Exames de proficiência: Qual tem a gramática mais fácil?

Pessoal,

Vou fazer uma seleção de doutorado na qual a proficiência em inglês é pré-requesito, sendo aceitos os certificados Toefl ITP, Cambrigde ou o teste da União Cultural Brasil Estados Unidos (modalidade two Skill). Concluir um curso de inglês há cerca de 4 anos....e desde então eu apenas leio muitos artigos científicos em inglês e escrevo também. Mas estou insegura na parte gramatical. Visto que eu tenho pouco tempo para me preparar para o exame de proficiência, qual desses exames seria mais fácil?

Alguém já fez esse teste da união cultural?

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
1 resposta
Oi Elis...

Bom... Eu já fiz um teste da Cambridge.. e conheço também um pouco o modelo de prova deles...
Eu acredito que a gramática não é muito complicada não...
A única questão é o sotaque dos listenings.. se você não tiver acostumada com o British accent , talvez tenha dificuldade...

Mas é isso..

Agora eu te recomendaria procurar uma escola de inglês que oferecesse algum tipo de preparatório para qualquer uma das provas que você vai fazer... Porque desse modo, você conhece a prova antes, se prepara melhor e evitar nervosismo na hora "h"...

Boa Sorte!