Feedback sobre minha metodologia de estudo do inglês

Hey, people.

Gostaria de receber o feedback de vocês a respeito da metodologia que estou usando para estudar, que é a seguinte:

Durante a minha caminhada de manhã, eu vou ouço um episódio do podcast ESL PODCAST, do Dr. Jeff McQuillan, e uns três ou quatro episódios do podcast Inglês Online, da Ana Luiza.
Minha caminhada dura 1 hora, então eu geralmente ouço o ESL PODCAST duas vezes, e os episódios do Inglês Online (que são bem curtos, quem conhece sabe) uma vez cada.

Mais tarde, quando eu finalmente vou para a frente do computador, ouço o ESL PODCAST mais uma vez, geralmente de olhos fechados, pausando a cada frase e repetindo em voz alta.

Depois, eu ouço mais uma vez, e vou escrevendo em um documento do Word, assim treino tanto o listening quanto o writing.
Entretanto, não faço isso para todo o podcast, e sim somente para a parte do diálogo ou história do dia.
Então, leio esse documento do Word em voz alta e gravo, utilizando o gravador de voz do Windows, e salvo essa gravação.

Após isso, eu coloco em negrito cada palavra/idiom/colocation que é nova para mim. Em seguida, adiciono cada um destes itens ao meu "caderno de vocabulário". Apesar de chamá-lo de caderno, ele é na verdade outro documento do Word.
Enfim, nesse caderno eu adiciono os itens novos que eu aprendi, coloco uma definição para estes itens, e em seguida crio algumas frases com cada um deles.

Mais ou menos dessa forma:
Get on/off the bus/train/plane etc : Embarcar/Desembarcar, Entrar/Sair, do trem, avião, ônibus, etc.

Rita was getting on the bus when her phone rang.
Please, passengers, get on the train.
I'll get off at the next stop.
Faço assim para todos os itens que acabei de aprender.

Depois disso eu vou até a área de aprender inglês no site da BBC - http://www.bbc.co.uk/portuguese/topicos/aprenda_ingles/ e assisto ao vídeo ou ouço a narração do dia. Também anoto no caderno qualquer palavra ou expressão nova que eventualmente eu tenha aprendido.

Finalmente, eu entro no Livemocha e completo uma lição do curso, que consiste em responder algumas perguntas bem fáceis, escrever algumas frases em inglês de acordo com o que for pedido, e ler (e gravar) um pequeno trecho que é solicitado.

Todas essas atividades, eu faço diariamente.

Uma vez por semana, eu escrevo um pequeno texto, sobre algum assunto qualquer do meu interesse, para treinar o writing, e também o meu vocabulário ativo. Em seguida, gravo esse texto, para praticar a pronúncia.

Também leio com frequencia as dicas do English Experts, assim como as do professor Denilso de Lima, no seu site Inglês na Ponta da Língua, e também o já citado Inglês Online.

Também assisto (não diariamente, mas de vez em quando) os vídeos da Rachel, que tem um canal chamado Rachel's English, no qual ela dá dicas sobre a pronúncia americana.

E é claro, eu consumo muito material em inglês, como filmes, séries, músicas, desenhos, e também leio vários blogs e sites. E quando estou estudando (curso bacharelado em Ciência da Computação) prefiro pesquisar sempre material em inglês, o que me ajuda a matar dois coelhos com uma cajadada só, pois além de encontrar material geralmente em maior quantidade e qualidade, ainda estou estudando inglês :)

Bom, essa é a minha metodologia. Gostaria de um feedback de vocês, se está legal, se poderia melhorar em algo, qualquer crítica ou sugestão é bem vinda.

Thanks.
Take care!

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
Flavia.lm 1 10 100
Independentemente da metodologia, o que posso dizer é que você soube escolher um material muito bom para a sua rotina de estudos.
Adorei o feedback, mas eu não tenho tanto tempo para estudar somente inglês. Sempre tive bons livros em casa e, além disso, estudo todos os dias no metrô, carro, andando para casa e até ouvindo meu mp4 quando vou dar uma corridinha no parque. Acho que além de um bom material é necessário assimiliar o que se aprende um pouquinho por dia, como Carlos faz nas suas redações. Na verdade eu amo escrever e se tivesse mais tempo livre...

Kisses and Hugs
Instead of writing down the new phrases you learn in your caderno, you should turn them into flashcards using the software Anki.

Over the course of a year, I added over 2500 words and phrases into Anki. It helped me memorize everything, and I only spent 5-20 minutes per day using it.
I also use Anki Erikspen. It is an awesome program. I have it on my cell phone. I can learn about 30 new words in 30 minutes each day, and review words you learnt before in 10-15 minutes more.

I don't know how you use it, but I downloaded some cards because it is English-English expressions, much better than simply words and English-Portuguese ones.
Achei sua metodologia excelente e diversificada. Assim vc aprende com prazer, através de várias ferramentas! Congratulations!!! You are trying hard! Luciene.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
TheBigSpire 1 11 33
Boa metodologia, Carlos. Procurarei inspirar-me nisto!

Sou um estudante de nível intermediário, tenho procurado diversos métodos para diversificar os estudos e não torná-los maçantes.

Tenho assistido MUITO a filmes, sempre com um bloco e uma caneta do lado, para anotar frases, expressões e palavras novas. Também tenho explorado muito os podcasts, é um excelente meio para acostumar os ouvidos ao idioma.