Existe um equivalente para "tag questions" em português?

Há algum termo dentro da área da língua portuguesa que equivalha às "tag questions"?

Encontrei esta referência [https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consu ... gues/31569] na Internet, contudo como pode-se notar o funcionamento no português de Portugal é bem diferente, usando formas que para nós seriam estranhas.

Não encontrei na Internet nenhuma referência a um equivalente na nossa língua que seja de uso corrente nos materiais de estudo. Seria uma forma particular da língua inglesa, ao menos no sentido de chegar a ser nomeada pelos acadêmicos da área?

Obrigado!

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
6 respostas
Ordenar por: Data
Marcio_Farias 1 24 214
Eis um pequeno exemplo em português:

Ex.: "Seria..., não seria?" Question tag = "não seria?"

Outros prefeririam utilizar "não é (verdade)?" no fim da frase.
Compreendo como traduzir uma tag question, mas gostaria de saber se esta mesma categoria gramatical, "tag question", existe na gramática da língua portuguesa.
Marcio_Farias 1 24 214
Trata-se de uma característica da língua inglesa, mas isso não significa que não a tenhamos em português, como, aliás, já ficou exemplificado acima.

A "partícula questionativa" existe em português, mas dela não fazemos muito uso.
A questão que estou colocando não é se isto existe ou não na língua portuguesa, afinal, como você disse, está exemplificado acima e claramente é algo utilizado pelos falantes. Minha pergunta é se existe, dentro do jargão do estudo da língua, um termo que defina a "tag question", assim como em inglês temos o termo "tag question", tendo em vista que "partícula questionativa', ou as alternativas que já encontrei, tratam-se mais de traduções livres do que de realmente algo que tenha sido analisado no material disponível sobre a gramática da língua portuguesa. Obrigado.
Andrezzatkm 2 8 111
Tag quastion, assim como collocation, eu nunca ouvi falar em português. Talvez no campo da linguística exista (usados entre os especialistas), mas não é algo que se ensine nas escolas.
ENGLISH PLUS + CURSOS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATIVAR AGORA
Creio que exista, porém agora não lembro o nome. Dentro da Linguistica tem uma área que se chama Análise da Conversa (Conversation Analysis) tem alguma coisa que tu pode encontrar lá. Espero ter ajudado!