Copa e Olimpíada projetam 'boom' de cursos de inglês no país

Flavia.lm 1 10 100
Eu espero:
- Que esse "boom" não faça com que surjam escolinhas e principalmente professores sem preparo para ensinar;
- Que as pessoas realmente interessadas em aprender tenham discernimento para identificar a melhor forma de se fazer isso;
- Que as pessoas não passem a usar em fachadas e propagandas em geral aquele internacionalismo exagerado, menosprezando a importância da nossa língua mãe;
- Que o programa "Alô Turista" seja sério mesmo, uma vez que não pude avaliar pois o site está fora do ar :?
E eu lamento que o governo precise de motivos (no caso, a Copa e a Olimpíada), para perceber que é preciso melhorar o ensino de inglês na rede pública.

Copa e Olimpíada projetam 'boom' de cursos de inglês no país
Mariana Oliveira e Marília Juste
Do G1, em São Paulo

Ainda faltam mais de quatro anos para a Copa do Mundo no Brasil e sete para as Olimpíadas no Rio de Janeiro, mas as escolas de inglês por todo o país já se preparam para receber mais alunos que pretendem se capacitar para fazer negócios ou oferecer serviços de olho nos eventos esportivos.

Os estabelecimentos particulares já começaram a pré-seleção de funcionários, criaram cursos especiais e alteraram o conteúdo das aulas.

Enquanto isso, o poder público também traça estratégias para qualificar os trabalhadores que vão atender os turistas tanto na Copa quanto nas Olimpíadas. O governo federal, por exemplo, lançou o programa "Olá Turista" com cursos gratuitos online de inglês e espanhol.

Reportagem completa em: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_N ... +PAIS.html

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Henry Cunha 3 18 190
Uééé, será que o governo federal não devia ter lançado um programa online para ensinar português para os turistas?
Eu acho que além de ensinar português para os turistas, deveria ser ensinado português para 80% da população do nosso país que ainda fala/escreve TUDO errado. Já dei aula em escolas estaduais e sei que a coisa está crítica, mesmo! Fora isso, grande parte dos meus amigos, provenientes de escolas no mínimo razoáveis da rede particular, também escrevem muito errado.
Digo isso pois, como alguém que não sabe português vai aprender bem inglês?
Ou ainda, como alguém que tem dificuldade em escrever as palavras do português vai aprender espanhol? Isso vai acabar trazendo confusões, vai ter gente que além de escrever errado, vai escrever misturado espanhol com português.
E vou mais além, como citado acima, a culpa não é só do governo. Grande parte das pessoas não dá a mínima pra escrever/falar, ou seja lá o que for, direito. Aliás, acha até bonito, não sei o porquê, escrever errado. É só abrirmos nossos MSNs e Orkuts que isso fica meio que óbvio.
Acho que a grande questão é: o que fazer para as pessoas terem vontade de utilizar sua língua de forma correta?
Será que antes do ensinar inglês e espanhol, não se deveria intensificar os esforços no ensino da nossa bela língua?

Até mais.