Como usar "I've lived": present continuous x present perfect

Olá,

Me deparei com a seguinte questão:

__________in Chicago since 2000.

Opção a- I´m living
Opção b- I´ve lived.

a opção correta acredito que seja a A, porém porque?

Obrigada.

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Letra B.
A ação começou no passado( 2000) . Nesses casos usa-se o present perfect .
Então vamos ver se entendi, na opção correta B a ação começou no passado e continua até o presente.

Mas na opção A, " I ´m living Chicago since 2000." seria "Eu estou morando em Chicago desde 2000." certo?

Também posso dizer "I´m reading a good book" " Eu estou lendo um bom livro" mesmo que não seja no momento da fala.

Então fica ainda um pouco de dúvida.

Aguardo comentários.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Mas na opção A, " I ´m living Chicago since 2000." seria "Eu estou morando em Chicago desde 2000." certo?
Não. Usar "I'm living in Chicago since 2000" é falar inglês com base no português - não se pode fazer isso. A forma idiomática/adequada é "I've been living in Chicago since 2000. ou "I've lived in Chicago since 2000.''
Também posso dizer "I´m reading a good book" " Eu estou lendo um bom livro" mesmo que não seja no momento da fala.
Sim, pode. Mesmo que não seja no momento da fala. Mas, se mencionar a duração disso, terá que dizer, por exemplo, "I've been reading a good book for three weeks.'' E não "I'm reading a good book for three weeks.''


Descrição do 'present continuous':
The present continuous is used in several instances.

1. To describe something which is happening at the exact moment of speech:

The boy is crying.

2. To describe an action that is taking place now, but not at the exact moment of speech:

He is working in Dubai.

3. To describe an event which is planned in the future:

I'm resitting my French exam on Tuesday.

- Wikipedia
ok,

obrigada.