Dúvida em um símbolo fonético

Boa Noite pessoal,estou estudando os sons pelos videos da bbc learning english,e estou tentando fazer uma associação com os símbolos fonéticos com dicionário oxford,quando notei algo estranho.O dicionário fonético tb varia do inglês britânico para o americano?Ou apenas como cada símbolo e pronuciado?e encontrei uma inconsistência que não consegui entender.No video da bbc eles pronunciam lot e wash como lot e uoxi e as transcrições fonéticas são:/lɒt//wɒʃ/.No dicionario oxford pelo q entendi estão como lat e wash,o que associei como esse a sendo o simbolo no dicionario da oxford.Outra coisa que não entendi foi que o simbolo e o mesmo de car,então eles falam cor?em vez de car?Os símbolos variam de um ingles para o outro?

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
1 resposta
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Alannakamura,

Sim,podem haver diferenças nos símbolos fonéticos de inglês americano para britânico.Assim como na pronúncia real entre estes.A pronúncia de 'car' não se assemelha a "cor",há sutilezas que você perceberá mais tarde.

Veja como no Cambridge também há diferenças nos símbolos fonéticos:

(lɒt/Us/lɑːt/)

Com o tempo você se acostuma com as diferenças e pega o jeito de assimilar tudo.

Bons estudos!