Coronavírus: Vocabulário em inglês

Coronavírus: Vocabulário em inglês
  Verificado por especialistas
Alessandro 3 13 98
O assunto coronavírus tomou conta do noticiário nas últimas semanas, não há um portal de notícias ou um telejornal que não destaque o impacto do coronavírus na economia, a contagem de infectados e o número de vítimas fatais.

Como esse assunto que tem impacto global é inevitável que apareça em conversas com estrangeiros, em aulas de conversação e mesmo em comunicados por escrito. Por conta disso resolvi selecionar algumas palavras de artigos que li.

Uma nota sobre a Pronúncia

Coronavirus - /kəˈroʊnəˌvaɪrəs/

O “ro” tem o seguinte som “rou”, o "u" ganha destaque. Já na segunda parte, apesar de conhecermos bem a palavra virus, é bom ficar atento para o o som do schwa (ə).

Cf. Schwa, TH e Outros Sons do Inglês – English Podcast

As palavras e expressões abaixo foram retiradas de publicações muito respeitadas, os links estão abaixo nas referências.

Outbreak - /ˈaʊtbreɪk/
Significado: surto, surgimento repentino, eclosão [entre outros]

Essa palavra foi uma das mais usadas, principalmente em subtítulos como este “The Coronavirus Outbreak” [o surto de coronavírus].
The Chinese government has delivered on its promise to build a hospital for coronavirus patients at the epicenter of the outbreak within 10 days. - NYT
O governo chinês cumpriu sua promessa de construir um hospital para pacientes com coronavírus no epicentro do surto em 10 dias.

O trecho do New York Times nos leva a reconhecer outra palavra que também ganhou espaço nos noticiários: Epicenter.

Epicenter - /ˈepɪsentər/
Significado: epicentro

Palavra muito comum para falar de tremores de terra (earthquake), mas que também é utilizada para indicar o ponto central de algum acontecimento.

Essa palavra deixou evidente a diferença ortográfica entre o inglês Britânico e o Americano que ocorre em algumas palavras. Enquanto no New York Times está escrito “epicenter” na BBC está registrado como “epicentre”.
More than 75,000 people may have been infected in the city of Wuhan, which is at the epicentre of the outbreak, experts say. - BBC
Mais de 75.000 pessoas podem ter sido infectadas na cidade de Wuhan, que está no epicentro do surto, dizem os especialistas.

Spread - /spred/
Significado: espalhar, alastrar, propagar
Borders are closing and flights are being canceled as coronavirus rapidly takes root in China and spreads around the world… - Washington Post
As fronteiras estão fechando e os vôos estão sendo cancelados, pois o coronavírus rapidamente toma conta da China e se espalha pelo mundo…
So far, policymakers have taken some steps to help the businesses that are most affected by the rapid spread of the disease. - CNN
Até agora, os políticos/legisladores adotaram algumas medidas para ajudar as empresas mais afetadas pela rápida disseminação da doença.

Mainland china - /ˈmeɪnlənd ˈtʃaɪnə/
Significado: china continental

Para quem não está habituado com política internacional esse é um termo novo que também apareceu em várias publicações. Algumas regiões da China, por questões históricas são governadas por sistemas diferentes. É um tema que vale a pena ler a respeito.

É por esse motivo que os artigos falam de china continental, já que as decisões de Pequim não valem para regiões com certo grau de autonomia como Taiwan.
New Zealand imposed new restrictions on travelers from mainland China… NYT
A Nova Zelândia impôs novas restrições aos viajantes da China continental…

Vou usar este tópico para compartilhar minhas descobertas e observações sobre o vocabulário relacionado ao coronavírus.

Participe

Quais palavras e expressões relacionadas às notícias sobre o coronavírus você encontrou?
Compartilhe abaixo as suas descobertas de vocabulário com as frases completas e a fonte.

Referências
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Colabore