Consigo falar inglês bem estudando 1h por dia em 5 anos?

Olá. Meu nome é Leandro Kelvin e tenho 19 anos. Já fiz um curso de inglês, mas na época eu não tinha interesse, por 2 anos. Com isso acredito que ainda estou no nível básico. Estou voltando a estudar inglês, mas dessa vez sem obrigação, por vontade mesmo... Mas não tenho tempo para escolas de idiomas, e mesmo assim nunca gostei dos metodos que utilizam. Estou precisando de ajuda, por que tou fazend um curso de Engenharia e não tou arrumando tempo para estudar inglês, queria saber se tem "atividades" que pudesse executar no dia-a-dia e como posso organizar meus estudos, já que não posso entrar em uma escola de idiomas. Estou podendo estudar 1h por dia de inglês e mesmo assim um pouco cansado, devido aos estudos das matérias da universidade que consomem grande parte do meu tempo. Como posso dividir meu tempo e onde conseguir material para o estudo? Estava estudando, mas tá meio bagunçado... Quero focar mesmo na conversação. Será qe me dedicando 1h por dia de estudo, consigo chegar ao nível avançado em 5 anos?
Desde já agradeço a todos e parabeniso pelo o forum.

Abraços,
Leandro Kelvin

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Leandro,
Será qe me dedicando 1h por dia de estudo, consigo chegar ao nível avançado em 5 anos?
A resposta é sim. Porém, você deve observar alguns detalhes.

1. Estudar assuntos e conteúdo mais relevante para a comunicação oral: tempos verbais essenciais, collocations e vocabulário ligado ao dia-a-dia. Não perca tempo com textos complexos, por exemplo.


2. Não passar muitos dias sem estar em contato com o idioma.

3. Praticar conversação desde o começo.

4. Recorrer ao EE sempre que precisar. :D

Bons estudos!
Leandro, acho que tem como sim, por exemplo: quando eu comecei meu curso eu fazia aula duas vezes na semana por 1 hora e 40 minutos em cada dia, em casa eu não fazia nada, ai fiz um teste para ver meu nível na internet e deu Basic, eu senti a evolução, porém precisava de mais. No segundo ano além das duas aulas semanais eu estudei em casa por 2 horas em dias fora do curso e 1 hora em dias que tinha curso, com isto melhorei bastante e refiz o teste deu iniciante no intermediário. Grande diferença, não é?

E outra coisa sobre o que o donay falou:
Não passar muitos dias sem estar em contato com o idioma.
Isto é muito importante mesmo, as vezes é sempre bom dar uma pausa para analisar tudo que estudou e vê se lembra de 80% de tudo, se sim isto foi um bom proveito. Após esta pausa você voltará com um gás intenso. E além do mais que você pode aprender em menos tempo, é só ter força de vontade e um pouco de facilidade com o idioma.
Acho que você consegue chegar ao nível avançado sim. Outra boa ideia também seria você estudar o inglês durante a sua rotina normal mesmo. Eu, por exemplo, sempre fico pensando "Como seria aquela frase que acabei de falar, em inglês?". Tente também tirar o maior proveito possível de músicas, ver filmes legendados, enfim. Você acaba estudando espontaneamente e se divertindo até. Abraços.
Olá leandro.kelvin. Este post é um pouco antigo e não sei como está seu inglês atualmente, mas quero falar aqui sobre o que está funcionahdo para mim, sobre a minha experiência, e acredito que estas dicas podem ser úteis para outras pessoas com a mesma dúvida que você.

Você quer atingir fluência na conversação, certo? Dizendo em outras palavras o que o Donay citou no item 1, o mais importante não é o tempo que fica estudando, mas como e o que estuda.

Aumente seu vocabulário constantemente, sem palavras não poderá construir frases.
Gramática é importante, mas o que vai fazer você falar em inglês são três coisas: Ouvir, ouvir e ouvir muito inglês. Assim como escrever fluentemente vem da leitura constante, falar fluentemente vem da audição constante, ou em inglês, do "listening".
Comece a ouvir podcasts, aqui mesmo no EE tem um material excelente sobre listening e como estudar. Eu sugiro a você ouvir o podcast https://www.englishexperts.com.br/engli ... listening/ e depois a sua continuação em https://www.englishexperts.com.br/engli ... g-efetivo/
A Ana Luiza do http://www.inglesonline.com.br que participou destes dois, foi a responsável pela minha iniciação nos podcasts. E posso afirmar, a melhora na minha compreensão do que é falado em inglês melhorou muito em pouco tempo. Ouça-os atentamente e siga as dicas dela e do Alessandro. Depois parta para os estudos, baixe todos os podcasts que puder (junto com a transcrição em inglês que normalmente acompanha o áudio) para seu smartphone e poderá ouvi-los em qualquer lugar.
Claro que dependerá de você e fluência não vem de um dia para o outro, mas estará entendendo e falando inglês sem problemas em muito menos que cinco anos.
Ah, estava esquecendo, só para complementar tem mais uma dica muito interessante postada pelo Alessandro, com alguns links de podcasts de vários níveis:
https://www.englishexperts.com.br/podca ... seu-tempo/