Cronograma de estudos

Conheci o EE já faz alguns meses mas só agora resolvi começa a estudar inglês pelo qual sou apaixonado.Tenho dúvidas por onde começo na gramática se é pelos substantivos,adjetivos depois os tempos verbais.Queria muito que alguém me ajudasse a fazer um "Cronograma gramatical ".seria mais fácil para mim.
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Flavia.lm escreveu:Olá Ana

Também concordo com os colegas acima, que sugerem o acompanhamento de um professor. Mas, caso esteja determinada a estudar sozinha, segue uma sugestão.

Trabalho na área financeira a o meu trabalho gira em torno do budget da empresa, realizado sempre no mês de outubro, para o ano seguinte. Estabelecemos metas mensais, as quais devem ser "rigorosamente" cumpridas, ou então superadas. Pode parecer engraçado, mas usar essa "metodologia" para atingir algumas outras metas que eu tenho na vida tem me ajudado bastante.

A idéia é montar uma tabela (no Excel, na mão, da maneira que vc preferir) e uma primeira coluna com as principais atividades. Vou montar uma sugestão logo abaixo, daí você adapta da forma que te parecer mais conveniente, de acordo com sua necessidade, disponibilidade e interesse.

Divida em Reading, Writing, Listening e Speaking, para se organizar melhor - e para ter certeza de que você não está esquecendo de nenhum deles.
Abaixo de cada um, escreva, por exemplo, qual o livro ou site sobre gramática que você vai seguir. Não tente usar muitos, isso pode te atrapalhar. Para Writing, anote assuntos que te interessa e sobre os quais seria legal escrever. Para Listening, escolha um podcast que te agrade. Anote programas/seriados/filmes nessa seção também. Para o Speaking, anote quais são suas opções (colegas que falam inglês, MSN, Sharedtalk, etc).

Abra uma coluna para cada mês do ano e anote tudinho que você pode fazer, mês a mês, referente cada uma das suas metas da primeira coluna. Eu, por exemplo, estou lendo um livro e pretendo termina-lo até abril, então isso tá anotado na minha tabela. Para Writing, estabeleça metas de "x" textos por mês, daí vc se organiza semana por semana. Se usar um livro, estabeleça qtas lições dele vc vai fazer por mês. Se acompanha um podcast, anote qtos pretende escutar por mês (se for o caso, comece com um número mais modesto e vá aumentando mês a mês, ex: fev 3 podcasts, abril= 5, maio =8, a partir de junho = 10).

No final de cada mês, revise se cumpriu tudo o que prometeu, reflita sobre o que foi que te fez não cumprir algumas das metas e tome atitudes para que isso não se repita (!). Se vai estudar sozinha, precisa de alguém para puxar sua orelha, e esse alguém se chama sua consciência. Anote todas as suas realizações, ex: se teve a oportunidade de uma conversa em inglês, anote sobre seu desempenho; faça anotações referente aos outros pontos que atingiu ou não. Aproveite essa revisão mensal também para rever suas metas futuras, principalmente no que diz respeito ao ritmo de estudos. Lembre sempre que qualidade e quantidade são bem diferentes (eu prefero passar um mês interinho pendurada no mesmo assunto, estudando bem a fundo, investigando cada detalhe, do que fazer diversas coisas apenas superficialmente).

Exemplo para a coluna de atividades:

Grammar: acompanhamento do livro XYZ.
Reading: leitura de artigos no site xyz + livros indicados
Writing: é bem provável que o livro q vc for acompanhar já indique temas para escrita, mas coloque aqui alguns assuntos interessantes que possam ser transformados em compositions no decorrer do ano.
Vídeos: site xyz, para praticar listening e expressão/entonação + seriados/filmes
Podcasts - Escolha um aqui e sugiro use este método aqui
Prática de fala: anote suas opções aqui (colegas, MSN, etc). Sugiro tb q grave aúdios com a sua voz, para que você possa se avaliar e, consequentemente, melhorar.

Não se esqueça também de colocar na sua tabela "Pedir socorro no fórum English Experts sempre que necessário" :D
p.s.: não venha aqui só pedir socorro, ok? Use ele para tirar dúvidas, leia dicas, faça os exercícios, participe respondendo perguntas de outros colegas, consulte o índice de gramática qdo necessário, enfim, use o fórum a seu favor.

Pode ser que você ache o meu método uma coisa absurda e chata de se fazer. Entendo perfeitamente, às vezes eu tb acho que sou muito chata comigo mesma. Mas, caso ache interessante, adapte a lista da forma que te for mais conveniente e BONS ESTUDOS!

Flávia

Boa tarde Flavia, sou novo no forum e estava procurando, como eu poderia começar a estudar Ingles sozinho, eu já passei por 4 escolas de idioma, as 3 primeiras desisti por causa de trabalho e a ultima foi por que o curso trocou o professor da minha turma 4 vezes em um semestre, nenhum deles superou o primeiro professor que leva material do dia a dia para a gente estudar, dava dicas de continuar estudando com podcast, dicas de material de estudo, livros etc . . . os outros professores ficavam em cima do livro do curso o tempo todo. Descobri que o meu problema era a forma de como se estuda em escolas de idiomas. Se você não se importar, vou copiar o seu cronograma, e me embebedar de disciplina. Um abraço. Você acha interessante ter um professor para auxilio, uma aula a casa 15 dias ?
Avatar do usuário Flavia.lm 3885 1 9 86
Olá csantosrj,

Não me importo de forma alguma, o cronograma foi sugerido justamente para isso. Ajuste-o da forma que ficar melhor para você e não se esqueça de nos contar se deu certo ou não.

