Cronograma de Estudos de inglês

humberto de oliveira
Conheci hoje o site e fiquei surpreso com o excelente conteúdo, mas são tantas informações que fiquei meio perdido.

Como não sei nada do idioma, queria montar um cronograma de estudos, pois chego bem cedo no trampo, então tenho umas duas horas livres de manha para poder estudar.

Se alguém puder me dar uma mão de ´por onde começar, o que estudar primeiro, ficarei bastante agradecido.
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste seu inglês GRÁTIS em apenas alguns minutos. Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
68 respostas
Ordenar por: Autor

13run0
Muito show as dicas de vcs. . .
Vou seguir as dicas. . . do planejamento da Flavia, os podcasts, os videos do XokMax [que eu jah conhecia]. . . tô ateh empolgado com tudo isso. . . ^ ^
Acho que a atenção que vcs dão aos iniciantes, essa resposta rápida às perguntas do fórum. . . tudo isso faz com que as pessoas que estão chegando agora se sintam confortáveis pra tirar qualquer dúvida. . . por mais simples que ela aparente ser. . .
Pelo menos foi isso que eu senti. .
Valeu pessoal! = D

Adriano Japan 905 2 19
Desde 01/01/2011 montei um cronograma que está me ajudando muito com novos vocábulos.
Desde 2007-2008 venho montando uma série de arquivos de texto com MUITO vocabulário prontinho para ser aprendido, todo santo dia adiciono algo novo ou removo o que já cansei de passar o olho e aprendi "por osmose".
Montei em ordem alfabética como neste artigo e todo dia "sorteio" de 3 a 5 palavras/expressões de cada uma das línguas que estudo com afinco.
Anoto em um papelzinho e passo o dia com ele na agenda, para olhar na hora do almoço, esperando o metrô ou em qualquer minutozinho que seria desperdiçado.
Depois do dia inteiro,acho que deu para decorar :mrgreen: aí passo para meu caderno,que farei uma revisão das palavras da semana no final de semana ou quando der tempo.
Bem, por enquanto está muito fácil e divertido:

1/1/2011
EN
across the board - in general
bottle opener
catch up - colocar os asuntos em dia
decal - car stick
eon - vast amount of time, geological time
forge ahead - 進む、progress quickly (with studies)

JP
石灯籠 - stone lantern
値段を掛け合う - negotiate (bargain)
終身抱き続けた愛 - a lifelong love
外国での生活に適応する

CH
方言
家族
交流
生活
省略

2/1/2011
EN
get at something - 直接に言う(what you getting at, that I'm who did that?)
hold some trumps - 奥の手が残ってる
in order to - の目的で
Japan and US are tied/drew 2-2
keep around - I always keep a dictionary around

JP
日本人は銭湯の好きは知っている?
搬送 - carry, convey
前橋市 - 群馬県

CH
澳门

鳄梨 - アボカド
法国

3/1/2011
EN
lambent - 揺らめく、flickering (flame, shadows)
mogul - 重要人物 (of the steel industry)
norse - 北欧の

JP
雪合戦 - snowball fight
良識 - sensible, good sense
予算の枠内 - within the budget

CH
国际
会议

科学

Espero ter ajudado! :mrgreen:
Esta técnica exige disciplina diária!

Adriano Japan 905 2 19
opa, faltaram os de hoje :mrgreen: :

4/1/2011
EN
out of sight, out of mind
put the cell phone on charge
quaterly - 4 times a year
run up - 駆け寄る

JP
大津市 - 滋賀県
小ぶり - light rain
先覚者 - 先駆者
地政学 - geopolitics

CH

美容
你是哪里人?
欧洲

Escolher de manhã cedinho as palavras que vão te acompanhar no dia deixa até o café da manhã mais gostoso ^-^
Se bem que esta é uma dica que só se aplica á vocabulário novo, já não faço muita idéia de como fazer cronograma de listening/reading, etc...deixo na mão das ótimas dicas da Flávia & CIA.
Até já tentei fazer cronograma (por dia X letras de músicas + X legendas de filme + X notícias), mas sempre vai ter algum dia que você não vai conseguir cumprir tudo, e para o "task de ontem" virar uma bola de neve, é num minuto.. :cry:

