Como usar o dicionário como livro de aprendizado

Hi guys!

Pessoal, eu gostaria de saber se alguém usa o dicionário como um livro comum para aprendizado do inglês. Quando eu digo livro comum quero dizer um livro daqueles que você lê em sequência, capítulo por capítulo (ou neste caso, palavra por palavra).

Pergunto isso pois eu sinto que o dicionário é sub-utilizado, pelo menos por mim. Eu costumo usa-lo somente quando encontro alguma palavra desconhecida,mas, falando sério, alguém pode dizer que já leu todas as palavras do seu dicionário? Eu acho difícil e também acredito que muitas das palavras que você não leu, você também não sabe o significado e talvez demore pra perceber isso (falo de estudantes de nível intermediário e básico, como eu).
Por esse motivo, eu sinto que não estou explorando todo o potencial do meu amigo. Só que eu também acho que não é o melhor caminho criar um hábito do tipo "ler 50 palavras do dicionário antes de dormir", até que tenha lido todas.

Enfim, gostaria de saber se alguém aí conhece ou desenvolveu um método legal para usar o dicionário como um livro habitual de estudos, e não apenas como um auxiliar. Acho que o dicionário pode ser melhor aproveitado, principalmente se for um específico, como um de expressions ou phrasal verbs, e não apenas o bom e velho dicionário de palavras soltas.

Bom, é isso aí. Quem tiver alguma dica, agradeço muito.

See you !!!!!!!

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
Olá Gustavo! Tenho dicas para você sobre o dicionário no aprendizado de Inglês. Bom, eis as dicas:

1) Conheça o seu dicionário ( chaves de pronúncia e checar se a pronúncia é americana ou britânica, conhecer as informações obtidas sobre uma palavra, ou seja, além da pronúncia, o significado ou vários outros, expressões com a palavra, ilustrações que possam remeter a essa palavra de um modo mais rápido, etc)

2) O dicionário pode ser usado em todas as habilidades comunicativas (ler, escrever, falar, ouvir). Se você tiver alguma dúvida sobre alguma colocação, definição, função gramatical, expressão com a palavra, pronúncia, etc, seja objetivo e tente usar a palavra de acordo com o tipo de habilidade a ser usada. Exemplo: se vc está ouvindo uma música e vc ouve uma palavra desconhecida, procure os possíveis significados dessa palavra no seu dicionário e tente verificar a sua posição no texto para que vc defina o melhor significado para o seu entendimento, bom pelo menos para começar, ok!

3) Tente inferir sobre o significado de uma palavra através do seu conhecimento, em seguida use o dicionário como um recurso para comparar o que você presume e o que você encontrou sobre essa palavra.

4) Após a localização de uma nova palavra em um dicionário, tente visualizá-la em situações gramaticais, expressões, práticas de pronúncia, etc.

Espero ter ajudado!
Olá Carla !
São ótimas dicas sim. Eu até já uso algumas delas, mas outras eu vou tentar incorporar.
Muito obrigado !
Outra sugestão:

Ao ler um verbete, procure descobrir o máximo possível a respeito de colocações/palavras comuns que possam ocorrer com o mesmo. Similarmente, construa frases utilizando os termos localizados, ou observe a estrutura das frases que normalmente acompanham os dicionários monolíngues, para ter ideia de como tais palavras aparecem em contexto. Não basta apenas aprender o significado de uma palavra - você deve também aprender como utilizá-la adequadamente.
É isso aí! Concordo plenamente! Isso amplia bastante o vocabulário do idioma pesquisado!
Gustavo, sendo sincero eu aprendo mais com meu dicionário do que com os livros de gramática do meu curso. Bom eu adquiri 2 que são o Logman e o Oxford Advanced Learner's ambos vem com um CD. Quando estou em casa uso apenas no PC, a vantagem é que você pode ouvir a pronúncia em inglês britânico ou americano, mostra também o uso da palavra em várias situações, e possuem aplicativos, tipo exercícios de testes, listening, writting... tem até como você gravar sua voz e comparar com a pronúncia correta. Vale a pena adquirir um, é um ótimo aliado principalmente para saber como se fala as palavras. É assim que aprendo com meus dicionários. Espero ter ajudado. Abraço!
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Eu procuro algumas palavras aleatórias e com cada uma destas palavras eu escrevo umas 3 à 5 frases, faço isso todo dia.
Espero ter ajudado.