Curiosidade: Maneiras de traduzir do inglês para o português

Extraí a seguinte frase de um texto:" What a huge pair of eyes! They look like two big marbles!", cuja tradução era a seguinte: “Gente, que olhos enormes, parecem duas jabuticabas!”

Estive visitando no site do English Experts, busquei na internet e nos dicionários, e percebi que a tradução da palavra "marbles" não tinha nada a ver com a fruta "jabuticaba".Por que ela (a tradutora do texto) associou, então, a palavra "marbles" com "jabuticaba"?

Sou iniciante do idioma e gostaria que alguém pudesse me esclarecer...Agradeço!

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
23 127 1.7k
Dicas:

Bom, na verdade, na hora de fazer uma tradução, nem sempre a pessoa mantém as equivalências ao pé da letra. Ou seja, nem sempre traduz palavra por palavra. E isso é essencial ao traduzir. O que no inglês é nove, no português existe com sete. Por exemplo: ''a cat has nine lives'' em inglês, equivale no português a ''gato tem sete vidas''. Temos que adaptar, nos adaptar, adaptar a linguagem, o contexto, etc.

No caso mencionado na pergunta, "two big marbles" equivale, ao pé da letra, a "duas bolinhas de gude grandes.'' Quem traduziu, adaptou, e preferiu não o fazer ao pé da letra - recorrendo assim às jabuticabas, que fica bem mais bonito e idiomático. Seria estranho dizer "eles se parecem com duas bolinhas de gude grandes.'' Muito rude! Infantil!

Então, é isso. Traduzir é também adaptar, ou seja, criar e reconstruir, de acordo com a realidade de um ou outro idioma, levando-se em conta o que é mais natural, adequado, etc., e não apenas palavras isoladas.
INGLÊS PARA VIAGENS