Fluência em inglês morando no exterior: Quanto tempo?

Então, ultimamente estou considerando seriamente começar um processo de ingressão em uma faculdade canadense, porém tenho muito medo no que diz respeito a fluência no inglês. Eu faço inglês desde criança e tenho um bom nível, uma vez que leio fóruns em inglês, comento, discuto e interajo normalmente, mas quando se trata de ouvir uma música ou ler um livro em inglês o vocabulário e a afinação na audição freia-me. Assim, alguém que por acaso tenha tido uma experiência de intercâmbio ou imigração por favor me responda: Quanto tempo demorou para você se tornar fluente em inglês? Consegue entender a letra completa de músicas? Ler livros, especialmente aqueles com um linguagem mais ''complicada'' (Game of Thrones, por exemplo), é difícil para você? Você tem dificuldade para estabelecer conversas mais prolongadas e ''profundas''? OBRIGADO =D

TESTE DE NÍVEL Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
Bom dia David,
Bom o que eu vi em você é que você sabe como falar porém tem um certo "medo"... a respeito disso o medo só vai ser vencido no dia que você decidir encarar ele... No começo pode parecer dificil sim mas como você já sabe... não há o que temer!! Vai em Frente!
infelizmente não tenho dinheiro suficiente para fazer um intercâmbio porém quando eu conseguir atingir a quantia, nada vai me segurar aqui no brasil...
se você tem essa condição Aproveite essa oportunidade, não olhe pras dificuldades e sim para o seu alvo... Fluencia não é questão de sair do país ou não... eu tenho certa fluência mesmo estando no brasil.
a questão da música... eu não recomendo músicas para meus alunos, por que música não tem uma gramática muito bacana pra se compreender assim tão rápido, muitas vezes utilizam alguma palavra só para encaixar no "tempo" da musica e dar rimas, etc. dependendo da musica você entende outras não.
a questão do tempo:
meu antigo professor de ingles era terrível em speaking ficou 3 meses em Utah, voltou com uma fluência ótima... muito parecida com a de nativos, porém ele disse q no começo foi dificil na 1° semana, mas a partir da 2° e 3° semana ele ja conseguia conversar o dia todo com qualquer pessoa.. ou seja, por estar envolvido o dia todo no Ingles você vai aprendê-lo muito mais rápido do que estando no Brazil, mas a questão dos livros e musicas é pratica... não tem outro jeito... " perguntei pra uma professora americana se ela entendia tudo oq as musicas falavam instantaneamente... ela me disse q entendia o que o cara falava, mas nen sempre dava pra entender o sentido assim de 1º.
uma dica: Não tenha medo. o medo para a pessoa, impede o desenvolvimento dela.
uma frase que nunca esqueço: " se você estiver com medo, VAI com medo mesmo!" kkkk' ( ou seja, uma hora você não terá mais)

espero ter ajudado; Abrass :D