Um guia para quem estuda Inglês Online
Flavia.lm escreveu:Olá Ana
Também concordo com os colegas acima, que sugerem o acompanhamento de um professor. Mas, caso esteja determinada a estudar sozinha, segue uma sugestão.
Trabalho na área financeira a o meu trabalho gira em torno do budget da empresa, realizado sempre no mês de outubro, para o ano seguinte. Estabelecemos metas mensais, as quais devem ser "rigorosamente" cumpridas, ou então superadas. Pode parecer engraçado, mas usar essa "metodologia" para atingir algumas outras metas que eu tenho na vida tem me ajudado bastante.
A idéia é montar uma tabela (no Excel, na mão, da maneira que vc preferir) e uma primeira coluna com as principais atividades. Vou montar uma sugestão logo abaixo, daí você adapta da forma que te parecer mais conveniente, de acordo com sua necessidade, disponibilidade e interesse.
Divida em Reading, Writing, Listening e Speaking, para se organizar melhor - e para ter certeza de que você não está esquecendo de nenhum deles.
Abaixo de cada um, escreva, por exemplo, qual o livro ou site sobre gramática que você vai seguir. Não tente usar muitos, isso pode te atrapalhar. Para Writing, anote assuntos que te interessa e sobre os quais seria legal escrever. Para Listening, escolha um podcast que te agrade. Anote programas/seriados/filmes nessa seção também. Para o Speaking, anote quais são suas opções (colegas que falam inglês, MSN, Sharedtalk, etc).
Abra uma coluna para cada mês do ano e anote tudinho que você pode fazer, mês a mês, referente cada uma das suas metas da primeira coluna. Eu, por exemplo, estou lendo um livro e pretendo termina-lo até abril, então isso tá anotado na minha tabela. Para Writing, estabeleça metas de "x" textos por mês, daí vc se organiza semana por semana. Se usar um livro, estabeleça qtas lições dele vc vai fazer por mês. Se acompanha um podcast, anote qtos pretende escutar por mês (se for o caso, comece com um número mais modesto e vá aumentando mês a mês, ex: fev 3 podcasts, abril= 5, maio =8, a partir de junho = 10).
No final de cada mês, revise se cumpriu tudo o que prometeu, reflita sobre o que foi que te fez não cumprir algumas das metas e tome atitudes para que isso não se repita (!). Se vai estudar sozinha, precisa de alguém para puxar sua orelha, e esse alguém se chama sua consciência. Anote todas as suas realizações, ex: se teve a oportunidade de uma conversa em inglês, anote sobre seu desempenho; faça anotações referente aos outros pontos que atingiu ou não. Aproveite essa revisão mensal também para rever suas metas futuras, principalmente no que diz respeito ao ritmo de estudos. Lembre sempre que qualidade e quantidade são bem diferentes (eu prefero passar um mês interinho pendurada no mesmo assunto, estudando bem a fundo, investigando cada detalhe, do que fazer diversas coisas apenas superficialmente).
Exemplo para a coluna de atividades:
Grammar: acompanhamento do livro XYZ.
Reading: leitura de artigos no site xyz + livros indicados
Writing: é bem provável que o livro q vc for acompanhar já indique temas para escrita, mas coloque aqui alguns assuntos interessantes que possam ser transformados em compositions no decorrer do ano.
Vídeos: site xyz, para praticar listening e expressão/entonação + seriados/filmes
Podcasts - Escolha um aqui e sugiro use este método aqui
Prática de fala: anote suas opções aqui (colegas, MSN, etc). Sugiro tb q grave aúdios com a sua voz, para que você possa se avaliar e, consequentemente, melhorar.
Não se esqueça também de colocar na sua tabela "Pedir socorro no fórum English Experts sempre que necessário"
p.s.: não venha aqui só pedir socorro, ok? Use ele para tirar dúvidas, leia dicas, faça os exercícios, participe respondendo perguntas de outros colegas, consulte o índice de gramática qdo necessário, enfim, use o fórum a seu favor.
Pode ser que você ache o meu método uma coisa absurda e chata de se fazer. Entendo perfeitamente, às vezes eu tb acho que sou muito chata comigo mesma. Mas, caso ache interessante, adapte a lista da forma que te for mais conveniente e BONS ESTUDOS!
Flávia
Hoje, estou na Cultura e estou contente! Mas tenho certeza de que a base que recebi na Fisk foi essencial para o meu desempenho e amadurecimento no aprendizado da língua, então, se me permitem, dou um conselho para aqueles que são iniciantes: estudar por conta própria é legal, ainda mais quando existem sites como este aqui. Mas... aulas presenciais, e, principalmente para iniciantes, muito provavelmente serão mais eficazes, no sentido de evitar que alguns vícios se construam (pronúncia errada, por exemplo). Lembrando que isso é apenas minha opinião, e que cada pessoa tem necessidades e interesses diferentes...
Flavia.lm escreveu:Lilian,
assino embaixo de tudo o que o Donay disse, e complemento com os links abaixo, pois são bastante parecidos com minhas primeiras aulas de inglês (...)
Lucas PAYNE escreveu:Estou com um pequeno desequilibrio em meus estudos , cujo motivo é o horario.
Ai você se pergunta (ele não deve ter muito tempo)... e eu digo, tenho por dia
mais de 7 horas livre para o estudo de inglês, porém eu não consigo utilizar esse
tempo livre a meu favor ...perco muito tempo fazendo nada
e gostaria de uma ajuda para me organizar .
Não consigo dividir o tempo de estudo..há alguma coisa que vocês possam me
recomendar além de tomar vergonha na cara? haha.
TÓPICOS RELACIONADOS