolescência, entre os 14 e 16 anos, onde nesses dois anos fiz o curso completo, pois todas as férias fiz curso intensivo com o objetivo de acelerar os módulos. Depois disso abandonei o estudo do inglês, só mantendo o interesse por filmês e série, onde sempre assito tentando entender os dálogos.

No primeiro semestre desse ano, voltei a estudar, justamente por causa da minha vinda pro Japão. Fiz os testes de nivelamento nas escolas Wizard e Cultura Inglesa, e em ambas fiquei no nível intermediário, lembro que na Wizard são 10 livros, e fiquei no sexto livro, na Cultura Inglesa fiquei no mesmo nível. Optei pela Wizard.

Bom, chegando aqui encontro gente da Alemanha, Estados Unidos, Canadá, India, e o idioma comum é o Inglês e pude ver o quanto meu listening e meu vocabulário são fracos. Aqui, estou fazendo curso de Japonês, pago, e não tenho condições agora de estudar em escola de inglês, que aqui são bem caras.A solução? partir para ser autodidata, e nessa busca pelo conhecimento autodidata :idea: , encontrei o English Experts.

Queria que vocês me contassem um pouco da experiência de vocês no estudo autodidata. Que metodologia de estudo usaram. Compraram livros? Como dividiam o tempo de estudos entre listening,reading e writing. Bom, é isso, Quero dicas para me organizar e poder estudar da maneira mais proveitosa. Obrigado! :)

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Caro amigo,

Em meu exemplo, sempre fui auto-didata desde meu começo com informática até agora no Inglês, sempre sigo minhas próprias metodologias de aprendizado. Que é:

Sempre ser questionador, querer saber o por que de cada situação, querer saber onde cada palavra se encaixa e sua função na frase, entender a fundo até coisas que não faria muito sentido saber. Outra coisa que sempre utilizo em minha vida em relação a estudos é nunca anotar nada. Desde modo ou você sabe a coisa ou simplismente não sabe. Em meu pobre Inglês, já questionei alunos e professores e não me deram a resposta em alguns assuntos,tive que ir buscar respostas na Internet. Apenas consultar dicionario e outros métodos para enriquecer o vocabulário e melhorar. Outra fator muito importante é o medo de errar. Se tiver, perca imediatamente.

Espero ter ajudado e boa sorte.
Marcio_Farias 1 24 214
Depois que terminei meu curso de inglês (em 1973), tornei-me autodidata. De lá pra cá, devo ter comprado uma tonelada de livros entre gramáticas, dicionários e revistas em quadrinhos (DC Comics), a maioria dos quais vim perdendo a cada mudança de endereço.

Com o advento da Internet, fóruns como o EE, o EMB (English Made in Brazil), o Using English e outros de cujos nomes não me lembro agora vêm ajudando-me sobremaneira. Por mais que aprenda, sempre surge alguma coisa nova, diferente.

Eu poderia dizer: "Ah, chega! Já estudei inglês bastante!" mas, não, continuo estudando. ;)