Costa oeste: dúvidas sobre cidades, escolas e transporte.

Boa tarde, pessoal.

Há dois anos tenho comigo a ideia do intercâmbio para a América do Norte, visando a um curso de inglês geral, pelo período de 2 a 6 meses (podendo chegar a 1 ano). Mesmo a recente disparada do dólar não afasta a ideia da viagem, imaginada, por ora, para o final do ano de 2015.

Sempre carreguei o sonho de residir, ainda que temporariamente, no "The Golden State" (GTA San Andreas tem uma parcela de culpa. rs) e, no longo prazo, até ficar de maneira permanente. Por ora, quero apenas aperfeiçoar o idioma (fui nivelado no Avançado I para o preparatório do IELTS), portanto quero um curso de inglês geral ou talvez até um programa com trabalho também, visando à máxima imersão.

Durante um tempo, pensei no Canadá, um país cosmopolita e supostamente mais aberto aos estrangeiros, com grau de qualidade dos serviços públicos similar ou até superior aos EUA. Mas eu não tolero temperaturas extremas, o que me fez descartar Toronto, Montreal e similares, reduzindo o leque de opções para cidades da Colúmbia Britânica, como Vancouver e Victoria, protegidas do frio e do calor pela corrente marítima do Pacífico.

Dizem que a melhor época em Vancouver é no verão (junho a agosto), dado que o segundo nome da cidade é "Raincouver" (talvez ela tenha roubado de SP o título de terra da garoa. rs), o que não me agrada muito. Lá, a agência onde fiz orçamento tem convênio com a Kaplan, mas não é bem a Kaplan: trata-se da PLI, escola antiga e meio decadente, absorvida pela Kaplan há pouco tempo. Recomendaram-me a Kaplan de Toronto, mas pelo motivo do clima, rejeitei.

Whistler seria outra opção, uma bela cidade nas montanhas, com lagos maravilhosos e poucos brasileiros, mas talvez eu esbarre na restrição do clima. Apesar de não possuir restrição alguma a Vancouver e Victoria (Victoria, diga-se de passagem, possui uma bela arquitetura), a Califórnia ainda fala mais alto dentre minhas vontades.

Alguns reclamam das grandes distâncias. E, de fato, não é à toa que dizem que na Califórnia chega a ser menos pior perder a perna esquerda do que o automóvel. De fato, as cidades de lá são núcleos espraiados e conectados por uma rede de autoestradas, onde a separação dos usos é muito forte (as zonas residenciais são estritamente residenciais e é preciso rodar bastante para encontrar algum comércio ou um "centro" propriamente dito).

É um empecilho para quem deseja ficar em homestay, mas não quer abrir mão de estar ao lado da escola e de tudo. Para mim isso não é um problema, desde que eu tenha um carro para usar. Pode até parecer luxo, mas caso eu fique 6 meses ou mais, talvez seja viável comprar um Toyota 1990 barato e usá-lo até pouco antes de meu retorno ao Brasil.

Ressalto que não tenho tanto receio de adquirir outro veículo da marca (o meu chegou aos 170 mil km sem dar uma dor de cabeça), o problema maior é a burocracia. Gostaria de saber como é o trâmite para comprar e registrar um veículo no estado da Califórnia, pois dizem que nos EUA em geral todo proprietário é obrigado a possuir uma apólice de seguro, nem que seja apenas contra terceiros. Queria saber se isso é verdade e se posso contratar uma com visto de não-residente.

Em relação à homestay, é verdade que fico refém "do que tiver pra hoje"? Não é possível mesmo saber antes da viagem se estou indo para uma casa de família ou uma "pensão" disfarçada?

Em relação ao visto, estou preenchendo o DS160 para renovar o meu de turista, mas tenho lido que preciso de outra categoria de visto para estudar inglês nos EUA, diferente do Canadá. É verdade? Por que a Kaplan se enquadra como exceção a essa regra?

Em relação a escolas, quais são as recomendadas pelos usuários deste fórum para curso de inglês geral? Tenho certo trauma de escolas de inglês, pois todas as que frequentei aqui no Brasil eram, de certa forma, adeptas do "enrolation".

Em relação a cidades, quais as que possuem maior conectividade e diversidade paisagística, na opinião de vocês? Aceito também sugestões alternativas, como Thousand Oaks e Ventura. Alguém foi para Santa Barbara? Gostaria também de saber mais sobre essa cidade, sob a ótica de quem esteve lá para com o mesmo propósito.

Grato!

Sabe a resposta? Seja um colaborador(a)! Ao responder questões no English Experts você ganha pontos de Reputação. Se você atua na área de idiomas, suas participações na comunidade podem ser uma ótima vitrine para o seu trabalho.

Registre-se agora e faça parte!
Colabore