Adriano Japan 905 2 19
Caramba, está funcionando muito bem este cronograma que fiz de 3 a 5 palavras por dia... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Na verdade já tinha tentando isto antes, mas o meu erro era que escolhia as 5 palavras, dava uma olhada e logo depois escrevia no caderno, para revê-las sabe-se lá quando...
Agora escolhendo-as de manhã, escrevendo em um papel pequeno e colocando na agenda ou bolso da camisa, chego a noite com tudo tão fixado na mente, que até penso: "não, não vou escrever no caderno uma palavra tão óbvia dessas..." mas acabo escrevendo. :mrgreen:

Lista das palavras em inglês dos últimos 3 dias (que estão até agora em um papel dentro da agenda):

5/1:
she takes pride in her knowledge of english
the trailer has nothing to do with the plot
Uniqlo is to clothing what Yoshinoya is to dinning
verbatim - 一字一句同じ

6/1:
windmill - 風車
you have a point there.. - 正しい
zenith - 頂点

7/1:
advocate - 擁護 (for peace negotiations)
blatant - 見え透いた、露骨
care will prevent 9 out forest fires!
don't pull all your eggs in one basket.
each time I think about you, I don't know how I ever did without you...
forecort→an open area in front of a large building or gas station

Adriano Japan 905 2 19
Lucas PAYNE escreveu:Estou com um pequeno desequilibrio em meus estudos , cujo motivo é o horario.
Ai você se pergunta (ele não deve ter muito tempo)... e eu digo, tenho por dia
mais de 7 horas livre para o estudo de inglês, porém eu não consigo utilizar esse
tempo livre a meu favor ...perco muito tempo fazendo nada
e gostaria de uma ajuda para me organizar .
Não consigo dividir o tempo de estudo..há alguma coisa que vocês possam me
recomendar além de tomar vergonha na cara? haha.
oi Lucas, não sei se este é o seu caso, mas se for, desligue a tv e o rádio.
tem pessoas que tem a habilidade de se concentrar em 2, 3 coisas ao mesmo tempo, mas acredito que o poder de raciocínio e agilidade diminuem drasticamente.
Focado em apenas 1 coisa ao mesmo tempo, parece que o tempo estica.
Aprendi isto à uns anos atrás, quando fiquei de recuperação em matemática no colégio.. aí chegava em casa, ligava a tv/rádio, e quando via, já era fim de tarde e não tinha passado de 5 páginas.
Até que a minha irmã me forçou a ficar na casa dela para um "plano de estudos forçados", sem tv, rádio, e internet 20 minutos por dia... :cry:
Cara... tive a sensação de meu cunhado (químico) ter uma máquina do tempo em casa rs, apenas uma tarde era o suficiente para engolir meio livro, fazer todos os exercícios, anotar as dúvidas, e ainda sobrar tempo pra revisar :o

Moral: sentando a bunda numa cadeira (na cama a agilidade diminui também) e focando apenas no estudo, sem querer acompanhar notícia ou o que passa na tv, essas suas 7h vão parecer uma eternidade de proveito!
Só não esqueça de descansar um pouco entre os períodos. ;)
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste seu inglês GRÁTIS em apenas alguns minutos. Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!

Adriano Japan 905 2 19
Lucas PAYNE escreveu:Tipo eu ligo o PC para ler o transcript do podcast que eu estou ouvindo
e quando vou perceber ,estou no Orkut, ou Twitter , ou Lendo os posts antigos aqui do forúm.

Perco muito tempo em frente ao pc, com outras coisas.
Ia falar da internet também (mas o post ficaria longo demais :mrgreen: ).
Também estudo basicamente através de PDF, podcasts, páginas salvas no PC, etc.. mas a tentação é grande demais de "ver aquela comunidade", ou se já responderam meu e-mail.. aí uma simples checagem de e-mail pode tirar 1, 2h inteiras do tempo.
Por isto que lá em casa optei por utilizar a internet 3g da Tim, quando a hora é de estudo, deixo o pen modem guardadinho, pra evitar essas "tentações" :mrgreen:
Se deixo conectado direto, é como deixar torta de chocolate do lado de mulher de dieta.

