Diferença de ''so much'' e ''that much''?

Quando devo usa los e as diferenças entre eles?

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
  Resposta mais votada
23 127 1.7k
Dicas:
  • Onde "so much" é diferente de "that much":
a. I love you so much. [Eu te amo tanto.]
b. I love you that much. [Eu te amo desse tanto.] {neste caso, é preciso de um contexto anterior para que "that much" faça mais sentido, por exemplo, ''you know how much he loves his family? I love you that much.'' (você sabe o tanto que ele ama a família dele? Eu te amo desse tanto.)}
  • Onde "so much" é usado da mesma forma (com o mesmo sentido) que "that much":
a. I don't have so much time to do it. [Eu não tenho tanto tempo para fazer isto.] = I don't have that much time to do it. [Eu não tenho tanto tempo para fazer isto.]
b. Just between you and me — there isn't that much money. [Cá entre nós - não há tanto dinheiro.] = Just between you and me — there isn't so much money. [Cá entre nós - não há tanto dinheiro.]
  • Onde apenas "so much" deve ser utilizado:
She drank so much that she fainted. [Ela bebeu tanto que desmaiou.]
We laughed so much that they got angry. [Nós rimos tanto que eles ficaram com raiva.]

Nestes casos, "do something so much that", não use "that much that". Não diga, por exemplo, "she drank that much that she fainted''.

Bons estudos. Compartilhe.