Depois de "like", usa-se "to + verbo" ou "verbo + ing"?

Marcelo Henrique B.
Exemplos:

I like to learn English ou I like learning English
I would like to travel to other countries ou I would like travelling to other countries
I like to listen English songs ou I like listening English songs

Se alguém souber, gostaria que me explicassem também quando que se usa o "verbo + ing", mesmo que em português não seja usado no gerúndio.

Thanks to everyone.
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe o que é o infinitivo? Tudo que fazemos e falamos em inglês depende desse tempo verbal. É ele quem dita as regras do jogo no idioma. Baixe o Guia Grátis da English Live e aprenda sobre o Infinitivo em inglês.

Clique aqui e saiba como baixar!
8 respostas
Ordenar por: Data

ANACAROLINAPLL
OLa bom até onde eu conheço depois de like se usa o verbo em sua forma normal

ex: I LIKE TO SLEEP ALL DAY LONG..

o ing usamos para uma açao continua

ex: I'm doing my homework
(eu estou fazendo minha lição de casa)

Espero ter ajudado um pouco...

kelvinmunhoz 10
Hello,

I think this one will help you out:

Uso do "ING" depois de verbos

I hope it helps

Donay Mendonça 58065 22 97 1386
Marcelo,

Explicações muito boas aconteceram neste link,leia atentamente até o fim:

ing-again-t5871.html

Bons estudos!

Marcelo Henrique B.
Donay, estou quase resolvendo minha dúvida. Mas, com tantas opiniões diferentes, fiquei um pouco confuso. Você poderia explicar melhor o uso destas duas formas?

Donay Mendonça 58065 22 97 1386
Marcelo,

A minha explicação:

Sobre a questão do "hate reading" x "hate to read","like reading" x "like to read":

I like to read in the evening.(Eu gosto de ler à noite.)
I like reading.(Eu gosto de ler.)

Minha sugestão é a de que a forma com "to" normalmente pede um complemento, espera por um complemento. A forma com "ing" se vira sem ele. Há exceções, mas esta pode ser uma referência.

Boa sorte!

Marcelo Henrique B.
Thanks to everyone for help.

whitney
Olá,

Podem ser usados os dois. mas como muitas coisas no inglês, as diferenças são pequenas. no inglês britânico a ênfase na diferença é maior.

I like dancing. (é algo que você gosta de fazer, um hábito por exemplo)
I like to dance the tango. (é uma situação particular, separada de outras, se alguém perguntar: Do you like dancing? eu direi: I like to dance the tango)

é mais ou menos como se você expressasse a sua opinião acima daquela situação, como se fosse preferência:

I like to go to the cinema by myself.
I like to clean the house on sundays.
I like to visit the dentist once a year. ('like to + do' nem sempre indica que você gosta da situação. e sim que quando você o faz, prefere assim.)

aqui tem toda a explicação em inglês: http://askaboutenglish.blogspot.com/200 ... doing.html

and remember: google can be your best friend! (as it's become mine :mrgreen: )
all the best 4 U guys!

Marcelo Henrique B.
Thanks to everyone for help. Your explications are very great.

MENSAGEM PATROCINADA Os verbos regulares são os mais utilizados e têm regras fáceis. Baixe o Guia Grátis da English Live e aprenda sobre os Verbos Regulares em inglês. O que tem no guia? Verbos regulares e irregulares, como conjugar os verbos regulares e quais são os verbos mais utilizados.

Clique aqui e saiba como baixar!