Alejandra 20 2
Self Study, é sempre a melhor coisa, a leitura é essencial quando inicie o inglês ficava com muita raiva
de não saber o significado de todas as palavras e finalmente percebi que não poderia me estressar, pois as coisas são atribuidas conforme o tempo. Um grande conselho, leia algo com prazer, se gosta de ler poesias, por que não ler em inglês ??? Read in the toilet ! It's very important !! Good luck and Kisses. :mrgreen: :mrgreen:

Alex Mason Oliveira
Um cronograma parece não ser muito boa ideia para a maioria das pessoas hoje em dia, a dica que dou é uma que eu faço e acho que esta dando certo. Contar os estudos por dias e mais proveitoso do que por mes, estudando pelo menos 30 minutos a 1 hora por dia e sempre ter uma meta de pelo menos 5 palavras por dia. Começar pela gramatica e depois que domina-la aprenda as palavras aos poucos e monte frases, escreva, ouça e quanto mais conviver com a linguagem melhor.

Abraço!

Ana Carolina..
Hi,

Eu sei que existem várias dicas de inglês como: escute músicas, leia livros, assista filmes, etc.. Tenho todo este material em casa, inclusive um livro de gramática, mas não sei por onde começar. Gostaria que alguém me desse uma dica de como organizar os meus estudos de inglês, para que seja eficiente. Quero falar inglês fluente, e sei que para isso tenho que fazer um trabalho diário de estudo da língua. Alguém pode me ajudar?

Thank you.

I know that exists several ideas about how to learn English. Something like that: Read books, watch films or listen musics. I have all this at home, includding a grammar book, but i don't know how to start. i would like someone help me. How should i do?

Please, escrevi em português e tentei passar paera o inglês, além de me darem a dica, alguém pode corrigir o meu texto em inglês?

Obrigado,

Ana Carolina..
Thank you for your answer.

I did a English course during a long time, but actually i study at home.
That's why i wrote this question. I have books, CD's, movies and grammar books, but sometimes i don't know how to start.

Bye

Ana Carolina..
Thank you very much!
Obrigado a todos!
Flavia, adorei sua dica, eu sou estudante de administração de empresas e sei bem o que é ter que fazer controles e atingir metas.
Achei muito interessante! e vou usar, pode ter certeza. Para que entendam melhor, fiz curso durante muito tempo e cheguei em um nível intermediário, porém por motivos financeiros tive que parar o curso, mas decidi continuar por conta, já que já tenho uma boa base. Quando a minha situação melhorar, continuarei estudando por conta e continuarei o curso.
O importante é não para, não desistir.
Por isso pedi a ajuda de vocês, achei o EE muito interessante e útil. Está me ajudando bastante.

Bjs e abraços a todos e muito obrigado mesmo! podem ter certeza de que me ajudaram muito.

See you!

Ana Carolina..
Hello, everybody!

Estive pensando... Tentei fazer o writing, porém não escrevi mais do que 10 linhas, então tive uma idéia que talvez seja mais fácil e mais prática, pelo menos neste início. Pensei em escrever um diário em inglês. Mesmo que eu escreva poucas linhas, vou escrever todo dia, então acabo treinando a escrita e já me acostumo a pensar em inglês.

Durante o dia, a gente faz muita coisa, então vai ter muito assunto, e isso vai nos estimular a achar palavras novas para contar nossas experiências e introduzir o que estamos estudando.

É uma dica, espero que tenham gostado.

Abs,

andrecps
Humberto,
Eu estudei em algumas escolas de inglês, mas acabei desistindo pq o metodo das escolas não atendia aquilo que eu procurava. Como não tinha dinheiro na epoca, comecei a estudar por conta própria e tive o mesmo problema com você!

É tanta informação na internet que é dificil criar um cronograma, coletando os diversos conteúdos da internet. Uma coisa que me ajudou a ter foco e me ajuda até hoje é o livro "english grammar simplified", ele é um livre de exercícios com respostas no fim muito bom. É claro que ele foca muito na gramática, mas o que eu fazia e faço: Vou resolvendo os exercícios e conforme as dúvidas vão surgindo vou caçando maiores informações na internet, inclusive, foi assim que cai no english experts.

É interessante também você baixar podcasts de histórias curtas e com transcrição em inglês e ir escutando sempre pra treinar também listening. (Esse site é bem legal http://www.newsinlevels.com)

Hoje estou estudando com um prof. particular, mas a maior parte do tempo passo estudando na internet, o que sem sombra de dúvidas tem contribuído absurdamente pra minha evolução!

