Empregos para gringos, alguma dica?

Pessoal tenho um amigo que mora no Texas - EUA, e ele está muito interessado em lecionar ingles no Brasil. Alguem tem dicas de como ele pode começar?
Bom pelo pouco que vi, tem que ter um cerificado do TEFL para que seja aceito como uma pessoa capacitada.

Existe algum tipo de bolsa de estudos? Por exemplo, a pessoa fica estabelecida no país com ajuda de custos enquanto estuda e trabalha?

Ps..: Ele nao tem curso superior


Vls

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
20 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Andréia,

Em grandes escolas como Casa Thomas Jefferson(Brasília),CCBEU(Goiania) valorizam muito estrangeiros para o ensino de ingles.Não deve ser diferente em outros estados.Procure em uma lista telefonica por nomes de escolas e pergunte se pode enviar CV,só não sei quanto as formas de contratação e requerimentos de formação.


Boa sorte!
Donay eu nao entendi sua frase
"se pode enviar,só não se quanto as formas de contratação e requerimentos de formação."
enviar o que? "nao se quanto" ?
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Andréia,

Enviar CV(Curriculum vitae) e formas de contratação.
obrigada =)
Donay Mendonça 23 127 1.7k
you´re welcome!



;)
CURSO DE PRONÚNCIA
Domine todos os sons do inglês com o nosso novo curso de pronúncia. O professor Adir Ferreira, referência no ensino de pronúncia, criou este curso especialmente para o English Experts. INICIAR AGORA
Flavia.lm 1 10 100
pessoal, conheci uma professora americana que está interessada em vir lecionar no Brasil. Ela passou duas semanas de férias por aqui (uma no Rio e outra em SP), visitou diversas escolas, mas nenhuma se dispõs a assumir a imigração, ou seja, ela teria que se legalizar no Brasil antes de ser contratada. Alguém conhece algum americano em situação parecida? Alguém sabe quais são as exigências? tks in advance
Flavia, nao conheço mas será que no caso dela nao é melhor dar aulas por conta propria do que em uma escola (que paga-se pouco) ?
Ela nao consegue pegar um visto (se é que preciso disso aqui) pra uns 6 meses ou 1 ano e ir trabalhando.. ?
Flavia.lm 1 10 100
Andréia, acho que é isso que a maioria faz, começa a trabalhar com visto de turista. Mas, por alguma razão, ela quer dar aula em escola...
Para lecionar em uma boa escola que pague bem, ele devera saber um pouco de português (se comunicar suficientemente bem) e não adianta ser mecânico ou padeiro onde ele mora, tem que ter pelo menos uma formação, ou experiência.

Quanto ao visto para trabalhar no Brasil, o estrangeiro só pode trabalhar legalmente aqui se for contratado por uma empresa que assuma as despesas e respeite o limite de apenas 2 anos de contrato.Ao termino o estrangeiro devera voltar ao seu pais e renovar seu visto.
Henry Cunha 3 18 190
Na minha opinião, o mercado de ensino de inglês nos centros maiores brasileiros já está bem competitivo. Acho que quem chega ai sem um bom preparo vai ficar decepcionado com os resultados. O número de falantes de inglês desqualificados para ensinarem é enorme, e sem entender o português, fica ainda pior tanto para o professor (que não percebe onde se situam os problemas linguísticos do aluno (ouvindo, falando, lendo, escrevendo) -- assim como para o aluno.

E como já mencionado pelo Lucas, existem exigências legais para trabalhar no Brasil (assim como em qualquer outro país), o que, em retorno, dá a pessoa acesso a serviços de saúde, por exemplo. Ficar doente ou acidentado no Brasil sem poder acessar um hospital não e' brincadeira, gente. (E brasileiros que vêm trabalhar aqui "informalmente" parece que nunca pensam sobre isso, que não têm direito a nada de serviços públicos, enquanto que só a diária num hospital aqui custa centenas de dolares... conheço pelo menos um caso de brasileiro que saiu correndo daqui pra evitar uma conta de milhares de dolares.)

Faltando a oferta prévia de emprego, o jeito certo é ir pedir um visto permanente e imigrar de maneira normal. A pessoa terá nesse caso todo direito de procurar qualquer emprego que quiser.
CURSO DE PRONÚNCIA
Domine todos os sons do inglês com o nosso novo curso de pronúncia. O professor Adir Ferreira, referência no ensino de pronúncia, criou este curso especialmente para o English Experts. INICIAR AGORA
na epoca que abri este topico enviei alguns e-mails para escolas de ingles aqui de sao paulo para obter mais informações. Apenas 2 responderam:

CelLep:
Prezada Andreia:

Em primeiro lugar agradecemos seu interesse.

