Did + Verbo To BE (Was e Were Passado)

Did + Verbo To BE (Was e Were Passado)
1
Eu achava que sempre que perguntava com DID (passado) o verbo principal ficava na forma infinita, mas hoje vi uma frase que me deixou sem entender assim:

Did you rent a car when you were in Paris?

Tudo bem que o ver "To be" é diferente mas não entendi.

Alguém sabe explicar, se é só com este verbo que acontece de usar DID JUNTO COM O PASSADO DO VERBO.

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
1 10 100
Olá Surei,

O seu raciocínio está perfeito. "Sempre que pergunta com o DID o verbo principal fica na forma infinita".
O fato é que o verbo principal da sua frase é o rent, que está na forma infinitiva.

O complemento da frase, no caso "when you were in Paris", deve acompanhar o tempo verbal (no caso, passado), sem mudanças em relação ao auxiliar.

Um outro exemplo:
Did she study German when she lived in Germany?
(verbo principal "study" fica no infinitivo, o restante conjugado normalmente de acordo com o tempo da frase)

Um outro exemplo, no presente:

Does he work at that store that sells cell phones?
Does + work no infinitivo, e o complemento ("that store that sells cell phones") conjugado sem variação.

Se eu tiver complicado mais do que ajudado, por favor me diga.

Regards,
Flávia
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
1
Oi Flávia,
Adorei, a explicação foi bem clara e eu entendi perfeitamente, agora sim, pensei que estava raciocinando errado, mas realmente o primeiro verbo que é o principal. Muito agradecida, vocês são ótimos. Parabéns.
23 127 1.7k
Muito boa a explicação da Flávia sobre o uso do auxiliar "do (ou did no pretérito) com o verbo to be sem ser o principal da frase.

Lembro que a única situação onde usamos o auxiliar "do" com o verbo to be no infinitivo (sem a partícula to),como verbo principal, é no tempo imperativo na forma negativa. Exemplo: Don't be a fool. Don't be ashamed e outras frases semelhantes.
Willbraga.