Faculdade De Letras - Português-Inglês

Pessoal,

Desculpe pelo tópico, eu procurei sobre o assunto e achei apenas um tópico falando, mas o post era muito antigo de 2007 ainda, então resolvi fazer a pergunta novamente. Não sei se hoje com a "Ascensão da Tecnologia" em uma escala muito maior de interatividade, se a resposta vai ser a mesma de 2007 (que no caso foi não):

Hoje em dia, compensa fazer uma faculdade de Letras - Português-Inglês para aprender Inglês? Eu já sou formado, aliás pós graduado, mas em uma área distinta da de letras, mas mesmo assim algumas matérias básicas eu iria conseguir excluir do curso e iria se forma um pouco mais rápido, então eu estava pensando se ao invés de fazer um curso de inglês,uma faculdade(Graduação) não seria uma melhor escolha?

Obrigado.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
8 respostas
Ordenar por: Autor
  Resposta mais votada
Olá Elvio,

Não sei dizer sobre a graduação de letras - tradução, mas posso falar um pouco sobre a licenciatura.

Eu fiz licenciatura (Port/Ing - 3 anos). Senti muita frustração, pois o inglês do curso era muito, mas muito fraco e a maioria das matérias eram voltadas para o português. Como o meu objetivo principal era exatamente desenvolver meus conhecimentos na língua inglesa, eu realmente senti muita frustração.

A única coisa boa nessa história é que após a graduação, eu pude fazer uma especialização em estudos da língua inglesa, onde eu realmente estudei sobre a língua e aprendi muito.

Por isso, tenho a opinião de que é melhor fazer um curso de inglês, pois o foco do curso de línguas é direcionado à própria língua.

Espero ter ajudado!
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
Obrigado pela resposta Eve, acho que para melhorar o inglês a graduação não é o ideal mesmo, gostei dessa pós que você mencionou, vou dar uma pesquisada sobre ela! Obrigado!! 8-)
Muito obrigado pelos comentários Eve, me ajudou muito!!!
PPAULO escreveu:Elvio, se eu não estiver equivocado, para se fazer a pós-graduação em inglês assume-se que você tenha feito a graduação (especialização em inglês). Trocando em miúdos, o público-alvo é pessoas que passaram pelo curso de letras, ou que já atuam no mercado (digo, professores de inglês já formados, ou formados que querem agregar mais algo ao currículo.)

http://www.educaedu-brasil.com/pos-grad ... lo-capital


=======================
Entretanto, não sei qual sua formação. Talvez haja a possibilidade de aproveitar algumas matérias (cadeiras, como diziam na faculdade antigamente?), se você for da área de "Ciências humanas" (hoje de "Humanidades").

De qualquer forma, se você conseguir algo ou alguma informação será de grande valia passar pra outros aqui, que tenham o mesmo interesse. Boa sorte na sua empreitada!
Muito obrigado pela explicação Ppaulo, muito bem explicado, quanto a minha formação, sou pós graduado em administração de empresas com Ênfase em Comércio Exterior e Pós Graduado em Gestão Ambiental Também, cursei 3 anos de direito mas parei no meio do caminho, e estou com vontade de arriscar essa pós que a Eve citou. rsrs.. Vlw
A grande maioria das pessoas que estudaram comigo eram, de fato, formadas em Letras (licenciatura e tradução). Entretanto, algumas pessoas eram de outras áreas (algumas bem diferentes como, por exemplo, de contabilidade).

Entretanto, as aulas eram quase todas ministradas em inglês (90% das matérias) e o conteúdo bem mais profundo (advanced grammar, stylistics, phonetics, writing, etc). Quem não conseguia acompanhar, ficava meio que "pelo caminho", já que os professores não diminuíam o ritmo nem o estilo dos trabalhos. Claro que também tinham matérias voltadas para o ensino da língua (metodologias de ensino, Abordagens no Ensino de Línguas e Preparo de Material Didático, etc). Mas uma coisa eu posso dizer: valeu muito a pena.

Para quem se interessar em ter mais detalhes:

Cursei na Anhanguera (no centro de São Paulo). A grade curricular do curso é a mesma de quando era a Unibero (Universidade Ibero Americana) Nome do curso: Língua Inglesa - Estudos Avançados.

http://www.anhanguera.com/pos_graduacao ... ncados.php


P.S. não estou fazendo propaganda. Estou apenas passando a informação para o caso de a mesma ser útil para alguém.
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
Complementando: claro que o publico alvo é realmente professores de língua inglesa e tradutores (como está descrito no próprio site contendo a descrição do curso).
6 49 1.3k
Elvio, se eu não estiver equivocado, para se fazer a pós-graduação em inglês assume-se que você tenha feito a graduação (especialização em inglês). Trocando em miúdos, o público-alvo é pessoas que passaram pelo curso de letras, ou que já atuam no mercado (digo, professores de inglês já formados, ou formados que querem agregar mais algo ao currículo.)

http://www.educaedu-brasil.com/pos-grad ... lo-capital


=======================
Entretanto, não sei qual sua formação. Talvez haja a possibilidade de aproveitar algumas matérias (cadeiras, como diziam na faculdade antigamente?), se você for da área de "Ciências humanas" (hoje de "Humanidades").

De qualquer forma, se você conseguir algo ou alguma informação será de grande valia passar pra outros aqui, que tenham o mesmo interesse. Boa sorte na sua empreitada!
6 49 1.3k
Obrigado pela informação, Eve. Certamente é interessante saber, principalmente aqueles que, como eu, imaginava que o público-alvo fosse totalmente exclusivo.
E parabéns, Elvio, foi decerto uma boa e relevante pergunta.