Curso mais barato & estudar sozinho: Vale a pena?

Boa Tarde Pessoal,

Estou criando esse tópico para saber de vocês que já estão praticando o inglês me auxiliarem.

Eu costumo aprender as coisas pois geralmente me dedico muito, uma prova disso foi ultimamente um instrumento musical, o violão, onde aprendi sozinho com dedicação e esforço.

O Inglês é algo que a muito tempo desejo, porem nunca dei o pontapé inicial, e estou pensando no seguinte :

Não quero fazer cursos nessas escolas extremamentes caras, onde ja fiz um de espanhol e não gostei. Estou querendo estudar sozinho em casa durante a semana e no sabado fazer um curso chamado camargo aranha, que fica na Mooca-SP. Sei que o curso deve ser basico, dura 5 anos e tem 10 modulos, do basico ao avançado. Estou querendo fazer esse curso para ter amizades de pessoas que estão no mesmo objetivo, e praticar o inglês. Na semana, estou querendo usar o livro Grammar in Use e complementar com o english experts, livros em inglês, filmes entre outros.

O que acham, é uma boa alternativa fazer um curso razoável (digo razoavel pelo preço, em torno de 80 reais) e estudar algumas vezes na semana ? Alguem aqui ja fez algo similar ?

Agradeço a colaboração,

Caique Luis.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
6 respostas
Ordenar por: Data
Na minha modesta opinião, acredito que vale a pena sim, pois até um tempo atrás eu aprendia inglês na escola de ensino médio mesmo, rs, sempre me dediquei nas aulas de inglês, aprendia algumas dicas na internet, em sua grande maioria aqui no English Experts mesmo, com certeza com esforço e dedicação, você chegará lá, um exemplo disso é o "Denilson de Lima", autor do livro "Inglês na Ponta da Lingua", ele nunca fez curso de inglês em escola particular, sempre estudou em casa, e com maior esforço conseguiu aprender, e olha que na época dele não tinha tanto recursos disponíveis como a Internet.

Outra coisa que já ia esquecendo de dizer, apesar de nunca ter frequentado escola de inglês, ele já deu aula em escola particulares.
Com relação ao fato de estudar sozinho, acredito que não é má idéia, levando em conta o alto preço dos cursos atualmente. Além do mais, não tem nada a ver o valor que você paga para aprender inglês, já que não garante que você irá falar inglês. No entanto, quanto à gramática que você pretende adotar, lhe aconselho a buscar outras opções. Precisa ter muita força de vontade, o que é essencial para se alcançar os objetivos.
Boa sorte!
Normalmente a primeira parcela de um curso + o material ultrapassam os R$600,00
Só no primeiro mês.

O que eu fiz, foi pegar esse dinheiro e investir em livros.
Outra coisa, já que vai estudar sozinho, tenha o seu livro "inglês na ponta da Lingua" ali você vai aprender como progredir ainda que não tenha professores.
Hoje em dia tem tantos recursos online que vale a pena estudar sozinho - dai você escolha os sites que você precisa na hora. Nem precisa mais de livros.
Estudar sozinho é sempre muito bom, mas existem observações a serem feitas.

Em primeiro lugar, é bom salientar que o aprendizado de qualquer idioma implica em conhecer a cultura do povo que utiliza esse idioma. Ninguém consegue traduções literais no mesmo significado. Um exemplo disso é uma expresão inglesa recentemente adotada no Brasil. O "quebrar as pernas". No inglês britânico você usa a expressão significando um momento de extraordinária alegria. Já no Brasil, os que utilizam esta expressão pretendem falar sobre algo profundamente desagradável.

Outra observação é direcionar o estudo ao que se pretende com isso. Conheço tradutores, mesmo tradução oficial (aquela de documentos e teses) que não pronunciam bem as palavras.

Recentemente eu li uma discussão sobre "accents" que não acredito ser o grande problema dos brasileiros que falam uma segunda lingua. Na verdade, o maior problema não está no sotaque mas na pronuncia. Sabemos de vários países que usam a lingua inglesa e nem sempre existe a mesma pronuncia das palavras, assim como o portugues é falado em vários países mas não possuem a mesma pronuncia ou mesmo as expressões são utilizadas com diferentes palavras.

Direcionar o intento do estudo é a primeira parte da dedicação. Obviamente, somos alfabetizados e temos nosso proprio código para nossa escrita. Apesar de usarmos o mesmo alfabeto, não podemos dizer que as letras correspondem ao mesmo fonema em todas as linguas que usam o mesmo alfabeto, portanto, ler e escrever numa segunda lingua não significa ouvir e falar numa segunda lingua.

Se você decide estudar numa escola de idiomas para aprender uma segunda lingua, você está fazendo um investimento do qual deverá haver retorno. Se você decide estudar por conta própria, deverá haver retorno do tempo de dedicação.

De qualquer forma, aqui vai meu desejo de "boa sorte e sucesso".
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
Olá. Eu acho que você conseguirá sim. Eu sou teacher e aprendi o Inglês de forma auto didata...
O Grammar in Use é o melhor livro que você pode usar de ponto de vista gramatical, ele é bem sucinto e com exercícios bem voltados à pratica. Entretando, tente praticar seu listening e speaking com outras pessoas, vendo vídeos e assistindo a video-aulas no youtube. Se você só estudar a grammar, esses dois outros pontos ficarão deficientes.

Abraço e sucesso.