Como ter uma pronúncia mais próxima do English nativo?

Como ter uma pronúncia mais próxima do English nativo?

Cidelma.

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Cidelma,

Com a prática,boa parte dos estudantes de inglês como segunda língua podem ter uma pronúncia muito boa e bem semelhante à de um nativo.Hoje em dia existem ferramentas muito úteis online(youtube por exemplo) que facilitam bastante,eu mesmo assisto entrevistas de famosos americanos no youtube de tempos em tempos.Resumidamente o conselho é praticar o máximo possível e não desanimar,quando tiver alguma dificuldade lembre-se de que você está construindo aos poucos e errar faz parte disso.


Boa sorte!
Olá Cidelma,

Quando eu estudava inglês na escola de idiomas, eu sempre procurei prestar atenção na pronúncia de meus professores. e tentava falar o mais parecido possível. Quando assistia filmes ou seriados, sempre prestei atenção para ver se entendia alguma palavra.

Sempre falo pros meus alunos a prestarem atenção, tentarem falar o mais parecido possível para, com o tempo, esquecerem o sotaque do português no inglês.
Ola!

A sua pergunta ja foi minha a um tempo atras. Hoje vejo que so existe um jeito de falar como nativos: convivendo com eles. Seja morando no pais, fazendo uma faculdade fora ou ate mesmo namorando (melhor de todos, pois o parceiro tera paciencia e te corrigira). Eh preciso meses e meses, para nao dizer anos.

Do contrario, os metodos sugirados acima sao validos e ajudam bastante, mas nunca sera o suficiente na minha opiniao.

Fabiano
Oi, primeiro, qual nativo? Existem muitos nativos que nem se deve copiar. Vc tem que escolher o modelo, britânico ou americano, e procurar ater-se ao mesmo, senão seu inglês sempre será uma salada e você nunca falará próximo do que um nativo falaria já que estará pegando vários tipos de modelos. Eu por exemplo, uso o modelo americano do midwest, não do sul, tb uso o californiano e de alguma partes do EUA e Canadá em geral pq a maioria das séries, filmes, documentários, etc são falados em inglês americano.
Eu entendo o inglês britânico, mas não procuro imitar, trabalho com legendas e traduções de videos de ouvido pq muito material vêm sem script ou transcrição alguma e os tradutores em geral não entendem o britânico pq ouvem pouco o mesmo, sem contar que só em Londres tem mais sotaque que nos EUA inteiro. Existe cockney e muitas variedades, o ingês ensinado é falado por menos de 3% da população. http://en.wikipedia.org/wiki/Received_Pronunciation, o famoso RP, King's English or BBC English.
Ou seja, minha escolha é o americano não pq uma forma de falar seja superior a outra e sim pq ao menos 80% da cultura é distribuida nesse dialeto, mas como aparecem coisas em dialetos britânicos que a maioria dos tradutores não entende pq quase ninguém ouve o dialeto com frequência suficiente, se alguém aqui entender vários dialetos britânicos, por favor deixe o nome na minha caixa postal pq as vezes cai muita coisa para mim e nem consigo fazer tudo.
De qq forma, não imite qualquer nativo, existem vários dialetos e sotaques que eu prefiro falar com sotaque estrangeiro do que o deles, no meu caso, quando eu morava nos eua ninguém achava que eu era estrangeiro e agora no brasil, devido a interferência do português, as vezes eu adquiro sotaque, mas é só falar bastante inglês e perco o sotaque de novo, mas sempre imitando os sotaques certos, que eu escolhi, se for querer imitar todos seria o mesmo que vc querer falar como um carioca, um paulista, um baiano, um português ( e seus vários dialetos), e assim vai. Impossível. Para atores fazerem isso precisam de speech coach e nem conseguem fazer a maioria.Olha um exemplo do que estou falando, muitos dos sotaques que ela faz não interessaria a ninguém imitar, apesar de serem nativos.
https://www.youtube.com/watch?v=3UgpfSp2t6k
Boa sorte para vc.
Fabiano, nos EUA tá cheio de brasileiros que falam com sotaque carregado a vida toda. Assim como no Brasil tem estrangeiros com o mesmo problema, a vida inteira estrangeiros, eles entendem tudo que falam, mas não consguem, muias vezes, nem falar bem. Está cheio de escolas de ESL nos eua por causa disso. Na verdade, se vc quiser falar como eles, o esquema é aula voltada apenas para entonação e pronúncia, existem materiais para isso. Se vc pegar um professor que entenda de fonética e fonologia, em suma, um speech coach, o mesmo tipo de profissional que Meryl Streep e outros atores usam para conseguir falar com vários sotaques,aí, vc consegue falar rapidamente como um nativo. vc vai escorregar aqui e ali, mas sua fala será muito similar. Eu mesmo ensino isso e em questão de 50 horas vc consegue falar muito parecido com o nativo.
A mera convivência com eles não garate que vc fale bem, isso eu garanto, a comunidade brasileira e latina nos eua que o diga.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Possuo um sotaque inglês muito próximo dos nativos. Nunca saí do país (sequer do estado) e tb não convivo com gringos. A mágica? Digo em uma palavra: estudar. E estudar muito.
Ouça muito podcast. Muito, eu disse muito. Assista filmes, ouça músicas tb. Mas não esqueça dos podcasts. Repare em cada sílaba, palavra pronunciada. Entonação das frases: uma afirmação, negação, pergunta e etc.
Acompanhe os diálogos com uma transcrição. Depois imite-os msm que soe exagerado. Lembre-se, vc está a falar uma outra língua e não o português. Esqueça o modo como se pronuncia as coisas em nosso idioma. E por último, utilize materiais voltados apenas pra área de pronúncia. É um atalho e tanto pra conseguir isso mais rapidamente.
Nada difícil, apenas um pouco trabalhoso.