Dificuldade notável - um ano de estudo por conta própria

No dia 16 do próximo mês vai fazer um ano que eu estou estudando inglês por conta própria e acho que já tenho alguma bagagem seja ela de dificuldade ou frustrações para compartilhar com vocês.
Neste tempo que estou estudando tive muitos altos e baixos, posso até dizer que teve um mês que fiquei totalmente afastado do inglês de tanto desanimo, mas resisti. E hoje gostaria de comentar aqui uma dificuldade visível que eu pelo menos encontrei e continuo encontrando no meu aprendizado eterno dessa língua tão bela que é o inglês.
Todos os estudantes sabem que além de ler um livro ou ser capaz de ler uma noticia em inglês na hora da comunicação é onde a coisa aperta,muita dificuldade para entender e falar.Porém eu não me culpo mais pelo motivo de muitas vezes não entender o que esta sendo dito em algum filme ou podcasts e a pior parte da frustração é que quando você lê o que acabou de ouvir tem apenas meia dúzia de palavras que você não conhece e fica se perguntando porque não entendeu. É aqui que eu queria chegar.
Gente eu já vaguei por quase todos os sites relacionados com o aprendizado de línguas e uma coisa que pude notar é que todos produzem material para os estudantes que até parecem de qualidade o ESL POD é um grande exemplo é um ótimo site e é ótimo em conteúdo porém uma coisa que pessoalmente tem atrapalhado os estudantes é a velocidade que esses materiais são gravados. Acho que falta exposição real ao idioma estudado, pois é tudo como um teatrinho pronuncia lenta vocabulário fácil e de tanto você estudar aquilo acha que esta com a bola toda então decide ver aquele seriado favorito,escolhe uma cena de 5 minutos e dos 5 minutos assistidos entendeu 2 frases inteiras ai vem o desanimo frustração ódio.