Vamo na força que a gte chega lá! Abraço

anniecavalcante
Flávia, obrigada pela dica da lista para aprender english - obrigada - estudo ingles há algum tempo -
espero poder aprender e vivenciar boas experiências por aqui- obrigada por suas dicas -- bjs

Arthur Carvalho 5
Boa Tarde, Pessoal!!
Voltando ao estudo de inglês e ao EE. Depois de um bom Vestibular!
Quando eu entrei no EE um dos primeiros post que li foi sobre o Cronograma de estudo com uma bela citação da Moderadora Flavia sobre criar uma planilha de estudo. Inspirado por isso criei essa aqui que comigo funcionou muito bem. Cheguei a postar aqui no fórum mas sumiu!! Bem... aí vai mais uma vez o download, a planilha antiga que eu usava para organizar o aprendizado de vocabulário e a planilha que utilizo agora, mais genérica, baseada nas quatros competências (Listening, Reading, Writing e Speaking).
São Elas:
https://docs.google.com/file/d/0B8UNJQT ... ctZ1k/edit
https://docs.google.com/file/d/0B8UNJQT ... BXOXc/edit

Espero que tenha ajudado!

Bons Estudos!!

brubrubs
Oi gente!
Gostei muito das dicas, principalmente as da Flavia, de fazer um cronograma com a ajuda do excel.
Vou montar já meu cronograma ;)

Clayton Salustiano 20 1
Eu já havia tentado estudar inglês por várias vezes, mas sempre me deparava com a perda de estímulo, seja pelo método utilizado na escola, seja por falta de prioridade ou qualquer desculpa que me tirasse o aprendizado da lista de prioridades.
Tenho me adaptado bem ao meu modelo atual e já percebi grandes evoluções no meu aprendizado.
Quero reforçar que não existe "certo" nem "errado", existe a maneira que cada um encontra de melhor se adaptar e criar um hábito.

Primeiro coloquei na cabeça que precisava ficar fluente no inglês, mas como sair de um nível elementar para a fluência sem fazer qualquer esforço ? A resposta é: IMPOSSÍVEL ! Tem que se dedicar e muito ...

Na verdade defini a seguinte estratégia ...

Decidi que iria viajar para exterior em minhas férias para focar no inglês. Logo fechei uma escola no Canadá (Toronto) cujo programa contratado foi de 38 aulas por semana. A maioria das escolas oferece de 20 - 30 aulas por semana ...

A minha decisão foi baseada em que não estaria no Canadá para férias ou para passear e sim para aprender inglês, então o objetivo core da minha viagem nada mais é do que estudar, então resolvi ocupar o máximo de tempo da viagem dedicando-me ao estudo. Conhecer lugares e passear vai acontecer, mas vai ser uma consequência da viagem, não objetivo !

A grande virada de chave é que eu precisava desenvolver o idioma antes de viajar. Me matriculei em uma escola on line (não vou falar o nome para não fazer propaganda) e defini uma rotina básica de estudos.

Como acordo muito cedo, estudo em média 50 minutos pela manhã e mais 50 minutos à noite quando chego do trabalho ... Fiz isso todos os dias (com muito esforço) por três semana e hoje posso dizer que virou um hábito. HOJE EU SINTO A NECESSIDADE DE ESTUDAR INGLÊS ! Nunca havia sentido isso antes e posso dizer que faço com prazer ...

Associado à isso, fechei um pacote com aulas particulares e tenho em média de 2 a 3 aulas particulares por semana para praticar a conversação, sem falar nas aulas em grupo que tento fazer mais umas 2 por semana.

O resumo da obra é que em apenas 2 meses percebo uma evolução no meu aprendizado que nunca havia percebido estudando anos em escolas tradicionais.

Segue a dica e espero que gostem.

csantosrj
Flavia.lm escreveu:Olá Ana

Também concordo com os colegas acima, que sugerem o acompanhamento de um professor. Mas, caso esteja determinada a estudar sozinha, segue uma sugestão.

Trabalho na área financeira a o meu trabalho gira em torno do budget da empresa, realizado sempre no mês de outubro, para o ano seguinte. Estabelecemos metas mensais, as quais devem ser "rigorosamente" cumpridas, ou então superadas. Pode parecer engraçado, mas usar essa "metodologia" para atingir algumas outras metas que eu tenho na vida tem me ajudado bastante.

A idéia é montar uma tabela (no Excel, na mão, da maneira que vc preferir) e uma primeira coluna com as principais atividades. Vou montar uma sugestão logo abaixo, daí você adapta da forma que te parecer mais conveniente, de acordo com sua necessidade, disponibilidade e interesse.

