Cristiane Gois: Diário de Bordo - O Início

Well, well, well,

como ainda tô enferrujada no inglês, vou começar a escrever em português, mas garanto que será por pouco tempo...rsrs.
Bem, meu contato inicial com inglês foi na escola, aquele ensino básico do básico. Quando estava no segundo grau, cheguei a fazer uns 3 níveis em uma escola de inglês. Depois disso, acabei me afastando e o que tinha aprendido ficou esquecido nos confins da memória. Agora, com 33 anos de idade, tenho me dedicado a uma temática que ainda é mais abundante na língua inglesa e isso aflorou novamente meu interesse em voltar a estudar. Mas quero serviço completo logo, não só aprender a ler e a escrever, como a ouvir e conversar. E isso é meu calcanhar de Aquiles.

Como tenho uma rotina de trabalho meio desregulada, com muitas viagens de campo, achei complicado me inscrever numa escola tradicional. Então, depois de muito pesquisar, optei por fazer numa escola online. Estou na primeira semana e gostando muito. Achei bem diversificado. Fazendo o teste de nivelamento, acabei ficando no intermediário, pois tenho facilidade de compreensão de texto. Só que não converso (quase) nadinha. Quando entrei na aula em grupo, travei e não consegui falar. Medo total.

Então resolvi procurar outras formas de praticar a conversação mais compatível com o meu nível. E entre as opções, achei o EE, com dicas valiosas e oportunidades de conversar com pessoas de todos os níveis de conhecimento. Vou começar a conversar já, já!!!

E assim é o meu (re)começo no inglês rumo à fluência ;)
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Camila Oliveira 1415 1 13 30
Hello, Cristiane, how are you?

Well, parabéns pela iniciativa em retornar seus estudos, nunca é tarde para aprender uma língua estrangeira! O necessário é ter em mente que todo aprendizado requer tempo e dedicação, mesmo com uma agenda lotada como a sua!
Como você mesma disse, seu trabalho ocupa boa parte do seu tempo, portanto aproveite ao máximo suas aulas online para que sejam produtivas e satisfatórias... E não precisa ter medo! Você passou por um teste de nivelamento e seus colegas também, logo todos estão "no mesmo barco": cada um pode possuir suas limitações, mas sempre dentro do mesmo nível de entendimento de inglês! :D

Já que as habilidade de "listening" e "speaking" são as mais difíceis pra você, por que não aproveitar o tempo livre para aprimorá-las? Que tal assistir àquela sua série favorita (ou filme) toda em inglês com legendas em inglês também? Assim, você poderá aliar seu bom entendimento de leitura com o de compreensão auditiva...

Você também pode recorrer à leitura de livros em inglês - a editora Penguin Readers possui ótimos livros, bom preço e com CD de áudio para ouvir as histórias enquanto lê; você acha facilmente em livrarias. Para complementar, você também pode usar seu celular para gravar sua leitura em voz alta, assim, poderá avaliar seu desempenho de fala!

Quando puder, baixe podcasts (o do English Experts é ótimo!) - como o do ESL no qual informa conteúdos gramaticais todo em inglês ou o This American Life, sobre assuntos em geral - e ouça no carro ou no celular enquanto vai de um lugar a outro!

Mais uma vez, parabéns pela iniciativa! Não deixe de continuar seus estudos, nem precisa ter medo! Sempre que precisar, estamos aqui para ajudar! :P

xoxo,
Camila O.
Good night people! Here I am, at 01:00 a.m., studying english. It's hard, but it's really cool. I'm loving it.

Bem, como prometido, escrevi um pouco mais de inglês do que a primeira mensagem. Já é um avanço...rsrs. Estou aberta a correções.

Como falei anteriormente, tinha travado na aula de conversação no meu curso de inglês. Então vi que podia entrar numa aula de nível mais baixo e foi bem melhor. Conversamos sobre o tempo (estações do ano e clima). Então vou fazer assim, por enquanto: as aulas teóricas vou continuar no intermediário e as de conversação vou fazer no básico.

Ainda a pouco ouvi um podcast aqui no EE com o Adir Ferreira e ele deu dicas muito bacanas para buscar fluência: aumentar vocabulário e repetir, repetir e repetir. No início, fiz um plano de estudos para chegar no nível avançado daqui há um ano. Mas agora, vou focar mais na consolidação dos aprendizados novos do que simplesmente crescer de nível rapidamente. Deixar a ansiedade de lado e deixar a fluência vir naturalmente. O mais importante é tentar inserir o idioma no maior número de oportunidades do dia a dia.

Então resolvi me dar 2 tarefas, pra começar: i) traduzir um parágrafo de uma leitura qualquer minha para o inglês todo dia e ir aprimorando e ii) falar em inglês objetos que uso no dia a dia.

So, let's train!
Avatar do usuário Camila Oliveira 1415 1 13 30
Hello, Cristiane!
Fico super feliz com sua resposta, é assim que se faz!
Bom, que tal ir colando papeizinhos nos seus objetos do dia-a-dia com os nomes em inglês?
Creio que será útil para seu segundo objetivo e com certeza você aprenderá mais rápido... A internet é uma ferramenta poderosa, use-a em seu favor! Pesquise online outros nomes úteis no seu cotidiano, como utensílios de cozinha ou escritório!
Continue seu relato e sempre que precisar, estamos aqui para auxiliá-la!

xoxo,
Camila O.