Flashcards são eficientes para aumentar o vocabulário?

Li varios artigos elogiando o método de aumentar o vocabulario por meio de flashcards, porém, encontrei matérias discordando, o que acham?

' ... Para chegar lá, em vez de trabalhar com gêneros (leia o quadro abaixo), muita gente ainda trilha o caminho tradicional da tradução de textos e da memorização de vocabulário. Já há teoria e prática suficientes para dizer que essas não são as melhores opções.

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
Aumentar vocabulário é muito importante, todavia é necessário que seja algo efetivo, para isso, nunca aprenda uma nova palavra sem um contexto, coloque a palavra em uma frase, veja os diferentes usos da mesma, veja algumas imagens onde a palavra está inserida, monte alguns flash cards com alguns exemplos e faça revisão periódica, você pode usar algum programa com Sistema de Revisão Espaçada para isso, gradativamente e não magicamente as novas palavras se tornarão parte de seu vocabulário ativo.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
23 127 1.7k
Fabiquest,

Eu sou da opinião de que todo exercício quando bem aplicado, acaba produzindo bons resultados. Eu acho que 'flashcards' podem ser uma maneira eficiente de se ensinar; não recomendo se limitar a isso, mas, não vejo porque não fazer uso. Se você tem e sabe utilizar, vá em frente.

Olha, neste mundo do ensino dos idiomas, há muitas opiniões que visam defender algum tipo de interesse comercial. O que sempre digo aos meus alunos, é que estejam atentos ao fator mais importante em uma escola ou método: aprender de verdade. Se os seus alunos estão cada vez mais fluentes, cada vez mais interessados e motivados, o método com certeza é bom.
Sim, são muito bons para revisar aquele vocabulario novo que a gente aprende...eu uso http://www.ankisrs.net/, ferramenta muito boa alias.
Agora nada substitui a leitura...o importante é que você leia e escute muito, porque assim você vai estar sempre revisando as palavras e vendo o uso delas contextos reais. Eu uso flashcards só como uma ferramenta auxiliar mesmo.
Eu não faço flashcards, mas só consigo lembrar de uma palavra ou expressão nova se ouvir, muitas vezes... tem dia que estou trabalhando ouvindo meus podcast's e quando vou ver... já ouvi mais de 3 ou 4 horas o mesmo.

Isso é o que funciona para mim, mas acredito que para pessoas que sejam mais visuais isso funciona bem!
Eu sou da opinião de que flashcards só são úteis enquanto você ainda não consegue se virar no idioma ( isto é, ainda não consegue deduzir aquilo que não sabe através do contexto ). Para quem já passou do estágio intermediário, eu sinto que é desnecessário.

Por isso eles são muito usados por quem está aprendendo japonês, chinês, etc. que são línguas onde você tem que decorar muita coisa antes de conseguir "respirar" no idioma. Mas pra línguas mais fáceis como inglês e francês, a diferença entre usar ou não flashcards não é tão grande assim.