Consigo entender, mas tenho muita dificuldade para falar e escrever

Oi pessoal,

Estudo inglês há cerca de 2 anos e durante esse tempo consegui desenvolver bem a minha compreensão oral, aprendi muito vocabulário etc. O problema é que negligenciei a fala e a escrita. Quando comecei os estudos, vi alguns videos no Youtube de pessoas dizendo que se alguém ouvir e ler muito em inglês, cedo ou tarde conseguiria falar com fluência, mas não é o resultado que observo neste momento. Sei falar e escrever frases simplórias, mas não tô conseguindo sair desse nível. É muito frustrante não saber usar aquilo que já compreende. Parece meio paradoxal, mas eu consigo entender, mas não consigo me comunicar.
Estou em busca de alguma técnica para desenvolver a escrita e a fala. Vejo muitas dicas do tipo "fale sozinho", "converse com nativos no app X ou no site Y", " escreva um diário", mas não apontam nenhuma técnica específica, parece algo muito aleatório, como posso medir o meu progresso desse jeito? Eu tô tentando escrever algumas coisas do meu dia a dia, mas o português sempre fica no caminho. Gostaria de alguma técnica para me ajudar a pensar direto no inglês.

Agradeço a ajuda de todos.

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
10 respostas
Ordenar por: Data
Se você não entende praticamente 80 a 90% de tudo escrito e falado quer dizer que não está pronto pra falar ainda (de acordo com um método que sigo: método Vergara). Nele, se você não entende 80% a 90% de tudo escrito e falado, entender praticamente quase igual ao português você não deve praticar o OUTPUT que seria praticar a fala ou escrita. Eu aconselharia você ficar mais tempo no Listening e Reading até você chegar nessa porcentagem. Não entendo qual a pressa de muita gente querer aprender inglês rápido. Fluência requer bastante tempo, em torno de 2 a 4 anos, mas mesmo assim, tem que ter um método bom e se dedicar todos os dias e também 2 anos é complicado conseguir fluência também
Redseahorse 4 35 574
Fala amigão, blz?

Assumindo que você seja um adulto e o seu contato com a língua inglesa seja o ordinário, como o da maioria dos estudantes, ou seja, estudos coletivos em escolas ou auto-estudos de algumas horas por semana. Eu diria que você relata ter um nível de conhecimento que parece estar condizente com o seu tempo de estudos (2 anos), neste sentido não há com o que se preocupar.

Bem, indo direto ao ponto. Eu não conheço nenhuma técnica ou formula de desenvolvimento da habilidade da fala que não seja o ato de falar na língua que você está aprendendo, não basta apenas ouvir, você precisa falar, interagir com outros estudantes/falantes (não precisa ser nativos). A mesma ideia se aplica a habilidade da escrita, para escrever não basta apenas ler, é preciso escrever, e para isso acho que as traduções escritas ING>POR<ING podem ajudar bastante (vá alternando a dificuldade dos textos conforme a sua própria persepção de evolução), e se puder, sempre estude morfologia, sinônimos e até a etimologia.

Este post tb pode te ajudar. Dê uma olhada: como-passar-de-intermediario-a-fluente- ... ml#p180932
Oi, Moises,
O principal ponto é o que o Henrique falou: Você só vai conseguir falar quando dominar. É diferente conhecer/ter contato de dominar completamente uma palavra ou expressão. Para isso, você precisa de repetição. Quanto mais tempo em contato com a língua através do Listening e da repetição, mais você vai dominar e ser capaz de falar.

Existem algumas outras técnicas que te auxiliam, como o Shadowing, falar sozinho no banheiro, rs, etc...

