Especial Idiomas - Caderno Folha de SP 28/01/11

Flavia.lm 1 10 100
Pessoal,

Li hoje um caderno especial da Folha de SP cujo conteúdo é de interesse de todos aqui do fórum.

Seguem alguns trechos, acompanhados de links para os respectivos artigos da reportagem:

Domínio de outra língua deve ir além do currículo

Conhecer outros idiomas é uma competência frequentemente exigida dos profissionais que disputam uma vaga no mercado ou ambicionam cargos mais elevados.
Quem coloca esse dado no currículo deve estar preparado para a parte prática, que envolve desde ler e redigir e-mails e relatórios em outra língua até fazer reuniões com clientes estrangeiros.
(...)
Segundo escolas de idiomas, os cursos de inglês e os de espanhol seguem sendo os mais procurados.


Conhecer os costumes de chineses ajuda mais do que saber mandarim

Com o crescente intercâmbio comercial entre Brasil e China, aumenta também a curiosidade pelo mandarim, idioma oficial dos chineses.
Para alguns profissionais, dominá-lo soa como ponto a favor no currículo. (...)
Ela ressalta, porém, que essa não é uma exigência da maioria das companhias. Em conversas com chineses, o idioma oficial é o inglês. Mas é bom conhecer sua cultura. "Não fazem negócios sem antes fazer amizade, marcar um jantar"

Falar bem é principal exigência

Falar bem em outro idioma é a habilidade que as companhias mais valorizam. "O material didático para empresas enfatiza conversação" (...) "A fala se sobressai, pois a maior parte da comunicação com os clientes é falada" (...) a principal habilidade requerida dos profissionais é a comunicação verbal em outra língua -depois vem a escrita. (...) "Quanto melhor é a comunicação com clientes, com domínio de palavras técnicas e gírias, melhor é o relacionamento com eles. Você é visto como parceiro, e não como alguém que só cumpre função."

Prova de fogo na hora de escrever

(...)erros admissíveis ao falar soam como descaso e falta de cuidado quando aparecem em e-mails profissionais ou em relatórios.
"A leitura é o primeiro passo para melhorar. Se o aluno só conversa e ouve música e não lê, a escrita vai deixar a desejar" (...) Sua sugestão é ler diariamente (...) Outro meio de se aprimorar é fazer um curso instrumental, focado em leitura e escrita (...)

Há ainda as dicas:
Para redigir melhor
Para falar melhor
Para ler melhor

Desta última, destaco: "Participe de comunidades e fóruns na internet sobre assuntos de que goste."
Viram? Estamos no caminho!

*Dica: é possível ler todo o material apenas clicando no primeiro link desta mensagem e, já no site da Folha, ir clicando em "Próximo Texto" no rodapé da página.

I hope you like it.

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
4 respostas
Ordenar por: Data
Legal, mas é de dar medo, afinal falar e escrever pra mim ainda é uma subida a se escalar. :cry:

Pra quem não conseguiu acesso às páginas, eu postei um PDF aqui com todas as páginas num só arquivo:

Código: Selecionar todos

http://www.4shared.com/document/dePVkAtB/Folha_de_SPaulo_-_Domnio_de_ou.html
Adriano Japan 1 2 21
ô loko!! :o como que não vi este tópico antes?
vlw pelo PDF Dude!
E pela recomendação, Flavy!
Opa obrigado pelo pdf Dude, será de grande ajuda para todos do forúm.
Adriano Japan 1 2 21
Se tivesse lido este caderno antes...
Ontem depois do trampo, fui dar uma corrida de leve de bike pelo Ibirapuera, cheguei em casa suado e fui recebido delicadamente com um pau de macarrão pela minha vizinha/namorada/sei lá o quê da China:
sabia que hoje é Natal?? :evil:

Mas como alguém pode comemorar "Natal" em fevereiro? :roll: eita mundão louco viu.....
Final da estória: passamos reto por todos os restaurantes chineses (com fila virando quarteirão), e fomos parar em uma churrascaria.. pelo menos tinham mais alguns chineses lá que não conseguiram sua vaga para o natal :roll: