''Had I known...'' no começo da frase: Por quê?

Hi,
eu queria perguntar sobre algo que ouvi e nao tenho certeza onde procurar na gramatica pois na internet eu so acho a forma normal.

Eu sei que o had been e o past perfect, mas eu ouvi uma pessoa dizendo no comeco da frase e fiquei confusa, nao sei se e condicional, porque o would vem logo depois ou past perfect (no entanto, ela nao falou nada antes pra ter usado o past perfect).

Como exemplo ela disse "Had I known you wanted the rug I would have given it to you" (something like this)

Que topico de gramatica seria este? E uma forma informal ou tambem correta gramaticalmente?

Meu instinto seria dizer: "If I'd known you wanted the rug I would've given it to you"

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
7 respostas
Ordenar por: Data
Marcio_Farias 1 24 214
Pelo pouco que sei, trata-se, sim, de uma "conditional verb clause" (Had I known...) (Formal; menos comum)

Equivale a dizer "If I had known..." (mais comum)
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Sophia,
''Had I known you wanted the rug I would have given it to you.''
Trata-se de uma forma no conditcional sem o "If".

Não é informal. Para mim, "had I known..." é um tanto mais formal do que "If I had known...". É uma forma correta.

Veja mais em:

Is it x It is
Thanks :-)
murilo91 1 9
Olá Shopia, creio que o link abaixo possa ajuda-la ;)

were-she-em-frase-t9189.html
Obrigada Murilo :-)
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
"If I had known..."
pq na frase é known? e não por exemplo knew?
saintjimmy escreveu:"If I had known..."
pq na frase é known? e não por exemplo knew?
Porque estas frazes constroem-se com o past participle.

"If I had known"
"If I had done"
"If I had been"

etc.