Have gone x have gona by - ''go'' x ''go by''

olá pessoal!

Eu tenho algumas duvidades em relação ao have gone by. Eu sei que há uma mistura de present perfect e pharasal verbs, só que não consigo entender. direto.

O meu raciocinio esta correto?

Have (verbo ter)
gone (participio passado do verbo prencipal)

have gone= tem passaso

have (verbo ter)
gone (participio pasado do verbo princiapl)
by (preposição)

have gone by= passaram-se

Será que o que eu escrevi está certo?

Desde ja agradeço pela ajuda!

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
2 respostas
Telma Regina 9 61 593
Cleverson

O verbo "to go" quando acrescentado da preposição "by" forma um verbo frasal que tem mais de uma tradução. Um dos usos é para falar do tempo que passa (horas, dias, meses, anos), por exemplo:
"Watching the hours go by"
"Days go by and I still think of you".
"As time goes by".
Quando temos que formar o presente perfeito usamos o verbo auxiliar "to have" e o verbo "to go", na sua forma do passado perfeito "gone", e a preposição "by".
"Have gone by" é o presente perfeito do verbo frasal "to go by". Por exemplo:
"Few days have gone by" - Alguns dias se passaram.
"Two years have gone by fast" - Dois anos passaram rápido.

"Have gone" é o presente perfeito do verbo "to go".
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Complemento:

Em relação a tempo e locomoção, "go by" é sinônimo de "pass by".

Time goes by
Time passes by

He went by the drugstore.
He passed by the drugstore.

What does "go by" mean?

1.Elapse, pass, as in the popular song, “As Time Goes By” (by Herman Hupfeld, 1931), or He just went by our house. [c. 1600]
2.Ignore, fail to notice or take advantage of, as in You shouldn't let this opportunity go by. [Early 1500s] For the related go by the board, see by the board.
3.Rely on, believe, as in I'm going by the numbers on this list, or We'll have to go by what she tells us.
4.go by the name of. Be known by or use a specific name. For example, She continued to go by her maiden name, Mary Smith. [Late 1500s] - yourdictionary.com
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!