Fluência em inglês morando no exterior: Quanto tempo?

Então, ultimamente estou considerando seriamente começar um processo de ingressão em uma faculdade canadense, porém tenho muito medo no que diz respeito a fluência no inglês. Eu faço inglês desde criança e tenho um bom nível, uma vez que leio fóruns em inglês, comento, discuto e interajo normalmente, mas quando se trata de ouvir uma música ou ler um livro em inglês o vocabulário e a afinação na audição freia-me. Assim, alguém que por acaso tenha tido uma experiência de intercâmbio ou imigração por favor me responda: Quanto tempo demorou para você se tornar fluente em inglês? Consegue entender a letra completa de músicas? Ler livros, especialmente aqueles com um linguagem mais "complicada" (Game of Thrones, por exemplo), é difícil para você? Você tem dificuldade para estabelecer conversas mais prolongadas e "profundas"? OBRIGADO =D

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
4 36 579
Seja no exterior ou no Brasil, a fluência somente virá com a prática e a exposição contumaz e diuturna à língua. Neste trecho, obviamente estou a referir à língua falada.
É sabido, que quanto mais se expõe, mais rápido é a aquisição da nova língua. Não é possível, contudo, atribuir tempo específico neste processo; porquanto há muitas variáveis, que poderão retardar ou acelerar essa fluência. (Isto, a aquisição de línguas, e o estudo das linguagens, é algo inexato, ou seja, não há neste meio o rigor empírico da lógica algorítmica).
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
Bom dia David,

Bom o que eu vi em você é que você sabe como falar porém tem um certo "medo"... A respeito disso o medo só vai ser vencido no dia que você decidir encarar ele... No começo pode parecer difícil sim mas como você já sabe... Não há o que temer! Vai em Frente!
Infelizmente não tenho dinheiro suficiente para fazer um intercâmbio porém quando eu conseguir atingir a quantia, nada vai me segurar aqui no Brasil...

Se você tem essa condição, aproveite essa oportunidade, não olhe pras dificuldades e sim para o seu alvo... Fluência não é questão de sair do país ou não... Eu tenho certa fluência mesmo estando no Brasil.

A questão da música... Eu não recomendo músicas para meus alunos, por que música não tem uma gramática muito bacana pra se compreender assim tão rápido, muitas vezes utilizam alguma palavra só para encaixar no "tempo" da musica e dar rimas, etc. Dependendo da musica você entende outras não.

A questão do tempo:
Meu antigo professor de inglês era terrível em speaking ficou 3 meses em Utah, voltou com uma fluência ótima... Muito parecida com a de nativos, porém ele disse que no começo foi difícil na 1° semana, mas a partir da 2° e 3° semana ele já conseguia conversar o dia todo com qualquer pessoa... Ou seja, por estar envolvido o dia todo no inglês você vai aprendê-lo muito mais rápido do que estando no Brazil, mas a questão dos livros e musicas é pratica... Não tem outro jeito... " perguntei pra uma professora americana se ela entendia tudo o que as musicas falavam instantaneamente... Ela me disse que entendia o que o cara falava, mas nem sempre dava pra entender o sentido assim de 1º.

Uma dica: Não tenha medo. O medo para a pessoa, impede o desenvolvimento dela.
Uma frase que nunca esqueço: " se você estiver com medo, VAI com medo mesmo!" kkkk' (ou seja, uma hora você não terá mais)

Espero ter ajudado; Abrass :D
Vamos começar pelo sentido de fluência, pois no português já significa que você fala fluidamente, ainda que não domine absolutamente o idioma e suas variações, mas eu acho que fluencia está mais para uma medida de segurança em falar do que para dominar o ambiente, pois crianças são fluentes mesmo tendo um vocabulário básico.

Já sobre uma experiência de imersão eu tenho uma teoria própria de 3 meses, onde no 1º mês você tem que falar mesmo, do jeito que conseguir, pois não haverá outra alternativa e isso força o impulso de falar, aumenta seu vocabulário e ativa ou destrava sua fala, por pura necessidade! No 2º mês é aconselhável você tentar fazer frases com uma gramática mínima para deixar de ser o "Yoda" ou "Tarzan" e entender pelo menos que não existe "FEICIBUKI" nem "FIDIBACKI" e o pior é que esse tipo de mania linguística pode interferir no entendimento da pessoa com quem você está se comunicando! Já no 3º mês você pode voltar a exercitar sua fala, com seu uso melhor de composições de frases... E FALAR, com segurança e tranquilidade, ainda que esteja errado!

Saiba que as outras pessoas que te aparentam fluência, apenas falam com confiança mesmo falando errado, assim como você pode fazer ou conhecer pessoas que falam muito errado o português e mesmo assim, elas não ficam com vergonha e você as entende... Normal!

Bom aprendizado! ;)