Divida em Reading, Writing, Listening e Speaking, para se organizar melhor - e para ter certeza de que você não está esquecendo de nenhum deles.
Abaixo de cada um, escreva, por exemplo, qual o livro ou site sobre gramática que você vai seguir. Não tente usar muitos, isso pode te atrapalhar. Para Writing, anote assuntos que te interessa e sobre os quais seria legal escrever. Para Listening, escolha um podcast que te agrade. Anote programas/seriados/filmes nessa seção também. Para o Speaking, anote quais são suas opções (colegas que falam inglês, MSN, Sharedtalk, etc).

Abra uma coluna para cada mês do ano e anote tudinho que você pode fazer, mês a mês, referente cada uma das suas metas da primeira coluna. Eu, por exemplo, estou lendo um livro e pretendo termina-lo até abril, então isso tá anotado na minha tabela. Para Writing, estabeleça metas de "x" textos por mês, daí vc se organiza semana por semana. Se usar um livro, estabeleça qtas lições dele vc vai fazer por mês. Se acompanha um podcast, anote qtos pretende escutar por mês (se for o caso, comece com um número mais modesto e vá aumentando mês a mês, ex: fev 3 podcasts, abril= 5, maio =8, a partir de junho = 10).

No final de cada mês, revise se cumpriu tudo o que prometeu, reflita sobre o que foi que te fez não cumprir algumas das metas e tome atitudes para que isso não se repita (!). Se vai estudar sozinha, precisa de alguém para puxar sua orelha, e esse alguém se chama sua consciência. Anote todas as suas realizações, ex: se teve a oportunidade de uma conversa em inglês, anote sobre seu desempenho; faça anotações referente aos outros pontos que atingiu ou não. Aproveite essa revisão mensal também para rever suas metas futuras, principalmente no que diz respeito ao ritmo de estudos. Lembre sempre que qualidade e quantidade são bem diferentes (eu prefero passar um mês interinho pendurada no mesmo assunto, estudando bem a fundo, investigando cada detalhe, do que fazer diversas coisas apenas superficialmente).

Exemplo para a coluna de atividades:

Grammar: acompanhamento do livro XYZ.
Reading: leitura de artigos no site xyz + livros indicados
Writing: é bem provável que o livro q vc for acompanhar já indique temas para escrita, mas coloque aqui alguns assuntos interessantes que possam ser transformados em compositions no decorrer do ano.
Vídeos: site xyz, para praticar listening e expressão/entonação + seriados/filmes
Podcasts - Escolha um aqui e sugiro use este método aqui
Prática de fala: anote suas opções aqui (colegas, MSN, etc). Sugiro tb q grave aúdios com a sua voz, para que você possa se avaliar e, consequentemente, melhorar.

Não se esqueça também de colocar na sua tabela "Pedir socorro no fórum English Experts sempre que necessário" :D
p.s.: não venha aqui só pedir socorro, ok? Use ele para tirar dúvidas, leia dicas, faça os exercícios, participe respondendo perguntas de outros colegas, consulte o índice de gramática qdo necessário, enfim, use o fórum a seu favor.

Pode ser que você ache o meu método uma coisa absurda e chata de se fazer. Entendo perfeitamente, às vezes eu tb acho que sou muito chata comigo mesma. Mas, caso ache interessante, adapte a lista da forma que te for mais conveniente e BONS ESTUDOS!

Flávia

Boa tarde Flavia, sou novo no forum e estava procurando, como eu poderia começar a estudar Ingles sozinho, eu já passei por 4 escolas de idioma, as 3 primeiras desisti por causa de trabalho e a ultima foi por que o curso trocou o professor da minha turma 4 vezes em um semestre, nenhum deles superou o primeiro professor que leva material do dia a dia para a gente estudar, dava dicas de continuar estudando com podcast, dicas de material de estudo, livros etc . . . os outros professores ficavam em cima do livro do curso o tempo todo. Descobri que o meu problema era a forma de como se estuda em escolas de idiomas. Se você não se importar, vou copiar o seu cronograma, e me embebedar de disciplina. Um abraço. Você acha interessante ter um professor para auxilio, uma aula a casa 15 dias ?

daniel9ds
I am a newbie here and just wanna say Hi to everyone. I am Daniel from Pennsylvania, US.

