Fico muito nervoso quando vou falar inglês: O que fazer?

Gente não sei o que acontece, mas só de pensar fico nervosa. Muitas vezes recebo perguntas bobas mas da um branco, mesmo que eu não entenda 100% consigo reconhecer que algumas palavras são familiares porque já estudei elas só que na hora de responder trava. Tem alguma coisa que eu possa fazer para diminuir isso?

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
8 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Jutta,

A insegurança vem na maior parte do medo de errar, da reprovação por parte de alguém. Para não ficar nervoso ao falar inglês, você precisa treinar muito, não fugir da realidade(ter que aprender mais porque talvez não saiba tudo o que precisa ainda). Quanto mais treinar e pôr em prática(conversar e ouvir), menos vai ficar nervoso ao falar inglês. Interagir com as pessoas de forma a aprender e sempre praticar, são as formas mais rápidas e eficientes de superar o nervosismo.


Boa sorte!
Obrigada!
Fale sozinha em inglês. Parece meio estranho, mas melhora. :D
Mas acho que meu maior receio é quando eu to falando ou penso em vou falar com alguém e esse alguém não entender e ficar com aquela cara tipo boiando entendeu... Tinha professor num pequeno diálogo falávamos e eu perguntava " Did you understand me ?" ele dizia: " Yeah, I understood. I know how to speak English " eu conseguia entender ele também mas na minha cabeça ficava com uma certa insegurança, ta hoje passou mais...
Jutta,

Sei bem o que é isso!!! Estou no meu quarto semestre de inglês, e ainda tenho muita dificuldade para falar(acho minha voz horrível em inglês hehehe e sempre acho que a pronúncia está terrível) e ouvir, mas na leitura e na escrita eu sou bem melhor.

Faço curso de Inglês aos sábados, e quando terminava a aula eu ficava para tentar conversar com outros alunos e professores. Mas sempre evitava os professores, principalmente os nativos da língua Inglesa, pois eu achava que eles falavam muito rápido, e ficava com medo de não entender e deles não me entenderem ou não ter paciência de esperar para eu montar a sentença na minha cabeça. hehehe

Mas eu "melhorei muito" depois que um amigo falou: "Gabriel, Do you think I don't understand you, go on my friend...". Bom, ai depois eu li um artigo aqui no site que falava mais ou menos seguinte:
"Tenha paciência e valorize o que sabe".

Então o problema é a falta de segurança + ansisedade + nervosismo...

Quantas vezes as pessoas falavam comigo, e no momento me dava um branco, eu não sabia como responder... Ai no caminho para casa batia aquela "raiva", putz... Eu poderia ter respondido assim, assado e etc... Ou seja, eu sabia o que eles tinham me perguntado(talvez eu não soubesse escrever cada palavra dita, mas entendia o contexto) e ainda sabia como responder(talvez não da melhor forma possível, mas tinha certeza que seria compreendido).

Então, tenho muito o que melhorar, mas tenho adotado a seguinte técnica para melhorar: Ler muito, mesmo que você não entenda todas as palavras, imaginar situações e anotar no caderno, anote em português mesmo depois tente por em inglês, imagine situações, monte sempre um pequeno cenário, uma pequena situação, e no dia da aula provoque(amigos, professores) com o que planejou, assim saberá como responder e irá consquistar confiança.

E tente explicar isso para seu professor ou para um amigo próximo: E sempre quando você chegar cedo no curso ou no final das aulas tente fazer um pequeno dialogo com essas pessoas. Assim, você estará consquistando confiança aos poucos e tenho certeza que saberá se sair bem nas próximas situações.

I hope it's useful for you :)

Hugs,
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
É isso mesmo Gabriel ;)
Achei legal o q vc escreceu Donnay.Pois o mesmo acontece, comigo sei estou iniciando agora,mas algumas coisas consigo dizer,meu irmaõ fala fluentemente,mas quando vou conversar, com ele,parece, q estou atropelando as palavras
e ele fica olhando pra mim,e diz o q vc disse:,realmente o medo,de errar faz com que eu atropele as palavras :oops:
Isso é muito normal.
Hoje fiz uma entrevista dentro da empresa onde já trabalho a alguns anos e me tremia todo ao ser entrevistado, e olha que conhecia a entrevistadora a muito tempo.
Insegurança é normal e pode acontecer até com pessoas que já falam o idioma fluentemente.