Dúvida sobre listening

Olá amigos,

Bem, uma atividade que não mido esforços no meu inglês, é ouvir, ouvir, ouvir.

Porém, eu tenho uma duvida.
Eu estou de férias, então eu tenho o dia inteiro disponível, sem muitas coisas a fazer. Por dia, se eu acordar com bastante ânimo eu costumo ouvir de 3 a 4 horas de inglês diário, caso contrário no mínimo umas 2 horas diárias eu ouço, fora estudos a parte de assuntos como Phrasal Verbs, expressões idiomáticas entre outras coisas, com gramática eu não perco mais tempo (Acredite, já estudei muito gramática)

Faz mais ou menos 3~4 semanas, que eu venho adotando este método de muito áudio, e logo já percebi grande avanço na minha comprêensão auditiva e até mesmo habilidade de falar/escrever/melhora na pronuncia.

Pois bem, só que eu tenho uma grande duvida: Como eu falei acima, eu tenho bastante tempo disponível diariamente, só que ninguém merece ficar estudando inglês o dia todo, certo ? Pois bem, eu faço outras coisas também como MSN, jogos, entre outas coisas no PC, eu gostaria de saber o seguinte:

Será que vale a pena você enquanto estiver jogando, enquanto estiver conversando no MSN, colocar o PODCAST de inglês para rodar ? Ou seja, enquanto você faz o que gosta para passar o tempo, você vai está ouvindo em inglês, só que sem prestar atenção.

Vocês acham que vale a pena ? Ou acham que é perda de tempo, pois sua atenção vai tá desviada a sua conversa no MSN ou o que voCê está fazendo no jogo ?

Obrigado, aguardo respostas !

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Flavia.lm 1 10 100
Olá iguitars

Eu, particularmente, prefiro fazer uma coisa de cada vez. Ouvir um podcast é diferente de ouvir música, que não requer tanta atenção. Qdo estou teclando com um amigo na internet, é ele quem merece minha atenção. Da mesma forma que eu não gostaria de ser interrompida por um amigo enquanto estudo, não é legal deixar o amigo esperando pq vc tá prestando atenção no podcast. ;) Mas dependendo da atividade até dá pra misturar as duas coisas sim. Tenho mania de lavar louça ouvindo mp3 ou então com o volume da tv bem alto, já que eu fico de costas pra ela!

Acredite, estudar gramática não é perda de tempo. Por mais que vc já tenha estudado bastante, é sempre bom ter algum material por perto pra qdo surgir uma estrutura "diferente" e surgir alguma dúvida. Assim vc vai consultando aos poucos, e acaba aprendendo "sem nem perceber".

É interessante esse "intensivão" de listening que vc está fazendo, mas, já que vc tem todo esse tempo disponível, tente mesclar um pouco de tudo: pratique um pouco de writing, faça pequenos textos sobre assuntos diversos, tente bater um papo com alguém (vc tem Sharedtalk?), etc.

Ah, e se me permite: "uma atividade que não meço esforços no meu inglês, é ouvir, ouvir, ouvir."

Boa sorte and keep up the good work,
Obrigado primeiramente pela resposta Flavia.

Bem, primeiramente em relação a gramática é exatamente isso que eu faço: O que eu quis dizer com "Não perco mais tempo estudando gramática é "Eu, quando estou estudando inglês, não pego simplesmente um livro de gramática e começo a ler sem nenhum motivo, até porque isso para mim é inválido, eu não consigo aprender sem um motivo, é como você pegar uma lista de 1000 palavras para decorar... eu só revejo gramática quando eu me deparo com alguma palavra qual eu não sei como usar =) ontem por exemplo, tive um branco bobo, eu não me lembrava do were, então pesquisei a gramática do mesmo, e lembrei novamente, estudar sem motivo, para mim não funciona.

Como eu já sei essas regras todas de tempo verbal, would, should, could, e por ai vai, que são as que mais aparace, raramente eu preciso de rever gramática para lembrar de algo.

Em relação a escrever, eu realmente estou precisando =) mais antes de começar a praticar pesado a minha escrita, eu quero ouvir/ler bastante, é frustante quando você quer passar idéias bobas para o papel e não consegue. Mais eu costumo escrever sim muito, o que eu fiz em inglês, como se fosse um diário.

Em relação ao MSN, acredite: é muito mais fácil eu não prestar atenção no que está sendo dito no podcast, do que deixar o meu amigo esperando.

E me desculpe pelo erro de português =/
Flavia.lm 1 10 100
Ah... só me restou uma coisa pra te dizer, então... Se é pra não prestar atenção no podcast, então desencane... curta o seu chat e "desligue" um pouco dos estudos, isso também ajuda a não endoidecer (à propósito, o Alessandro já te falou isso qdo publicou seu texto lá no blog, rs!!).

Por tudo o que anda escrevendo por aqui, vc já provou que é um aluno aplicado.

Que 2010 seja um ano de muito aprendizado para todos nós!
Flávia
Hello iguitars and Flavia,

I couldn't help but meddling in here. I am a hundred per cent with Flavia. I'd just like to share something that happened to me while I was studying Englisn in America a few years ago.
On my first class, I was asked by this American teacher to listen to TV and to the radio programs as much as I could, even when I wasn't able to pay attention to them whatsoever. At first, I found his advice very weird, but given the fact that Americans are usually pragmatic in almost everything they do, I decided to take on his advice and everytime I could, I would turn on the TV or the radio and would go on doing my business no matter what.
At the beginning, I felt very frustrated because I wasn't able to understand a word. About six months later, however, I started noticing that my listening skill was getting better. I mean, I was able to comprehend most of the words and sentences said.
At the end of a year or so, I was quite amazed and happy because I could listen to a, say, basketball game on TV (and on the radio, for that matter) and comprehend every single word the announcers were saying. I don't believe what happened to me might as well happen to everybody. I just wanted to share this experience of my own.

All the best,
Thank you for your answers guys !!

Flavia, It's truth what are you told me!

If i don't to pay attention in this podcast, it's better don't hear.


Thank you guys !

see ya.