Em relação à professor, vou copiar o que eu mesma já escrevi em outro tópico aqui do fórum:
Hoje, estou na Cultura e estou contente! Mas tenho certeza de que a base que recebi na Fisk foi essencial para o meu desempenho e amadurecimento no aprendizado da língua, então, se me permitem, dou um conselho para aqueles que são iniciantes: estudar por conta própria é legal, ainda mais quando existem sites como este aqui. Mas... aulas presenciais, e, principalmente para iniciantes, muito provavelmente serão mais eficazes, no sentido de evitar que alguns vícios se construam (pronúncia errada, por exemplo). Lembrando que isso é apenas minha opinião, e que cada pessoa tem necessidades e interesses diferentes...

E seja bem-vindo ao fórum!
Avatar do usuário Lucas PAYNE 260 7
Estou com um pequeno desequilibrio em meus estudos , cujo motivo é o horario.
Ai você se pergunta (ele não deve ter muito tempo)... e eu digo, tenho por dia
mais de 7 horas livre para o estudo de inglês, porém eu não consigo utilizar esse
tempo livre a meu favor ...perco muito tempo fazendo nada
e gostaria de uma ajuda para me organizar .
Não consigo dividir o tempo de estudo..há alguma coisa que vocês possam me
recomendar além de tomar vergonha na cara? haha.
Avatar do usuário Donay Mendonça 49025 21 73 1137
Lucas,

Atitude e disciplina. O primeiro passo foi dado: você sabe que está perdendo tempo e quer mudar isso. Organize-se de forma a não mais jogar tempo fora. Crie horários de estudo/atividades e tenha o objetivo de cumprir. Disciplina é pôr em prática algo que você considera importante de forma constante e contínua.

Boa sorte!
Flavia.lm escreveu:Lilian,

assino embaixo de tudo o que o Donay disse, e complemento com os links abaixo, pois são bastante parecidos com minhas primeiras aulas de inglês (...)

Obrigada! ^^
Vou seguir a risca tdas as dicas.
Confesso q dei uma desanimada em tentar aprender ingles sozinha...
com a volta das aulas do curso, ficou mto corridoo...
mas vou voltar (a começar) aprender ingles! rsrs
Obrigada mais uma vez!
Deus abençoee!!!
Avatar do usuário Adriano Japan 805 1 18
Lucas PAYNE escreveu:Estou com um pequeno desequilibrio em meus estudos , cujo motivo é o horario.
Ai você se pergunta (ele não deve ter muito tempo)... e eu digo, tenho por dia
mais de 7 horas livre para o estudo de inglês, porém eu não consigo utilizar esse
tempo livre a meu favor ...perco muito tempo fazendo nada
e gostaria de uma ajuda para me organizar .
Não consigo dividir o tempo de estudo..há alguma coisa que vocês possam me
recomendar além de tomar vergonha na cara? haha.

oi Lucas, não sei se este é o seu caso, mas se for, desligue a tv e o rádio.
tem pessoas que tem a habilidade de se concentrar em 2, 3 coisas ao mesmo tempo, mas acredito que o poder de raciocínio e agilidade diminuem drasticamente.
Focado em apenas 1 coisa ao mesmo tempo, parece que o tempo estica.
Aprendi isto à uns anos atrás, quando fiquei de recuperação em matemática no colégio.. aí chegava em casa, ligava a tv/rádio, e quando via, já era fim de tarde e não tinha passado de 5 páginas.
Até que a minha irmã me forçou a ficar na casa dela para um "plano de estudos forçados", sem tv, rádio, e internet 20 minutos por dia... :cry:
Cara... tive a sensação de meu cunhado (químico) ter uma máquina do tempo em casa rs, apenas uma tarde era o suficiente para engolir meio livro, fazer todos os exercícios, anotar as dúvidas, e ainda sobrar tempo pra revisar :o

Moral: sentando a bunda numa cadeira (na cama a agilidade diminui também) e focando apenas no estudo, sem querer acompanhar notícia ou o que passa na tv, essas suas 7h vão parecer uma eternidade de proveito!
Só não esqueça de descansar um pouco entre os períodos. ;)
Avatar do usuário Lucas PAYNE 260 7
Tipo eu ligo o PC para ler o transcript do podcast que eu estou ouvindo
e quando vou perceber ,estou no Orkut, ou Twitter , ou Lendo os posts antigos aqui do forúm.

Perco muito tempo em frente ao pc, com outras coisas.
complementando: tv e rádio realmente atrapalham, mas hj em dia aquela que deveria ser nossa parceira de estudos muitas vezes vira vilã da história: qtas vezes eu não entrei na internet pra usar o dicionário online e fui parar no Facebook e fiquei lá um tempão? (sem falar nesse fórum aqui... lol). É preciso realmente MUITA disciplina!
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
haha... escrevemos praticamente a mesma coisa, Lucas! Agora vamos fechar a telinha do fórum, combinado? rsrsrs