Do e Did com outra forma de sentido

Bom, eu tenho acompanhado muito as séries em inglês legendadas para trabalhar meu listening. E uma coisa que sempre noto é que o do, o did, servem para responder à uma pergunta sem dizer o verbo principal da pergunta. É complicado explicar, vamos supor um diálogo:

- Do you like her?
- Yes, I do.

"Yes, I do." significa "Sim, eu gosto". Ou seja o "do" é a resposta do "like".

Eu queria saber se nesse caso eu poderia usar "Yes, I like." Ao invés de "Yes, I do".

Thanks in advance.

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
3 18 190
Reiterando, basta o verbo auxiliar em casos como:

Can you help me?
Yes, I can.

Are you going now?
Yes, I am.

Should we stop now?
Yes, we should.

Frequentemente, a pergunta aparece como uma simples afirmativa. Mas mesmo assim a rsposta utiliza o auxiliar ou o verbo que corresponde a forma interrogativa, tivesse essa sido usada:

You went to the school? The teacher was there? (Did you go...? Was she...?)
Yes, I did. And, yes, she was.

He called before I came home? He was happy, I guess. (Did he call...? Was he...?)
Yes, he did. And, yes, he was.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Hello,
You can't say only "Yes, I like.".
Look at this example:

Person 1: Hey, do you like soda?
Person 2: Yes, I like it.

Person 1: Did you like the movie?
Person 2: I loved it!

Person 1: Do you like Harry?
Person 2: I hate him..

Person 1: Do you like your english teacher?
Person 2: No, I don't or No, I hate/don't like her

So, you can't say only "Yes, I like", you have to end the sentence using the pronoun that refers to the subject, though if you use it when you are speaking with someone, it's acceptable.
Olá Luan Silva,

O uso do auxiliar Do na resposta, tem como objetivo substituir o verbo e concordar com o tempo em que a situação ocorre, que neste caso é o Simple Present. Respondemos desta maneira para simplificar as respostas.

Exemplo:
- Do you like her?
-Yes, I do
Se quiser dar uma resposta mais completa deve dizer "Yes, I like her".

Caso a situação tenha ocorrido no passado, devemos utilizar o simple past.
Exemplo:
- Did you go to the school yesterday?
Ao invés de responder "Yes I went to the school yesterday", você pode responder apenas "Yes, I did."

Viu como fica mais simples?

Espero ter ajudado.!