CPE: Certificate of Proficiency in English

O meu objetivo é concluir o curso avançado da escola em que estudo atualmente e então fazer o preparatório para obter o Certificate of Proficiency in English, CPE.

Meu professor disse que esse é o certificado que vale a pena para quem quer provar que conhece o idioma e não pretende estudar no exterior, aí seria o TOEFL, que não é o meu caso.

Alguém aqui possui o CPE? Poderia compartilhar a experiência de estudo, dar dicas, enfim, acrescentar algo relevante ao tópico?

Abçs
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário Flavia.lm 3955 1 9 89
Educr1,

O CPE é aceito sim por muitas universidades como pré-requisito para admissão de alunos estrangeiros. Abre algumas portas também para quem deseja se tornar professor. É importante saber quais os seus objetivos e quais os exames de certificação que se "encaixam" melhor neles.
Recomendo: http://www.sk.com.br/sk-toefl.html
Avatar do usuário Gabi 785 1 1 15
Edu, dependendo do país que você quer estudar nem do Toefl você ouve falar.
Em muitas faculdades da Inglaterra ,por exemplo, é necessário ter ou o IETLS ou o CPE.
Outros países da Europa solicitam muito mais o CPE ou o CAE do que o TOEFL.
Depende aonde você quer estudar, só isso.
Eu estudei para o CAE, estou esperando o resultado que chega daqui a 7 dias (não aguento mais esperar)
e meu..é difícil e chato , mas ao mesmo tempo para quem passa,deve ser muito recompensador.
Continuo estudando...se eu passar no CAE, acho que vou começar a considerar a possibilidade de prestar o CPE.
Obrigado pelos comentários.
Na Europa, e muito mais no mundo todo, há uma tendência de sair dos certificados individuais e referem mais ao European Framework... a maioria pedindo B2 ou C1 para (FCE ou CAE) para cursos de graduação, e C2 (CPE) para cursos de Mestrado ou Doutorado, especialmente nos campos de administração, direito, commercio intenacional, etc.
Jeff, não entendi seu comentário. Existe alguma avaliação que defina o nível dentro do E.Framework?
Cada entidade que oferece um certificado de inglês, geralmente compara o próprio certificado com O E.Framework. O próprio Cambridge tem as informações no site deles... mostrando cada prova em relação ao E.Framework. Assim, pode ver que o FCE, por exemplo, é igual do B2 no E.Framework, ao menos que ganha um Band A, que é igual do C1. Dado que há vários certificados disponíveis no mercado do ensino de inglês, as universidades estão preferendo mais e mais usar o E.Framwork porque não importa qual a emissora do certificado.

Os emissoras dos certificados, Cambridge etc, estão sempre atento aos níveis do E.Framework, e o nível dos certificados em relação ao E.Framework são reconhecidos. Não sei se haja uma fiscalização dentro dos emissores de certificados ou do E.Framework, mas as universidades são pedindo mais e mais o nível do E.Framework.
Flávia.Im

If you look at the actual certificates issued by Cambridge, for example, you will see that on the certificate it is explicitly stated 'Council of Europe Level B2' etc.

This is not on the TOEFL or IELTS certificates yet, but I think that soon they may begin to include it.

Looking at university requirements, you will see that more and more, the universities include the E.Framework level necessary.
Thanks!
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!