Jutta,
Sei bem o que é isso!!! Estou no meu quarto semestre de inglês, e ainda tenho muita dificuldade para falar(acho minha voz horrível em inglês hehehe e sempre acho que a pronúncia está terrível) e ouvir, mas na leitura e na escrita eu sou bem melhor.
Faço curso de Inglês aos sábados, e quando terminava a aula eu ficava para tentar conversar com outros alunos e professores. Mas sempre evitava os professores, principalmente os nativos da língua Inglesa, pois eu achava que eles falavam muito rápido, e ficava com medo de não entender e deles não me entenderem ou não ter paciência de esperar para eu montar a sentença na minha cabeça. hehehe
Mas eu "melhorei muito" depois que um amigo falou: "Gabriel, Do you think I don't understand you, go on my friend...". Bom, ai depois eu li um artigo aqui no site que falava mais ou menos seguinte:
"Tenha paciência e valorize o que sabe".
Então o problema é a falta de segurança + ansisedade + nervosismo...
Quantas vezes as pessoas falavam comigo, e no momento me dava um branco, eu não sabia como responder... Ai no caminho para casa batia aquela "raiva", putz... Eu poderia ter respondido assim, assado e etc... Ou seja, eu sabia o que eles tinham me perguntado(talvez eu não soubesse escrever cada palavra dita, mas entendia o contexto) e ainda sabia como responder(talvez não da melhor forma possível, mas tinha certeza que seria compreendido).
Então, tenho muito o que melhorar, mas tenho adotado a seguinte técnica para melhorar: Ler muito, mesmo que você não entenda todas as palavras, imaginar situações e anotar no caderno, anote em português mesmo depois tente por em inglês, imagine situações, monte sempre um pequeno cenário, uma pequena situação, e no dia da aula provoque(amigos, professores) com o que planejou, assim saberá como responder e irá consquistar confiança.
E tente explicar isso para seu professor ou para um amigo próximo: E sempre quando você chegar cedo no curso ou no final das aulas tente fazer um pequeno dialogo com essas pessoas. Assim, você estará consquistando confiança aos poucos e tenho certeza que saberá se sair bem nas próximas situações.
I hope it's useful for you

Hugs,