Dificuldade notável - um ano de estudo por conta própria

No dia 16 do próximo mês vai fazer um ano que eu estou estudando inglês por conta própria e acho que já tenho alguma bagagem seja ela de dificuldade ou frustrações para compartilhar com vocês.
Neste tempo que estou estudando tive muitos altos e baixos, posso até dizer que teve um mês que fiquei totalmente afastado do inglês de tanto desanimo, mas resisti. E hoje gostaria de comentar aqui uma dificuldade visível que eu pelo menos encontrei e continuo encontrando no meu aprendizado eterno dessa língua tão bela que é o inglês.
Todos os estudantes sabem que além de ler um livro ou ser capaz de ler uma noticia em inglês na hora da comunicação é onde a coisa aperta,muita dificuldade para entender e falar.Porém eu não me culpo mais pelo motivo de muitas vezes não entender o que esta sendo dito em algum filme ou podcasts e a pior parte da frustração é que quando você lê o que acabou de ouvir tem apenas meia dúzia de palavras que você não conhece e fica se perguntando porque não entendeu. É aqui que eu queria chegar.
Gente eu já vaguei por quase todos os sites relacionados com o aprendizado de línguas e uma coisa que pude notar é que todos produzem material para os estudantes que até parecem de qualidade o ESL POD é um grande exemplo é um ótimo site e é ótimo em conteúdo porém uma coisa que pessoalmente tem atrapalhado os estudantes é a velocidade que esses materiais são gravados. Acho que falta exposição real ao idioma estudado, pois é tudo como um teatrinho pronuncia lenta vocabulário fácil e de tanto você estudar aquilo acha que esta com a bola toda então decide ver aquele seriado favorito,escolhe uma cena de 5 minutos e dos 5 minutos assistidos entendeu 2 frases inteiras ai vem o desanimo frustração ódio.
Mas não se preocupe você não tem culpa, pois como eu você pode estar se expondo a muito material em inglês, porém não é um inglês com vocabulário real e pronuncia na velocidade real isso é o que mais me atrasou e atrasa para melhorar a compreensão do inglês falado.
Não estou aqui falando para pessoas que começaram a aprender inglês a uma semana pois se essa pessoa se expor a um inglês difícil além de não entender vai desistir.Estou aqui chamando a atenção para uma coisa muitas vezes obscura mas que tem me atrapalho muito.Só tomei consciência disso depois de uma professora norte americana me alertar a respeito “Você não vai entender inglês real,se estudar o inglês dos livros, matérias produzidos para estudantes é fácil entender, mas quando falamos não falamos para estudantes nem pensamos em quais palavras serão mais fáceis de vocês estudantes entenderem e quanto mais cedo entenderem que inglês não tem uma formalidade padrão mais fácil vão se acostumar mais materiais reais vão estudar e menos frustração vão ter.


A pronuncia lenta dos podcast's até certo ponto são boas, mas depois de algum tempo tornam-se um problema.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
Olá, eu ouço os podcasts da Britsh Council e não acho que eles pronunciem tão devagar. Talvez te sejam úteis.

Agora uma coisa que me passou lendo seu texto é que possivelmente podemos estabelecer um nível de dificuldade para estes diferentes listenings, assim como fazemos com a gramática e outras coisas. Por exemplo:

- Os podcasts seriam listenings de nível básico por conta da pronúncia facilitada.
- As notícias de canais internacionais, nível intermediário pois o apresentador geralmente fala com clareza, porém o conteúdo é mais complexo.
- Já os filmes e séries, seriam áudios de nível avançado por ser uma liguagem mais "de rua".

Poderíamos introduzir algumas notícias, enquanto ainda escutamos os podcasts... ir tirando-os aos poucos até que só sobrem as notícias. E assim que estivermos seguros no listening de notícias, ir acrescentando os seriados... e por aí vai.

Estou estudando inglês por conta também, mas o espanhol faço em uma excelente escola. Estou super desenvolvida no espanhol, mas pra assistir filmes apanho um pouco - em especial os argentinos, porque o sotaque é muito diferente. Digamos que sem legendas, perderia 60% do que ouço.

O que estou querendo dizer é que essa dificuldade provalmente não se dê porque estudamos inglês por conta, mas pela dificuldade do nível que estamos mesmo.
Assista a reality shows! Sempre passa algum nos EUA de moda, de culinária, Big Brother, etc., eu acho que é uma opção bem legal.

Outra coisa é manter contato com algum nativo e conversar pelo Skype! Aí acho que é melhor ainda.
Hehe..
cara..eu entendo o que vc sente, mas aqui vai uma dica: baixe seriados cômicos (que geralmente usam uma linguagem bem mais informal, 'Aliens in America' por exemplo) ou desenhos , fáceis e curtos para se entender,baixe por exemplo 'Snow White' (A Branca de Neve) e ponha sempre legendas em inglês...baixe o programa FlashGet, que é um programa P2P que compartilha torrent, use o site pirabay para baixar os filmes, crie uma conta no legendas.tv e procure as legendas do filme/seriado/desenho em inglês e embuta...assista com legenda até vc pegar confiança pra assistir sem..uma outra opção tbm é assistir programas infantis (se voce puder conseguir é claro), pois a velocidade das conversas é normal e fácil de se entender, já que eles falam para as crianças, e o tempo de duração é relativamente curto, ou seja, não fica enjoativo ficar num tema só ^^