Como surgiu o inglês? De onde vem o inglês?

Onde, como, quando surgiu o inglês?

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
Cinnamon 16 60 498
Old English - Inglês antigo

Os primeiros indícios da formação da língua inglesa aconteceram entre os séculos 5 e 11. Como já era esperado, a primeira forma do inglês foi a junção da língua dos povos que habitavam as terras, mas o Old English era considerado apenas um idioma unificado: eram vários dialetos. O que predominava era o anglo-saxão.
InfoEscola

Os povos celtas começaram a ocupar as Ilhas Britânicas em 700 a.C. A partir desse momento a ocupação dos territórios foi passando de povo em povo. O inglês primitivo se originou a partir dos dialetos anglo-frísio e saxão antigo trazidos para a Grã-Bretanha por colonos germânicos de várias partes do que é hoje o noroeste da Alemanha, Dinamarca e Países Baixos, até que finalmente as influências de outras culturas europeias começaram a ter maior poder na Inglaterra.

O vocabulário da língua irá evoluir gradualmente, e com a introdução do cristianismo devido à ocupação Romana, ocorre a primeira influência de palavras do latim e do grego. Mais tarde, invasores escandinavos que falavam o nórdico antigo (old norse, língua que provavelmente assemelhava-se ao dialeto falado pelos povos anglo-saxões) também irá influenciar o inglês. O Old English é uma língua preservada em diferentes fontes, como inscrições rúnicas, traduções bíblicas complexas e fragmentos diversos.

A língua inglesa passou por 3 grandes fases: Old English, Middle English e Modern English. Todas elas foram marcadas por momentos históricos do desenvolvimento do país.

A história da língua inglesa "unificada" considera cerca de 1.500 anos, com início no século V. Já o inglês moderno**, como conhecido pela obra de William Shakespeare, em geral é datado a partir de 1550, quando a Grã-Bretanha se tornou um império colonial, espalhando-se por todos os continentes.
**Entenda-se que estamos falando da língua moderna mas não a contemporânea, que passou por diversas modificações desde então.

Após a Revolução Industrial, e mais recentemente a revolução tecnológica dos séculos 20/21, o inglês que conhecemos se solidifica como a idioma mundialmente conhecido, língua comercial, acadêmico-científica, etc.

Um breve relato de uma língua tão ampla e diversificada.