Devo corrigir a pronúncia dos alunos iniciantes?

Avatar do usuário Henry Cunha 9960 2 17 177
Olá pessoal,

Uma questão interessante essa.

Ao meu ver, primeiramente, quando se fala de iniciantes, faz sentido o professor ter uma boa idéia de quais são os casos de maior interferencia entre o inglês e o portugues (isto é, aqueles que realmente comprometem a transmissão da mensagem em inglês), e concentrar-se nesses problemas. Caso contrário, corrigiria-se o tempo todo, diminuindo por demais o aproveitamento, por razões já mencionadas em vários comentários.

Segundo, acho que é preciso examinar a questão se alguma metodologia, mais do que outras, diminui ou minimiza a incidencia de erros de produção oral. Alguns error comuns podem ter sua origem no fato de o aluno começar com a linguagem escrita e não oral. Talvez mais coisas devam ser introduzidas oralmente primeiro, sem relação ao escrito, para fundamentar como se diz, e não como se escreve. E só depois introduzir a forma escrita. O inglês escrito não é bom espelho -- nem mesmo para falantes nativos -- de como se vai dizer algo. A coisa mais comum para um nativo do inglês é perguntar "How do you spell that?" ao se deparar com uma palavra ou termo até então desconquecido.

De certa maneira fico pensando que um problema básico do ensino de linguas é como ensinar de tal forma a ter que corrigir o mínimo posteriormente.
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