Escrever bonito

Flavia.lm 1 10 100
Pessoal

Fórum é um local informal, onde a gente pode escrever à vontade, sem se preocupar com regrinhas, correto?

Eu não penso assim; acredito que, a partir do momento que existe uma comunicação, por mais curtinha que seja, ela deve acontecer da melhor forma possível.

Seguem algumas das orientações de Paulo Brabo, em "Como Escrever Bonito na Internet".
(comentários entre parênteses by Flávia)

1. Comece as frases com letra maiúscula;
2. Não escreva SÓ COM MAIÚSCULAS (acho que essa vale aqui pro fórum... escrever em maiúscula não vai fazer soar um alarme no computador dos demais participantes dizendo "responda essa mensagem antes das demais porque ela é mais importante")
3. Não dê espaço antes da pontuação, e sempre dê espaço depois da pontuação (senão o leitor pode morrer de falta de ar enquanto lê, rs!)
4. Evite abreviaturas usadas em exagero, assim como exclamações repetidas !?!?!?!?!?!??!?!?!?!!!!!!!!!!!!!!!!
5. Revise o seu texto (se vc não tem paciência para ler seu próprio texto, então o seu leitor também não tem obrigação nenhuma de ter ;))

Leia mais em: http://www.baciadasalmas.com/2007/como- ... -internet/

Um outro artigo sobre Como Escrever Bem, bastante bem-humorado, pode ser lido em: http://objetivandodisponibilizar.wordpr ... rever-bem/

Flávia

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
7 respostas
Ordenar por: Data
Alessandro 3 13 98
Flávia,

Muito obrigado pela dica. Concordo plenamente com você. Eu já excluí muitos comentários no blog por conta desse desleixo.

Muita gente "importante" não sabe disso. Ficou sabendo do caso da Xuxa no Twitter? Ela estava tuitando em letras maiúsculas e foi avisada pelos seus seguidores que na internet letra maiúscula é o equivalente a gritar na vida a real. A resposta dela foi ótima: "AH GENTE É O MEU JEITINHO...". :o

Abraço,
Concordo plenamente, a partir do momento que estamos mantendo uma comunicação, conforme a Flávia ressaltou, devemos, ao menos, utilizar recursos básicos para tornar a troca de informações mais adequada. Aproveitando o assunto sobre letras MAIÚSCULAS, fico até irritado quando vejo isso, não que esteja errado, porém é meio "ignorante" utilizar essa grafia. Tenho realmente a sensação que estejam gritando comigo.
Achei bem interessante essa iniciativa, pois isso é realmente algo que devemos evitar.

Abraços
Marcio_Farias 1 24 214
Concordo plenamente com o que vocês concordam.

Let's stamp out bad punctuation on the forum. I like Flavia's argument that if you don't have any patience revising your own text, then the reader shouldn't have any patience reading it either.
Acho legal essa organização. Fica uma mensagem mais clara. É ruim ler textos "desconfigurados", se é que vocês me entendem. Textos assim, nem leio. A desorganização e a bagunça no texto desestimulam a leitura. Parabéns Fávia pela dica à todos! :)
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Pessoal,

Eu concordo totalmente com vocês. Muitas vezes uma dica ou resposta que enviamos aqui vai ficar durante muito tempo à disposição, muitas outras pessoas vão chegar aqui através do Google. A boa apresentação dos comentários aumenta a credibilidade do fórum.

Feliz natal!
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Flavia.lm 1 10 100
Reabrindo...

Minha colega de profissão precisa ter umas aulinhas de boas maneiras da Internet :)
http://www.nzherald.co.nz/nz/news/artic ... d=10594014
Henry Cunha 3 18 190
Misquoting the Bible, in support of your post:

In principio erat Verbum et Verbum erat apud Deum et Deus erat Verbum.

In the beginning was the Word, and the Word was with God, and the Word was God.