Dinalva Diniz
Oii pessoal!!!
Estou determinada a aprender ingles, embora sinto dificuldade...mas seguindo o "cronograma de estudo" tenho certeza que vou ver a diferenca. Pois antes, estudava somente durante as aulas, 2 horas por dia 5 vezes na semana, pensava ser o suficiente. Acredito que necessito de mais tempo de estudo, como ja disse sinto enorme dificuldade em aprender novos idiomas.

Estou frenquentando o Forum a pouco tempo, porem estou aprendendo muito com todos voces. Espero em breve tbem poder contribuir postando aqui minha experiencia positiva...
Um abraco a todos!!
See you later!!

Donay Mendonça 61165 21 100 1484
Olá Humberto,

Deve-se sempre levar em conta a necessidade de se praticar as quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever) em equilíbrio. Você pode começar com formas simples: frases de cumprimento e despedida, tópicos gramaticais essenciais (presente, plural, etc.) e leituras de textos simples. Tentar manter uma frequência sem passar longos períodos afastado dos estudos do idioma, e tentar interagir com quem também se interessa pelo assunto e traga motivação.

Boa sorte!

Olá Humberto,

Ambos os livros são muito bons e recomendo com certeza ,não se preocupe muito com níveis mas sim com seu próprio desempenho na hora de praticar, procure diversificar opiniões e abordagens e com o tempo fazer seu próprio julgamento. Também sou fanático por games e confesso que aprendi muito com RPGs (Final Fantasy, Phantasy star, etc.)

O exercício sugerido por você é interessante, mas procure não tirar a legenda em português ou pelo menos coloque uma legenda em inglês. Vá em frente!

Bons estudos!

Lucas,

A BBC produz, em sua maioria, material onde predomina o inglês britânico. No caso dos podcasts, acredito que deve prevalecer esta tendência de se usar BrE.

Boa sorte!

Lucas,

Veja sobre o assunto clicando aqui.

Boa sorte!

Lilian,
Me ajudar a montar um cronograma para supers iniciantes? rs

Na verdade, não é complicado. Você deve estudar os tempos verbais essenciais: presente simples, passado simples, futuro simples e gerúndio(ING). Adjetivos e substantivos essenciais: velho, novo, grande, pequeno, casa, carro, comida, etc. Treinar o "listening " e o "speaking" deste conteúdo. Carga horária: uma média de duas a três horas por dia; não estudar sem parar, prefira estudar por etapas: com intervalos de descanso.

Boa sorte!

Lucas,

Atitude e disciplina. O primeiro passo foi dado: você sabe que está perdendo tempo e quer mudar isso. Organize-se de forma a não mais jogar tempo fora. Crie horários de estudo/atividades e tenha o objetivo de cumprir. Disciplina é pôr em prática algo que você considera importante de forma constante e contínua.

Boa sorte!

Felipe10sp
Motivação e disciplina são duas coisas importantíssimas pra quem está começando !

No meu cronograma de estudos, eu tenho ouvido diariamente podcasts que tenho extrema facilidade de compreensão, comecei ouvindo os diálogos do ELT Podcast http://www.eltpodcast.com/archive/bc; são audios bem fáceis de entender, ideal pra quem tá começando na minha opinião e estou usando esse método:

Kit de Estudos de Inglês – Parte 3 de 3

Pra treinar o speaking, gravo áudios da minha voz lendo a transcrição do podcast ou lendo diálogos criados por mim mesmo (isso é importante, pois facilita demais a memorização de novas frases que vc aprende).

Para treinar o Writing eu costumo copiar a transcrição do podcast pra memorizar a escrita das palavras com mais facilidade, gosto de escrever diálogos diferentes depois de ouvir o podcast também.

Não separo muito tempo pra treinar o Reading, mas esse você também desenvolve ouvindo o podcast e acompanhando a transcrição.

É extremamente importante ter uma rotina de estudos, é melhor estudar pouco mas todo dia, do que estudar um dia 2, 3 horas e só voltar a estudar depois de alguns dias.

Flavia.lm 4075 1 10 94
Olá Ana

Também concordo com os colegas acima, que sugerem o acompanhamento de um professor. Mas, caso esteja determinada a estudar sozinha, segue uma sugestão.

Trabalho na área financeira a o meu trabalho gira em torno do budget da empresa, realizado sempre no mês de outubro, para o ano seguinte. Estabelecemos metas mensais, as quais devem ser "rigorosamente" cumpridas, ou então superadas. Pode parecer engraçado, mas usar essa "metodologia" para atingir algumas outras metas que eu tenho na vida tem me ajudado bastante.

