Frases interrogativas com s

Why did he leave and does he know if it works?
Eu não entendi por que o works está com o s. Porque está na interrogativa e não na afirmativa para colocar o s. Bom, foi isso que eu aprendi.
Outros exemplos:
Does he know how it works?
Do you have any idea how it works?

Thank you!

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
16 60 498
Então, o que confunde mesmo é porque essa estrutura chamada de “embedded question” existe uma pergunta dentro da outra.

Exemplo: ”Do you know where the subway station is?”
Temos aí a ideia de:
Você sabe...?
Onde fica o banco?

“To be” aí não é o auxiliar, papel representado pelo “do”, só o verbo que sucede o “do” na pergunta é que faz parte da regra da Interrogativa que você mencionou.
O “s” dos verbos na terceira pessoa do singular no presente é necessário já que a segunda parte da frase funciona como afirmativa.
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
16 60 498
Jhon, só o verbo principal segue essa regra da interrogativa, isto é "know" na primeira frase e "have" na segunda.

Dê uma olhada no link aqui do EE: Todas Embedded Questions têm interrogação no final?

Cheers!
Does he know how it works?

O que eu não entendo é por que o verbo está com o s na interrogativa?
Ah, entendi! Muito obrigado!