Consigo entender o inglês mas não consigo falar e escrever

Estou preocupado, eu consigo ler qualquer coisa, ouvir e entender tudo que é falado, porem eu não consigo escrever e nem falar quase nada, não faz muito tempo que estudo, deve fazer uns 4 meses... é normal isso?

Todo dia ouço umas 5 horas de podcast no fone, ajudou muito isso, mas acho estranho não conseguir falar ou escrever, pra mim o listening é o mais fácil, não sei por quê, agora pra falar, tudo complica.

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Alessandro 2970 3 9 71
Olá nilvolcano,

O aprendizado de qualquer idioma envolve o domínio de quatro habilidades: leitura, compreensão oral, escrita e fala. Por mais que você se esforce em desenvolvê-las em paralelo (todas ao mesmo tempo), é normal que uma seja dominada antes da outra.

Normalmente as habilidades de input (leitura e compreensão) são aquelas que vamos dominar primeiro e isso é até desejável. Primeiro você precisa entender mensagens para só depois tentar se comunicar.

A minha recomendação é, continue fazendo muito listening e lendo bastante, você está no caminho certo. Vai chegar um momento que você vai começar a falar as coisas naturalmente, não se cobre por isso agora.

Links recomendados:

English Podcast 33: O poder do Listening
English Podcast 34: O Listening que vai turbinar o seu inglês

Sucesso nos estudos!
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!