A idéia é montar uma tabela (no Excel, na mão, da maneira que você preferir) e uma primeira coluna com as principais atividades. Vou montar uma sugestão logo abaixo, daí você adapta da forma que te parecer mais conveniente, de acordo com sua necessidade, disponibilidade e interesse.

Divida em Reading, Writing, Listening e Speaking, para se organizar melhor - e para ter certeza de que você não está esquecendo de nenhum deles.

Abaixo de cada um, escreva, por exemplo, qual o livro ou site sobre gramática que você vai seguir. Não tente usar muitos, isso pode te atrapalhar. Para Writing, anote assuntos que te interessa e sobre os quais seria legal escrever. Para Listening, escolha um podcast que te agrade. Anote programas/seriados/filmes nessa seção também. Para o Speaking, anote quais são suas opções (colegas que falam inglês, MSN, Sharedtalk, etc).

Abra uma coluna para cada mês do ano e anote tudinho que você pode fazer, mês a mês, referente cada uma das suas metas da primeira coluna. Eu, por exemplo, estou lendo um livro e pretendo termina-lo até abril, então isso tá anotado na minha tabela. Para Writing, estabeleça metas de "x" textos por mês, daí você se organiza semana por semana. Se usar um livro, estabeleça qtas lições dele você vai fazer por mês. Se acompanha um podcast, anote qtos pretende escutar por mês (se for o caso, comece com um número mais modesto e vá aumentando mês a mês, ex: fev 3 podcasts, abril= 5, maio =8, a partir de junho = 10).

No final de cada mês, revise se cumpriu tudo o que prometeu, reflita sobre o que foi que te fez não cumprir algumas das metas e tome atitudes para que isso não se repita (!). Se vai estudar sozinha, precisa de alguém para puxar sua orelha, e esse alguém se chama sua consciência. Anote todas as suas realizações, ex: se teve a oportunidade de uma conversa em inglês, anote sobre seu desempenho; faça anotações referente aos outros pontos que atingiu ou não. Aproveite essa revisão mensal também para rever suas metas futuras, principalmente no que diz respeito ao ritmo de estudos. Lembre sempre que qualidade e quantidade são bem diferentes (eu prefero passar um mês interinho pendurada no mesmo assunto, estudando bem a fundo, investigando cada detalhe, do que fazer diversas coisas apenas superficialmente).

Exemplo para a coluna de atividades:
  • Grammar: acompanhamento do livro XYZ.
  • Reading: leitura de artigos no site xyz + livros indicados
  • Writing: é bem provável que o livro q você for acompanhar já indique temas para escrita, mas coloque aqui alguns assuntos interessantes que possam ser transformados em compositions no decorrer do ano.
  • Vídeos: site xyz, para praticar listening e expressão/entonação + seriados/filmes
  • Podcasts: Escolha em Melhore a pronúncia do seu inglês com a ajuda dos Podcasts e sugiro use este o método descrito no Kit de Estudos de Inglês.
  • Prática de fala: anote suas opções aqui (colegas, MSN, etc). Sugiro também que grave áudios com a sua voz, para que você possa se avaliar e, consequentemente, melhorar.
Não se esqueça também de colocar na sua tabela "Pedir socorro no fórum English Experts sempre que necessário" :D

P.s.: não venha aqui só pedir socorro, ok? Use ele para tirar dúvidas, leia dicas, faça os exercícios, participe respondendo perguntas de outros colegas, consulte o Gramática do inglês: Guia rápido de consulta quando necessário, enfim, use o fórum a seu favor.

Pode ser que você ache o meu método uma coisa absurda e chata de se fazer. Entendo perfeitamente, às vezes eu tb acho que sou muito chata comigo mesma. Mas, caso ache interessante, adapte a lista da forma que te for mais conveniente e BONS ESTUDOS!

Flávia

Flavia.lm 4075 1 10 94
Olá Ana

Fico feliz em saber que gostou da minha idéia. Boa sorte e bons estudos!

Flávia

Flavia.lm 4075 1 10 94
Hehehe... Coloca lá no seu cronograma: Visitar o fórum durante a "revisão mensal" e contar pra Flávia se o planejamento está dando certo.

Espero que dê certo sim!
Flávia

Iniciar o Teste Online!