Como ser mais simples e eficiente ao estudar inglês?

Olá a todos.

Meu nome é Moisés e estou com um grande problema ao estudar inglês. Nos últimos anos (3, 4 anos) eu tentei de várias formas seguir um método de estudo, mas no final eu sempre acabava desistindo. Apesar dessas idas e vindas no inglês, eu consegui aprender algumas coisas (da maneira mais desorganizada possível). Fazendo uma conta, eu acho que conheço (ao menos UM dos significado delas, já que uma palavra pode ter várias aplicações) cerca de 800 palavras. Sei de algumas perguntas e estruturas super básicas. Eu acho que posso dizer que meu nivel de conhecimento está entre o básico e pré-intermediário, nem muito básico, nem perto do intermediário.
Eu acredito que o meu principal problema seja a ansiedade e falta de foco ao aprender. Tem dias que eu queria engolir um livro inteiro e outros que sentia-me desmotivado pra continuar. Eu também não consigo largar a gramática, sempre que leio algo e não entendo, sinto uma imensa vontade de buscar o sentido daquilo. Também tenho dificuldade de escolher um material certo para o meu nivel atual. Textos e áudios muitos simples, me deixam entediado rapidamente. Então tendo usar algo próximo do intermediário e fico assustado com as estruturas mais complexas. Outras coisas que me deixam desmotivado é não conseguir formular frases sem pensar no Português, não entender as vezes um áudio simples e ter uma pronúncia muito horrível. Eu sei que tudo isso se conserta com a prática, mas acho que comigo é tudo mais complicado. Por exemplo, quando tento melhorar a pronúncia, perco muito tempo buscando fórmulas, métodos, video-aulas etc. Não sei como resolver isso, ainda mais quando vejo muita gente aconselhando que devemos fazer muitas coisas (assistir séries e filmes, ler livros, ouvir podcast, escrever um diário, conversar online) pra não deixar de aprender as quatros habilidades (ler, escrever, falar e ouvir) ao mesmo tempo e adquirir vocabulário. Infelizmente estou sem condições de fazer cursos particulares por agora, porque estou desempregado.

Gostaria de ler a opinião de vocês a respeito da minha situação e quais caminhos eu devo tomar pra resolver isso.

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
PPAULO 6 49 1.3k
Yes, you need to win the language barrier, you need to show your English a bit more. Basic or intermediary? Okay, but then how do you will improve if you don´t show it? How do you will correct and improve something that you don´t use?
I have read your past postings and the one in August 2014 caught my eye! The fact was in Portuguese, then now in Portuguese again. You have to step out of your comfort zone sometimes!
As for you study material, try to keep it simple, there are books like the Grammar in Use and others, in which you can select your topics of choice, hence the ones you master (or think you master).
Or (if you feel like being up to a challenge you can select the ones you have difficult with).
Let´s wait for further comments and tips.

Some food for thought (try to translate the following you can use the Google Translator and get the gist of it):
http://www.memorypower.blogreviewplus.c ... #gsc.tab=0
Olá Moisés,

E se lhe dissesse que podia falar inglês sem usar verbos?

Eu conheço uma senhora que foi para os EUA trabalhar que me dizia que não usava verbos para falar e claro que eu lhe disse que era impossível. Então testei-a.
Eu: Como é que diz "vou às compras"?
Ela: "I go shop"
Eu: Mas isso tem um verbo!
Ela: Tem mas é como outra palavra qualquer, eu não uso tempos.
Eu: Então como é que diz "Eu fui às compras"
Ela: "I go shop before" ou "I go shop 2 weeks before"
Eu: Ok, mas e se eu disser "It was a rainy day" que é que eu disse?
Ela: Dia de chuva e o was sei que é passado porque já ouvi muito. Se não soubesse perguntava "Today? Before? Future?"
Eu: Ok, mas se estiver a ler alguma coisa não pode perguntar. E é mau estar sempre a perguntar.
Ela: Eu quero lá saber! Eu disse falar, não disse ser fluente. Eu não vou ler Shakespeare. E se fosse, já entendo a frase mais conhecida dele: "to be or not to be"!

Entretanto ela deixou os EUA mas continuou lendo textos em inglês apenas por curiosidade e o inglês dela ficou muito bom.

Ela não procurou a maneira mais rápida de aprender uma língua, ela procurou a maneira mais simples de comunicar e de entender o que lê. Depois foi aprendendo o resto.

Concluindo:
- A gramática está lá para ajudar, mas não tem problema se não souber.
- Já deve saber mais do que julga.
- Divirta-se! :)
PPAULO 6 49 1.3k
É por aí.
Já é um começo, não deixe de usar o inglês (ou português) só porque não sabe tudo, é se divertir usando o que sabe. Não estou dizendo para se acomodar, mas algumas vezes o excelente é o inimigo do bom. Enquanto se espera ficar excelente numa matéria alguns não usam o bom conhecimento de que dispõe.
Não é uma crítica aqui, mas um incentivo.
PPAULO 6 49 1.3k
TAmbém, quando a gente responde a pergunta de um "jeito mais simples" nós estamos pensando numa forma de usar o inglês funcionalmente. Não estamos falando do aprender todo o inglês, tudo referente à essa linguagem, deixando o aluno totalmente proficiente (para provas etc).
Na verdade, o estudo é uma escada, e estamos dando tentativas de dicas para se galgar o primeiro degrau.
Daí em diante tem muitos fatores, como qualidade de material didático, professor, tempo de exposição e uso das habilidade, a busca da diversidade de material e estilos, e muitos outros... Mas não se preocupe com isso, foi apenas à título de informação geral. E do ponto de vista genérico de um leigo no assunto.
Thank you for you answers!