Dicas para redações

Gabi 1 1 19
Guys, seriously difficult for me!

Eu tenho uma enorme dificuldade para melhorar a qualidade das minhas redações e sempre levo
horas para produzir um texto decente.
Me preocupa mais ainda saber que eu vou prestar um exame aonde eu tenho 01h15 para redigir dois textos e eu não consigo fazer nem sequer um dentro desse tempo.
Alguém aqui que teve a mesma dificuldade que eu e conseguiu melhorar tem alguma dica?

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
Aline 1
Hi there

Bem, não sei se você poderá escolher o assunto, mas certamente que é mais fácil escrever sobre algo que temos o domínio. Algumas pessoas preferem começar escolhendo um título e a partir daí desenvolver o texto. Outras preferem deixar para escolher o título por último. Repare no que você acha mais fácil.
Faça num rascunho antes de passar a limpo, se o tempo estiver muito escasso, você pode fazer um rascunho em tópicos: opinião, idéias...
Concordo que realmente é difícil escrever sob pressão, mas tente não pensar tanto no tempo, mas sim, se organize para conseguir fazer tudo que é necessário. Por exemplo: primeiro vou anotar minhas idéias de cada um, depois irei fazer isso e aquilo...
Não utilize palavras que você não tem certeza quanto à gramática, opte por aquelas que você conheça, e evite repeti-las, utilize sinônimos.
A leitura ajuda você a ampliar o seu vocabulário.

I hope that helps
Hugs and good luck!
Marcio_Farias 1 24 214
This comes purely as a suggestion. You may have better options yourself. Anyway, simply use simple words and plain English, meaning you should drop or avoid latin or latinate expressions and fancy words whenever possible or at all times.

Rather than write, "wider spaced patterns are sine qua non in men's wardrobes" you might consider writing, "... are essential/indispensable..."

Rather than resort to passive verbs, "On arriving in Chicago, he was met at the station by his friends" you might consider shifting the focus to the subject, "On arriving in Chicago, his friends met him at the station" thus reducing your written clauses in size.

Also, you might consider dropping, or using different words and expressions other than, slang terms and overly informal or colorful expressions.

Thus, "John, that's crazy!" should give way to "John, you cannot or should not jump off the roof as you might break a couple of ribs or likely suffer a knee rupture, to say the least." By detailing abstractions you will disclose a new world to your reader. Or keep his or her interest in the reading.

Other forum users may produce other yet better suggestions, writing-wise.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Gabi,

A minha dica é praticar,praticar e praticar sempre. Abra o Word e faça uma redação por dia. Esta é a dica que uso comigo mesmo. Começo a escrever sem medo de errar, depois volto "criticando" minha redação, retirando e acrescentando coisas que possam torná-la melhor.

Boa sorte!
oi galera!

Vou aproveitar esse tópico para tirar uma duvida:

Eu também preciso aprender a escrever melhor e mais rápido, mas eu gostaria de saber como faço para aumentar o meu vocabulário formal, afinal nós não iremos escrever da mesma forma que falamos...rs...

Então, eu gostaria de dicas de sites que trabalhem mais esse lado

obrigada
Também concordo com o Donay e gostei da dica dele. Realmente, o segredo é você praticar!! E algo bem importante também, é você ler bastante, quanto mais você ler, mais você escreve melhor.
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
PPAULO 6 49 1.3k
In addition to all the spotless suggestions above, my advice is that you should clock the time of your daily compositions. It helps when you are in the actual test/exam.
Try to get as much vocabulary as possible of the area you are planning to take the test, say it´s about law? Then seek law stories, news, essays, studies, abstracts, Forums, etc. It´s about science? Technology? Then see Science (and tech) mags like Wired, Scientific American...for Economy The Economist and so on. Practice makes perfect.

Ah, save/keep your essays and proofread them, even after you have graded them (it´s when we fall in the temptation to toss them away). What you wrote today you might expand, polish, alter, correct, comment on, etc the next day.
How good to see the progress we have made, when we see past texts and we see how we improved our writing skills!

Don´t get me wrong, I am not saying to you that you have to store trash, it´s just for a while, a week, a month or so. If it´s in the computer and you have space, you could store it for more time, if you wish. Until you take the exam.

http://www.cambridge.org/elt/blog/2014/ ... ocabulary/

------------
Ah! Last but not the least. Answering your question, yes, I had that difficulty. Once I was taking an English course and believe me, I knew everything about the subjects, until the exam´s day! Then it always drew a blank! Thanks God the teacher knew better and gave me marks for participation.
I am letting you know that, because you are not alone, you are in good company.
Don´t worry, it´s anxiety that takes the most of us in times like that, now I think I am a little less anxious and I write a little better. As you see, just a little. :P