Na verdade, a única diferença que fazemos das exigências entre um nativo do Inglês e um professor brasileiro é a documentação adequada, ou seja, todo e qualquer professor CEL-LEP deve apresentar:
• Competências Linguísticas (conhecimento da e sobre a Língua Inglesa).
• Competências Técnicas (as qualificações adequadas- certificados de Teaching English as a Foreign Language, experiência em escolas similares).
• Competências Afetivas ( o envolvimento com os resultados positivos da aprendizagem do aluno, trabalho em grupo, cooperação, respeito pelas diferenças de ritmo e estilos de aprendizagem).
No caso do estrangeiro é importante RNE, permissão de trabalho (carteira de trabalho e visto de permanência ou pelo menos de dois anos no Brasil).

Esperamos ter respondido às suas dúvidas e nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos.



Atenciosamente,

CEL-LEP
Desenvolvimento Humano
CCAA:
Prezada Andreia,

Obrigado pelo seu e-mail.
Sugerimos que você consulte nossa página http://www.ccaa.com.br, no link "Unidades Brasil". Lá você encontrará telefone, endereço e o e-mail das unidades CCAA mais próximas a você. Entre em contato direto com a unidade de sua escolha, pois cada franquia contrata seus próprios funcionários e somente eles poderão lhe dar algum esclarecimento sobre este assunto.

Cordialmente,
Flavia.lm 1 10 100
Pessoal, a pessoa em questão é habilitada pra dar aulas de inglês pra estrangeiros e já trabalhou em outros países, inclusive Portugal, onde ela aprendeu português, e hoje mantém aulas com uma professora brasileira lá nos States. Acho que a preocupação dela é justamente o que o Henry falou: estar legalizada é a melhor maneira, mas deve ser complicado investir nisso sem ter garantia de emprego e, consequentemente, sem garantia de renda para se manter no Brasil.

Obrigada a todos pelos comentários.
emprego garantido eh dificil em qq lugar.
nao sei se vai ajudar mas encontrei estes 2 links:

http://www.brazil.org.cn/consular/visawork_pt.htm
http://www.mte.gov.br/trab_estrang/conc ... asicos.asp

acho que vale a pena ela arriscar, de todos os nativos (britanicos e norte-americanos) que conheci e que vieram para cá, nenhum ficou sem trabalho inclusive ganhavam mto bem
dlr 1
Li um pouquinho sobre esse assunto e acho que o jeito mais simples de conseguir um trabalho é ir lá e falar em pessoa com o empregador para arranjar o patrocínio que é preciso para conseguir o visto de trabalho. É só o que eu li...
Flavia.lm 1 10 100
Oi Daniel,
Como eu disse, essa professora passou duas semanas aqui no Brasil, visitou as principais escolas e não conseguiu nada... muitas ainda disseram: "eu te contraria agora mesmo, SE você já tivesse o visto..."
CURSO DE PRONÚNCIA
Domine todos os sons do inglês com o nosso novo curso de pronúncia. O professor Adir Ferreira, referência no ensino de pronúncia, criou este curso especialmente para o English Experts. INICIAR AGORA
dlr 1
Sei lá o que fazer então.

*With the sole exception of short-term technical assistance in cases of emergency, the Brazilian interested party must submit the VITEM-V application directly to the Ministry of Labor.
*The Consulate-General will only accept the visa application after being informed by the Brazilian Ministry of Foreign Affairs that the Brazilian Ministry of Labor has authorized the visa.

Quer dizer que o consulado aqui nem começa a processar a aplicação do visto sem a autorização do Ministério do Trabalho e Emprego, que exige um patrocinador brasileiro.


http://www.brazilconsulatechicago.org/en-2-10-0.html
nossa, nao sabia destas regras nao. ta parecendo o canada !!
dlr 1
andreia_brasil escreveu:nossa, nao sabia destas regras nao. ta parecendo o canada !!
o processo é recíproco, muitos europeus podem entrar no Brasil sem visto.
Digamos que é justo fazer isso "Politicamente falando"

Brasileiros não tem facilidade nenhuma para trabalhar na EUROPA a não ser que alguma empresa assuma a
Responsabilidade pela pessoa.
Não só na EUROPA, se alguém aqui já tentou visto para EUA sabe como é ser tratado como um invasor,terrorista,
Mafioso..Tem que provar até quantos par de meia você tem. Se for como estudante tem que dar seus pulo, porque
nem assim você pode trabalhar.
Flavia.lm 1 10 100
Pessoal, saiu hj no Valor Econômico e foi publicado tb no site do Ministério do Planejamento:

"A entrada de estrangeiros para trabalhar no Brasil bate recordes. Segundo dados do Conselho Nacional de Imigração, vinculado ao Ministério do Trabalho, o número de imigrantes que receberam visto de trabalho no país aumentou 13% no primeiro trimestre - foram 13 mil pessoas. Os Estados Unidos continuaram sendo a principal fonte de imigrantes, com 1,8 mil trabalhadores; mas o principal salto ocorreu entre os chineses."

texto completo: https://conteudoclippingmp.planejamento ... -no-brasil