de ou do ou da

Bill,

Before you learn grammar rules, you must learn the genre of the words in Portuguese. It will make everything easier to understand!

Good Luck!

C-ya! ;)
É um daqueles casos em que a regra praticamente existe para ser quebrada. Mas, vamos lá.

Depende se estamos falando de português formal ou informal. Porque nós brasileiros também assassinamos muito nosso próprio idioma.

Por exemplo, pela regra culta, não deveriamos usar tanto o artigo definido. Um exemplo.

Você viu o novo vídeo da Madonna?

O correto seria: Você viu o novo vídeo de Madonna?

Tá legal, você não ouvirá um brasileiro falando assim, mas é o correto.

a não ser é claro, que você seja amigo pessoal dela, pois o artigo definido antes do nome próprio, denota familiaridade.

ou ainda, diferenciação:

Estou falando da Madonna, cantora, não da Madonna sua cachorrinha. :D

Já em casos como Rio de Janeiro ou Foz do Iguaçu, não existe uma regra clara, pois são nomes próprios e de como esses lugares foram "batizados".

Por exemplo, no estado de SP temos "Santa Rita do Passa Quatro" (não me pergunte) e se analisarmos, Passa é verbo... por que Do Passa Quatro? Sei lá?

Ta eu não aguentei de curiosidade e fui ver que era o nome de um rio "Passa Quatro", é faz sentido...

Mas como não é possível checar todas as histórias de origens de nomes, sugiro que para estes casos, não pense tanto nas regras gramaticais.

A mais básica é a que a galera aqui já postou.

Do para substantivo masculino da para substantivo feminino.

Lembrando apenas que Dá (com acento) uma força é conjugação do verbo dar e não junção da preposição De + Artigo definido a (da).

;-)
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!