Curso de inglês do CCAA é bom?

Onde estudei e agora leciono, como já mencionei antes "conversação" sempre foi grátis e livre. Quase ninguém ia... Muitos sempre perguntam quanto tempo vou falar inglês. Eu pergunto de volta: O quanto você está disposto a se dedicar? Isso encurta em muito o tempo que você falará inglês.
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Faz cinco anos que estudo no CCAA (estou no último semestre do adult course) e posso dizer que o curso realmente é bom.

O adult course é dividido em duas partes: o curso regular, com nove semestres, e o curso master, com dois (no site você verá um único curso de 11 semestres). Se não me engano, o curso master é comum aos cursos adult e teen, ou seja, os últimos dois semestres são iguais tanto para quem seguiu o curso adulto ou o adolescente.

Em cada semestre do curso regular temos 12 lições e estas são baseadas em situações onde temos dois ou mais personagens conversando entre si. Geralmente assistimos duas vezes a situação e em seguido o/a professor(a) repete todo o processo, mas desta vez pausando e explicando cada frase. A medida que o professor explica cada frase utilizada pelos personagens você aprende novas palavras e novas estruturas. Dentro deste processo o professor sempre pedirá para os alunos repetirem as frases e usarem as palavras para conversar com os demais. Por exemplo, se um personagem fala "My granphather used to make 12 different kinds of donuts" provavelmente o/a professor(a) perguntará aos alunos "What do you used to do when you were child?", ou "what are you used to do on your workday?", ou "How many kinds of shoes do you have?" ou varias outras combinações destas. É claro, as respostas sempre serão em inglês e os professores te forçarão a falar frases completas usando tudo que você sabe até aquele momento. Algumas situações são pequenas, com personagens falando duas ou três frases, enquanto outras são bem extensas e complexas. O número de situações por lição também varia, mas geralmente temos uma média de três.

É importante dizer que as aulas são todas em inglês, desde os níveis mais baixos aos mais avançados. Ou seja, o/a professor(a) explicará as novas palavras e estruturas falando em inglês. É claro que que nos níveis mais baixos eles falarão mais devagar e usarão um vocabulário menor para que todo mundo se adapte. Mesmo assim é comum ficar meio perdido nas primeiras aulas dos primeiros semestres. Me lembro que quando cursei o terceiro semestre levei quase quatro aulas para me adaptar ao professor (ele falava muito rápido e com muitas palavras que eu ainda não conhecia). No fundo, isto foi bom porque ajudou melhorar meu listening e meu vocabulário. Em geral eles fazem um esquema para que cada turma tenha um professor diferente a cada semestre (nem sempre acontece isso), justamente para forçarem os alunos a se adaptarem a diferentes características de fala.

Sempre ouço pessoas que não estudaram no CCAA falar que o curso é muito voltado para gramática e pouco para conversação. Isto é totalmente equivocado. Para ter comparação, temos duas aulas de 1h15min por semana e, quando muito, 10 minutos de cada aula são voltados a explicação de gramática. As estruturas gramaticais são diluídas nas situações, então, o tempo voltado para explicação desta fica bem reduzido. Como já tinha falado, temo conversação ao longo da aula durante a explicação de cada situação. Além disto, toda aula inicia com uma seção de conversação, com o professor perguntando aos alunos coisas referentes a todas as lições estudadas até aquele ponto. Coisas do tipo: "Talk about the last time you went on vacation", ou "what do you like to do ...", ou "how many time does it take you to do something", ou "what do you think about something", ou "Tell us about you life/job/university/etc", etc.

Além das aulas temos um calhamaço de exercícios para casa. A primeira parte dos exercícios é voltada para vocabulário, são em média 30 exercícios do tipo complete a lacuna cobrindo todo o vocabulário aprendido na lição. A segunda parte é referente a gramática e geralmente é composta de 10 exercícios do tipo complete lacuna e/ou marque alternativa correta. Na terceira parte temos exercícios de escrita e interpretação de texto. Lógico, no níveis mais baixos teremos apenas que formar frases simples com as palavras e/ou estruturas gramaticais aprendidas enquanto que nos níveis mais elevados temos que escrever parágrafos. Além disso temos o LCP, que são os exercícios de listening onde escutamos alguma coisa e respondemos alguma questão a respeito daquilo (geralmente levam 15 minutos para serem realizados).

A partir do nível avançado (7º, 8º e 9º semestres) temos a inclusão de lições do tipo "Magazine article", onde lemos e debatemos um determinado artigo de revista, e "video", onde assistimos um video (cartoon, videos intitucionações, SNL e etc). Nos dois casos somos submetidos a um quantidade absurda de novo vocabulário. No caso do Magazine article, temos que ler o artigo em casa usando um dicionário para depois debate-lo durante a aula. Dentro das lições do curso avançado também estão incluídas seções de estudo de frasal verbs (verbos compostos que todo nativo adora usar, mas que confundem a vida dos meros aprendizes da língua) e idioms (expressões idiomáticas comuns nos Estados Unidos).

As coisa mudam um pouco no curso master (10º e 11º semestres). Deixamos de ter situações e as lições passam a se concentrar na análise de videos e textos ou a combinação dos dois. Em alguns casos a aula vira quase um debate sobre os assuntos analisados. A quantidade de vocabulário novo em cada lição também é muito grande. No caso da analise de artigos, por exemplo, temos que lê-los em casa com auxilio de dicionário para discuti-los em aula (como já fazíamos nos semestres anteriores). Além disso, o curso master tem com objetivo ensinar o aluno a escrever bem. Então, estudamos técnicas para escrita e praticamos bastante esta parte (em exercícios para casa).

As aulas extras de conversação, musica, etc também variam de unidade para unidade. Na unidade que estudo tínhamos estes tipos de atividades e outras, mas acho que pararam (ou reduziram em quantidade) por falta de interesse dos alunos.

A avaliação é realizada por duas provas escritas e uma prova oral. Só pode fazer as provas que entregou todos os exercícios.

Para não dizer que tudo é alegria, tenho que falar dos pontos negativos (ou do ponto negativo, para ser mais preciso). O nível dos alunos em uma classe varia consideravelmente. Não é difícil de imaginar que as aulas tenderão a ser mais lentas e a conversação comprometida se tivermos alunos com níveis incompatíveis em uma determinada classe. Infelizmente este é um problema que acontece, principalmente porque o CCAA precisa manter os alunos. O que acontece é o seguinte, para progredir no inglês você tem que ir as aulas (tem alunos que tem percentual de falta maiores que 50%), prestar atenção (tem muito aluno que está presente em corpo mas ausente em espírito nas aulas, principalmente por causa das whatsapp) e fazer os exercícios em casa (tem aluno que simplesmente copia as respostas do gabarito e dá um google quando as questões são do tipo "write a paragraph about ..."). Caso você não faça isto corretamente você não aprenderá o que é esperado aprender ao longo de um semestre. O CCAA poderia simplesmente reprovar o aluno que não aprendeu o suficiente, mas isto criaria uma insatisfação nele e, em um curso para adultos, insatisfação é sinônimo de cancelamento de contrato. Veja bem, não estou falando que não haja reprovação no CCAA, mas sim que eles fazem de tudo para empurrar o aluno para o nível seguinte (por questões comerciais). Pela minha experiência 30% dos alunos de uma classe estão consideravelmente abaixo do nível dela. Consequentemente o professor gasta mais tempo explicando coisas simples para estes alunos e o tempo de conversação dos demais é reduzido.