E o principal: Paciência. Não se afobe, se não conseguir, repita, tente de novo.
PPAULO 6 49 1.3k
Sometimes we mention the difficulty of speaking as if it was the same of communicating in English.
I mean, there are learners that can communicate in English, they speak English somehow, they can get by. But out of lack of confidence, they get a mental block at the time of speaking, they forget the proper words or even find themselves at loss for words.
How do I know that? I myself experienced that when I was taking an English course (eons ago). Everything was great, I could speak English well, I taught peer students, but then the magic words "test" or "exam" and my mind went blank, went in block mode!
And it wasn´t only with English, at the University it spoiled my fun as well, everywhere I had to speak in front of my class, in front of others. Anyway, I had to learn somehow to go against my shy "nature" and go out of the comfort zone. I am not the most extrovert person in the world, but I can express myself, and if words don´t come to me, no problem there are other words that will. If not, there are always some listening buddy that will fill the gaps, with words or by understanding what you mean.
As Roberto has pointed out, patience and a little breathing pause sometimes make wonders!
As for grammar (don´t be so hard on yourself, though) one can always study, and it´s something we always will do. Whereas with the struggle for right intonation (pronunciation issues) some people are natural learners, some will need some coaching (teacher/tutor, training with a fellow advanced student, etc). Some learn just watching some videos, but some tutoring on the side would lead to proficiency in less time.
These are just some factors I am dealing here, others may comment on.
And again, by Robert advice: don´t rush things, respect your learning pace.
Bem isto aconteceu comigo a um tempo atrás por causa do auto estudo, as vezes não conseguimos falar nada mesmo por causa que não praticamos isso é normal, demorou muito para mim conseguir achar um jeito de conseguir falar alguma coisa.
O melhor jeito em minha opinião é entrar em algum site que tenha pessoas para você conversar, eu recomendo < https://www.interpals.net >, além deste site existe um site que tem vídeos gratuitos de aulas dos níveis a1 ao c1 gratuitamente, são aulas de ótima qualidade < https://perfectlyspoken.com >
Espero que eu tenha ajudado .
TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
PPAULO 6 49 1.3k
Thanks for sharing your experience with us, Erika. It comes in handy, for sure.
Leonardo96 19 293
I'll give my input on the matter as far as my experience and knowledge allows me to do so. Being able to speak English just as comfortably and smoothly as understanding it is indeed complicated and seems to be a common problem among learners. The thing is that mastering the speaking aspect of a foreign language goes way beyond just having a large vocabulary, it's pointless to know a lot of words if you don't know how to put them together in a way that fits the structure of the language and actually makes sense. So what do you do? This might be easier said than done but you have to get your brain highly accustomed to the language which can only be achieved though constant exposure to it, what I mean by this is you can not by any means allow yourself to rely on your native language to speak English, if you need to think in your native language in your head to then translate it into English it means you haven't exposed your brain to English enough, it just hasn't picked up the language to a level where everything comes naturally and effortlessly. The best piece of advice I could offer you in order to achieve this level of fluency is to just listen to English as much as you can. Only after years of absorbing English into my brain though my ears did I start speaking it comfortably, I would stuff my brain with grammar rules and look up a bunch of words in the dictionary and neglect my listening skills thinking that it wouldn't bring up my level of speaking, little did I know... Not only did my comprehension of spoken English improved, my speaking skills and fluency level just flat out went through the freaking roof. So to sum up, try to to take at least 2 or 3 hours of your day to listen to English, and I recommend Sitcoms more than anything else, and listen actively because you want to absorb the language into your brain, you're not doing that if you're listening to something in English but in reality paying way more attention to the subtitles. That's it really, there's not much else I could add to it and please don't take this as me trying to show off because I could just as well write this in Portuguese,it's just that sometimes I find it easier to put what's in my mind into words using English, especially when it comes to the subject at hand, and I usually get bored out of my mind writing this much in Portuguese, I'll go out of my way to avoid it unless I absolutely have to, so I hope you find this helpful, best of luck.
Meu ponto de vista é o seguinte, ler e entender é a parte fácil; não te leva muito longe. No português mesmo há muitas palavras que se ouvirmos alguém falar, conseguiremos entender. Porém, por se tratar de palavras que não colocamos em uso, não conseguimos lembrar delas no momento da fala. No Inglês é o mesmo, se você quer aprender a falar você tem que forçar seu cérebro a procurar/pensar na palavra que você quer e então repetir as frases em voz alta várias vezes. A sua ideia de "escrever no diário" na verdade pode não ser tão ruim, é trabalhoso mas acredito que pode dar resultados. Outra dica que posso dar, aproveitando que já mencionaram o Vergara, é usar frases no Anki com a Front em Português e Back Inglês - caso nao conheça o app pesquise sobre -, vai ajudar nessa parte da escrita e fala. Fora isso, acredito que 2 anos realmente não seja muito tempo, para aprender outra língua precisa de muita prática, exposição, listening, pesquisas e dedicação. Ressalto esses 2 últimos como os mais importantes, somente você sabe o que é fácil e difícil pra você, por isso tem que correr atrás das dúvidas e pesquisa-las sempre - não basta pegar tudo pronto em vídeos de youtubes. E para ajudar nesse quesito de pesquisa, assistir animes/seriados/filmes com legenda em inglês é a melhor forma, pode não ajudar na escrita e fala mas vai te expor a muitas frases as quais você pode pesquisar e ir quebrando tabus que você desenvolveu da língua inglesa. Para assistir com legenda inglês você precisa baixar o vídeo por torrent e pesquisar pela legenda separada. O app mais famoso de torrent é o utorrent, que é disponível tanto para desktop quanto android.
Cara, muitos já te deram as dicas, vou só te dar um truque, use seu tradutor invertido para você falar em inglês e ele traduzir em português! Acredite, só vai dar certo se você falar certo e acertar a pronuncia, mesmo que fique meio torto, se o tradutor entender, uma pessoa também entenderá e isso vai te treinar e destravar a fala, pois sua mente precisa estar acostumada com a articulação da boca, cante, fale alto seus pensamento em inglês e treina dar respostas para perguntas do cotidiano usando seu tradutor, você verá avanços bem rápidos!

Bom aprendizado! ;)
PPAULO 6 49 1.3k
Muito boa a dica, Bruno.
Realmente o tradutor de vez em quando "throw a curve", dá umas traduções que chegam perto mas não expressam exatamente o que se quer, contudo fazer comparações com o Linguee, Reverso Context, Proz.com (glossaries and dictionaries/search) etc é um bom treinamento pra 'fixar' alguns padrões da linguagem no nosso repertório.
Mas o erro (e o aprendizado que vem em consertar o erro) faz parte, então tenham paciencia com o tradutor só não utilize com termos técnicos se não for um 'multi' tradutor especializado. Se não ele pode dizer, por exemplo, que memória RAM é memória ovelha! :-)